Trabalho em equipe: conheça a sua importância nas organizações

09/04/2021 às 13:25 Coaching

Trabalho em equipe: conheça a sua importância nas organizações

As organizações precisam encontrar uma maneira de se manterem mais competitivas para conquistar e fidelizar seus clientes. E uma excelente alternativa para isso é incentivar o trabalho em equipe. Por isso, preparamos esse post que vai te mostrar porque essa estratégia costuma trazer bons resultados e porque o trabalho em equipe deve ser uma das prioridades das empresas que querem uma maior lucratividade. Aproveite a leitura! 

O que é o trabalho em equipe? 

Podemos dizer que é um grupo de colaboradores que trabalha em conjunto dentro de uma organização e em prol de um único objetivo, que só pode ser alcançado mediante o esforço de todos os envolvidos. Uma equipe deve ser formada por funcionários motivados, engajados, competentes e, principalmente, focados em atingir as metas da empresa. 

O gestor, na maioria das vezes, monta a sua equipe de trabalho e designa as funções de cada integrante, para que ela se torne um time coeso e eficiente no dia a dia. Mas o trabalho em equipe não se limita a somente isso. Conheça as qualidades que determinam uma equipe com um alto desempenho: 

  • Comunicação assertiva e eficiente; 

  • Colaboradores altamente envolvidos em cumprir as metas; 

  • Integrantes que buscam o aprimoramento constante; 

  • Funcionários extremamente criativos no dia a dia; 

  • Membros com habilidades em lidar com conflitos e resolução de problemas. 

Mas porque o trabalho em equipe é importante? 

Existem diversas vantagens de priorizar e valorizar o trabalho em equipe dentro das organizações. Afinal de contas, qualquer empresa é composta de pessoas e, sem elas, nada acontece, certo? Confira os principais benefícios: 

Criatividade

A constante troca de ideias entre várias pessoas com percepções diferentes, pode ser de grande valia para o surgimento de soluções inovadoras para os problemas do dia a dia. Uma equipe engajada com os objetivos da empresa pode ser muito mais criativa e eficiente durante a execução das atividades diárias. O seu negócio tem, em média, 35% de chance de ter uma maior lucratividade. 

Mais habilidades à sua disposição

Cada membro de uma equipe tem determinadas competências técnicas ou comportamentais para oferecer à empresa. Portanto, o trabalho em equipe permite unir diversas qualidades importantes de todos os seus integrantes em prol de um único objetivo ou de um projeto. E quem sai ganhando no final é o seu negócio. O renomado escritor Tony Robbins valoriza bastante o trabalho em equipe.

Aprendizado constante

Cada colaborador oferece os seus pontos fortes dentro do ambiente corporativo. Por isso, o trabalho em equipe pode ser extremamente vantajoso, pois as chances de um aprendizado constante de todos os membros pode ser muito maior. Ou seja, o compartilhamento de ideias e informações traz de brinde o bom desempenho de toda a equipe. 

Crescimento pessoal

Além do constante aprendizado de todos os membros da equipe, acontece o crescimento pessoal de cada um deles, que se dá através de feedbacks constantes (positivos ou negativos) e o contato com opiniões diferentes dos colegas de equipe. E toda essa interação diária pode ser bastante proveitosa no que diz respeito à maturidade profissional, tão necessária no mundo de hoje. O trabalho em equipe pode evitar a labilidade emocional.

Mais motivação

Uma equipe de trabalho com membros engajados, felizes e focados no cumprimento das tarefas, pode trazer uma qualidade essencial no mundo dos negócios: a motivação. Contar com uma equipe de colaboradores motivados, sem disputas pessoais e unicamente visando os objetivos da organização, é o sonho de todo empreendedor. Por isso, o bom trabalho em equipe pode deixar todos os integrantes muito mais motivados, diariamente. Todos saem ganhando! 

O trabalho em equipe nas organizações

Mas para que o trabalho em equipe funcione da maneira como deveria e que traga resultados concretos no dia a dia para toda a organização, existem alguns fatores essenciais que devem ser levados em consideração. São eles: 

Compartilhamento de valores

Os valores da organização precisam e devem ser compartilhados entre todos os colaboradores, sem exceções. Afinal, a força motriz da sua empresa precisa estar a par do que realmente ela valoriza. Somente dessa forma é possível direcionar todos os esforços para atingir os resultados esperados.

Máxima transparência

Uma empresa que não tem a transparência necessária com seus colaboradores, não pode exigir que um bom trabalho em equipe seja realizado. Os funcionários precisam estar cientes de tudo que ocorre dentro da organização, para que decisões mais assertivas sejam tomadas. 

Feedbacks constantes e informações compartilhadas

Para que o trabalho em equipe seja primoroso e produtivo, é preciso que os líderes e gestores deem feedbacks constantes para todos os membros de cada equipe. Somente dessa forma é possível melhorar alguns pontos e fazer os devidos ajustes. Além disso, informações importantes precisam ser devidamente compartilhadas com todos os colaboradores. Afinal, eles fazem parte da organização! 

Recompensas por habilidades 

Se você realmente quer deixar o trabalho em equipe cada vez mais eficiente e sempre trazendo excelentes resultados para o seu negócio, oferecer recompensas aos colaboradores por causa das suas habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais, pode ser de grande valia. Independentemente do cargo ocupado pelo funcionário, dar a ele uma recompensa pode deixá-lo muito mais motivado e disposto a dar o melhor de si, sempre. 

Agora que você já conhece os benefícios do trabalho em equipe, que tal incentivar essa prática em seu negócio? 

Venha para o IBND 

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK