Tem medo do trabalho? Saiba como superar isso

03/02/2022 às 15:32 Dicas Hipnose

Tem medo do trabalho? Saiba como superar isso

Medos e traumas sempre fizeram parte da vida do ser humano. Mas existem alguns medos que são inexplicáveis, já que não fazem o menor sentido. Quer um bom exemplo? O medo do trabalho. Pode até não parecer, mas esse medo é mais comum do que podemos imaginar e afeta milhões de pessoas mundo afora. Se você está passando por isso, saiba como superar o medo do trabalho e tenha mais qualidade de vida. 

Por que as pessoas sentem medo do trabalho?

O medo do trabalho é conhecido como ergofobia. As causas desse problema são as mais variadas, mas geralmente estão ligadas aos traumas do passado, que são experiências extremamente desagradáveis e marcantes que foram vivenciadas no ambiente de trabalho em alguma época da vida.

O medo do trabalho remete a uma espécie de temor excessivo e sem sentido algum, daquilo que tenha relação com as tarefas profissionais do dia a dia, mesmo que tudo esteja sob controle no ambiente de trabalho. O grande desafio para as pessoas que sentem medo do trabalho é enfrentar os terríveis sintomas que esse transtorno psicológico provoca. 

Muitas vezes, o medo do trabalho é tanto, que as pessoas que sofrem de ergofobia não conseguem sequer terminar o expediente e acabam voltando para casa poucas horas depois de chegar na empresa. Muitas delas não conseguem nem sair para trabalhar, por causa das temidas crises. Saiba como atingir o seu break even.

Quais são os principais sintomas?

Se você acha que as pessoas que têm medo do trabalho não sentem mais nada de diferente, está completamente enganado. Conheça os outros sintomas desse problema, que precisa ser tratado: 

 

  • Crises de ansiedade quando se aproxima o horário de ir trabalhar ou somente pelo fato da pessoa pensar nele;

 

  • Sudorese e calafrios pelo corpo só de pensar nas atividades do trabalho. Muitas pessoas até sentem sensação de desmaio, dependendo da gravidade da situação;

 

  • Total descontrole dentro do ambiente de trabalho, talvez pela incapacidade de enfrentar o seu próprio medo perante os outros colegas;

 

  • Crises de choro por causa do medo do trabalho e por achar que não existe solução para tratar esse transtorno psicológico;

 

  • Dores de cabeça, nas costas, no pescoço, no peito ou até nas articulações, por causa da tensão excessiva provocada pelo medo do trabalho ou por algo que remete a ele;

 

  • Tristeza e apatia em relação às outras pessoas. Quem tem medo do trabalho pode se sentir extremamente triste por causa disso. Muitas pessoas acham que são culpadas por serem assim. 

 

  • Isolamento social. O indivíduo que tem medo do trabalho acaba se isolando de todos ao seu redor por acreditar que é alvo de críticas e chacotas o tempo todo. 

 

Se você conhece alguém que sente tais sintomas, é melhor aconselhar a pessoa a se tratar o mais depressa possível, já que as crises podem piorar ainda mais, se nada for feito em tempo hábil. 

Como superar o medo do trabalho?

Conheça agora os possíveis tratamentos para amenizar os sintomas do medo do trabalho e ser uma pessoa mais feliz no dia a dia: 

Saiba enfrentar esse medo

Não é nada fácil enfrentar aquilo que nos dá medo, certo? Por mais que seja complicado, você precisa enfrentar o seu medo irracional do trabalho, na cara e na coragem. Lembre-se de que qualquer fobia é superável e pode ser vencida pela sua mente. Mesmo que você já tenha vivenciado algum tipo de trauma na sua profissão ou no ambiente de trabalho, saiba que tudo aquilo é passado e que esse medo não faz o menor sentido. Conheça a história da Artcoco.

Busque auxílio profissional

Um psiquiatra ou psicólogo são os profissionais mais indicados para superar o medo do trabalho. Através das técnicas e orientações dadas durante as sessões, você vai ficando livre desse problema que tanto te incomoda. Ficar com medo do trabalho sem nenhum motivo aparente não faz nada bem para a sua saúde física e mental. Acredite, é verdade! 

A hipnose é perfeita para isso

Essa técnica é a mais indicada para tratar o medo do trabalho. A hipnose elimina todas as nossas crenças limitantes que nos impedem de alcançar os nossos objetivos de vida, aprimora a nossa comunicação e deixa os nossos comportamentos mais assertivos no dia a dia. Além disso, a hipnose também elimina da nossa mente todos os nossos medos e traumas do passado, especialmente aqueles relacionados à nossa profissão. Se você tem medo do trabalho, um curso de hipnose pode ser uma arma e tanto para combater esse transtorno. 

Meditação e yoga

Essas também são duas alternativas inteligentes de tratamento do medo do trabalho que já ajudaram milhares de pessoas a ficar livre dos seus medos e traumas passados. Por isso, se você está sofrendo com esse problema psicológico, as terapias podem ser uma solução viável. Em pouco tempo, é possível notar uma sensível melhora nos sintomas. Faça o teste e comprove! 

Viu como o medo do trabalho é um transtorno que tem cura e pode ser superado? Não postergue o tratamento, já que se a ergofobia não for devidamente tratada, a sua saúde mental poderá sofrer as consequências. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK