Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é labilidade emocional?

29/04/2020 às 11:12 Coaching PNL

O que é labilidade emocional?

Você muda de humor com muita frequência? Os momentos felizes e tristes mexem profundamente com as suas emoções? Se a sua resposta foi positiva, você pode estar sofrendo de labilidade emocional.

Essa doença é pouca conhecida popularmente, e por isso, muitas vezes confundida com o transtorno bipolar, por conta das semelhanças. A labilidade emocional é difícil de ser identificada, por que não se sabe muito bem, como ela atinge o ser humano. Neste artigo, vamos lhe explicar o que é esta doença e dar dicas para reduzir os seus efeitos.

O que é labilidade emocional?

Em termos científicos, a labilidade emocional é uma patologia que atinge o sistema nervoso e causa o descontrole das emoções. O que se sabe é que essa doença é caracterizada pelas mudanças repentinas de humor. Uma pessoa com labilidade emocional pode estar feliz e triste, nervoso ou calmo, mudança seu estado de ânimo várias vezes por dia.

Essas mudanças podem acontecer em questões de minutos. Num exemplo básico, uma pessoa pode ficar feliz por ganhar um presente e poucos minutos depois ser acometido por uma tristeza sem motivos aparentes.

Por esses pontos, a labilidade emocional é bastante confundida com a depressão e o transtorno bipolar. Porém, há muitas diferenças entre essas patologias. A labilidade emocional surge por problemas relacionados ao estresse, alterações hormonais e pelo hipotireoidismo.

Se, é difícil identificar a labilidade emocional, nós vamos te ajudar a entendê-la melhor. Confira abaixo quais são as principais características dessa patologia:

  • Alterações de humor muito frequentes
  • Descontrole das emoções com facilidade
  • Fortes abalos emocionais
  • Agressividade
  • Fragilidade emocional
  • Alternação de sentimentos e emoções frequentes
  • Impulsividade
  • Tédio constante
  • Dúvidas sobre as suas próprias capacidades

Muitos especialistas ressaltam que a labilidade emocional é geralmente causada por conta de outras doenças como o transtorno bipolar, por exemplo. O tratamento da labilidade emocional foca em técnicas e ferramentas para dar mais estabilidade emocional para as pessoas, facilitando o controle dos sentimentos e das emoções.

Confira as nossas para lidar melhor com a labilidade emocional:

Busque o autoconhecimento

Algumas características da labilidade emocional denunciam a importância do autoconhecimento. Essa patologia age em pessoas que tem dúvidas sobre as suas próprias capacidades. Sem segurança e confiança seja na vida pessoal ou profissional, as pessoas não conseguem lidar bem com as suas próprias emoções, o que causa as mudanças repentinas de humor.

Buscar o autoconhecimento é um processo extremamente eficaz para combater a labilidade emocional. E esta busca pode ser feita através do processo de Coaching. Se conhecendo melhor, a pessoa pode compreender melhor o que lhe causa as mudanças de humor, e assim trabalhar para ganhar uma maior estabilidade emocional.

O Coaching possui técnicas e ferramentas assertivas para estimular o autoconhecimento. Dessa forma, a pessoa com labilidade emocional tem maiores chances de conseguir uma melhor constante, lidando melhor com o seu humor e com as suas emoções.

Não se culpe tanto!

A labilidade emocional costuma atingir em cheio, pessoas que se culpam demais. Essas pessoas costumam levar tudo muito a sério. Qualquer simples ação é encarada como importantíssima e isso gera um peso emocional desnecessário.

Colocar toda a culpa sobre si acaba levando ao descontrole emocional. É importante aprender a não se culpar pelos erros, e sim crescer com eles. Também é fundamental focar em métodos para receber melhor algo negativo e lidar com adversidades, estas coisas são comuns na vida e não devem ser encaradas como o “fim do mundo”.

O Coaching pode ajudar bastante a encarar as adversidades de frente, evitando que haja um descontrole emocional. Isso diminui a instabilidade e aplaca os efeitos da labilidade emocional. Assim, você preserva a sua saúde mental.

Faça exercícios físicos

A prática de atividades físicas é essencial para a nossa saúde mental. Essa é uma excelente dica para quem precisa ocupar a mente, e de quebra, ter uma alternativa para uma vida mais saudável.

Dessa maneira, você conseguirá estar sempre em movimento, com a mente ocupada e em plena atividade. Fazer exercícios físicos é uma dica recomendada por todos os psicólogos para seus pacientes, além de melhorar a saúde física, os exercícios também ajudam na liberação de hormônios essenciais para o nosso humor.

Como vimos durante o texto, a labilidade emocional é uma patologia que altera frequentemente os estados de humor de um ser humano. O Coaching é um processo eficiente, que pode ajudar bastante em alguns aspectos essenciais para diminuir os efeitos dessa doença.

Através da busca pelo autoconhecimento e de um plano de ação assertivo, qualquer pessoa pode ter as ferramentas necessárias para ter mais estabilidade emocional e ficar imune as mudanças repentinas de humor.

Com isso, é bem mais fácil cuidar da labilidade emocional e evitar que a patologia cause efeitos negativos em sua vida. Busque por um Curso de PNL ou um Curso de Coaching assim você pode se inteirar das técnicas e ferramentas da metodologia para se ajudar e ser capaz de ajudar outras pessoas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso Curso de PNL.

aaa


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®