Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Temperamentos: saiba mais sobre eles

03/04/2021 às 10:23 PNL

Temperamentos: saiba mais sobre eles

Impulsividade, melancolia, docilidade, timidez, dentre vários outros. Cada pessoa possui um tipo de temperamento que precisa ser respeitado. Mesmo que alguns sejam mais difíceis de lidar no dia a dia, devemos ter a tolerância necessária para encarar o desafio da convivência humana. Esse post vai te mostrar os principais tipos de temperamentos que existem. Preparado para se conhecer um pouco mais e deixar o seu mindset em evidência? Continue a leitura!

Temperamentos: o que são eles? 

Podemos dizer que são as nossas características emocionais que carregamos desde que nascemos. O temperamento está ligado à nossa personalidade, ao humor, à maneira que lidamos com as outras pessoas e com a nossa vida. Em suma, o temperamento é uma característica da nossa personalidade que mostra as peculiaridades do nosso comportamento.

O temperamento humano tem a ver com a nossa visão do mundo, interesses particulares, valores pessoais e habilidades mais evidentes. Muitos estudiosos da área da psicologia acreditam que o temperamento possui uma forte influência genética e pode ser notado já nos primeiros anos de vida de qualquer pessoa.

Os 4 temperamentos 

Conheça os 4 temperamentos mais comuns nos seres humanos e descubra qual deles é o seu:

 Sanguíneo

Pessoas com esse tipo de temperamento são otimistas, expansivas e impulsivas. Além disso, os sanguíneos costumam falar bem em público, fazem questão de chamar a atenção e adoram se interagir no dia a dia. Suas principais qualidades são a resiliência, uma boa comunicação e um grande entusiasmo.

Já os fatores que precisam ser melhorados em pessoas com temperamento sanguíneo são a impulsividade, a falta de atenção, o exagero e a superficialidade extrema. A convivência com indivíduos que têm esse tipo de temperamento não é tão complicada quanto parece ser.

Fleumático

Se você conhece alguma pessoa do seu convívio que é sonhadora, extremamente pacífica e tem aquela docilidade de fazer inveja, seguramente ela tem um temperamento fleumático. Indivíduos fleumáticos fazem questão de manter uma rotina diária, são amantes do silêncio e raramente perdem o controle emocional diante de situações estressantes.

Além disso, eles são pacientes, disciplinados, bastante observadores e confiáveis. Mas como nem tudo na vida são flores, os fleumáticos têm a lentidão, a dificuldade de aceitar mudanças, a indecisão constante e a reação pouco amistosa às críticas alheias, como pontos que precisam ser melhorados, para que a convivência com eles seja mais harmônica.

Colérico

Talvez esse seja o temperamento que mais impede de manter uma boa convivência. Pessoas coléricas costumam ser explosivas, ambiciosas e bastante dominadoras. Além disso, indivíduos com temperamento colérico são egocêntricos, intolerantes e extremamente impacientes com as outras pessoas no dia a dia. A hipnose pode ajudar bastante no dia a dia. 

O bom controle emocional não é o ponto forte dessas pessoas e as “explosões” de raiva podem ser bastante frequentes, quando são contrariadas. Em contrapartida, os coléricos de plantão também são bastante determinados, têm uma enorme capacidade de planejamento, são práticos em tudo que fazem, dotados de uma invejável habilidade de liderar e têm energia de sobra. Tudo sempre tem um lado positivo na vida.

Melancólico

Você já conheceu alguma pessoa de natureza tímida, com um viés artístico e solitário ao mesmo tempo? Essas características fazem parte do temperamento melancólico. Pessoas melancólicas, na maioria das vezes, têm sensibilidade bastante aguçada, são leais, dedicadas, profundas ao extremo, detalhistas e muito introvertidas, principalmente se estiverem no meio de muita gente.

Os melancólicos apresentam alguns pontos que precisam ser melhorados para que a convivência com eles seja um pouco melhor: pessimismo, egoísmo e inflexibilidade. Elas têm uma grande dificuldade de expor o que estão sentindo. Muitas vezes, pessoas com esse tipo de temperamento são bastante desconfiadas de tudo e têm gosto por trabalhos que possam fazer sozinhas.

Temperamentos Transformados: um livro de cabeceira 

Se você está passando por um momento delicado em sua vida profissional, financeira ou pessoal, temos uma dica de ouro que pode te ajudar bastante: o livro de auto ajuda, Temperamentos Transformados, é um dos maiores bestsellers da atualidade e deve estar presente na estante da sua casa ou na cabeceira da sua cama.

 O mais interessante é que esse livro é impossível de ser lido uma única vez, sua linguagem é extremamente atraente e nos instiga a continuar lendo até o final. A obra do renomado escritor Tim LaHaye faz uma excelente abordagem sobre os quatro temperamentos citados nesse post e nos ensina, de uma forma clara e objetiva, a como lidar com as pessoas que os possuem. Vale muito a pena a leitura!

 Temperamento não é destino 

Independentemente do tipo de temperamento que você tenha, é preciso sempre cultivar hábitos saudáveis, procurar entender e controlar as suas emoções no dia a dia. A inteligência emocional é uma qualidade essencial nos dias de hoje para qualquer pessoa, mas não tem nenhuma relação com os tipos de temperamentos que existem.

 Por isso, se você acredita que os seus eventuais fracassos na carreira ou na vida pessoal, é culpa do destino ou do seu tipo de temperamento, está totalmente enganado (a). Todo indivíduo tem total capacidade de desenvolver a inteligência emocional e manter o bom controle das emoções, mesmo diante de situações estressantes ou difíceis.  

O ser humano pode ser mais complexo do que imaginamos, certo?

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®