Ergofobia: descubra o que é e conheça os sintomas

10/02/2022 às 15:32 PNL Hipnose

Ergofobia: descubra o que é e conheça os sintomas

O ser humano é bastante complexo, do ponto de vista psicológico. Basta analisar as centenas de fobias que existem. Mesmo que umas sejam mais conhecidas do que outras,  ter um medo inexplicável de algo que, muitas vezes, não oferece nenhum tipo de risco para a pessoa, pode ser algo completamente sem a mínima lógica. Esse artigo vai te  mostrar um transtorno emocional que é bastante comum em milhares de pessoas: a ergofobia. Conheça mais a respeito desse assunto. 

O que é ergofobia?

Trata-se de uma fobia que remete ao medo totalmente irracional e excessivo de tudo aquilo que tenha relação com o trabalho. Milhares de pessoas mundo afora sofrem com esse transtorno e acabam tendo crises de pânico e ansiedade na hora de ir trabalhar, mesmo que tudo esteja sob controle no ambiente de trabalho. 

O grande desafio para as pessoas que sofrem de ergofobia é enfrentar a terrível sensação que esse distúrbio provoca. Dependendo da situação, elas não conseguem sequer terminar o expediente e acabam voltando para casa poucas horas depois de chegar para trabalhar. Muitas não conseguem nem sair para ir ao trabalho, por causa das crises. Conheça o conceito de resiliência significado

Principais sintomas

Agora que você conheceu o que é ergofobia, fique por dentro dos principais sintomas desse transtorno psicológico: 

  • Medo excessivo e irracional de todas as coisas que remetem ao trabalho;

 

  • Fortes crises de ansiedade quando se aproxima o horário de ir para o trabalho ou quando a pessoa pensa nele;

 

  • Desagradável sensação de pânico, onde o indivíduo fica com suores na mãos e calafrios pelo corpo só de pensar no trabalho, chegando até mesmo a desmaiar, em alguns casos. 

 

  • Incapacidade de gerir o seu próprio medo. A pessoa que sofre de ergofobia fica totalmente descontrolada dentro do ambiente de trabalho;

 

  • Crises de choro por causa do medo de ter que ir trabalhar e pelo fato da pessoa achar que é incapaz de lidar com esse problema emocional; 

 

  • Dores de cabeça ou em outras partes do corpo, por causa do medo excessivo do trabalho ou por estar no meio dos outros colegas de profissão;

 

  • Tristeza ou apatia exagerada em relação a tudo e a todos. A pessoa que tem ergofobia se sente extremamente triste por causa desse problema, que parece não ter cura, pelo menos para ela;

 

  • Isolamento social. O indivíduo que sofre de ergofobia acaba se isolando do mundo e das pessoas ao seu redor, por acreditar que é alvo de críticas o tempo inteiro. 

 

Se você conhece alguém que sente tais sintomas, é melhor aconselhar a pessoa a se tratar o mais depressa possível, já que eles podem piorar ainda mais, se nada for feito em tempo hábil. 

Tratamentos para a ergofobia

Conheça agora os possíveis tratamentos para amenizar os sintomas da ergofobia e ter uma vida mais tranquila:

Procure auxílio médico

Um psicólogo é o profissional mais indicado para o tratamento da ergofobia. Ele vai ajudar a pessoa que sofre com esse transtorno a superar esse trauma, que não faz nenhum sentido em sua vida. Ficar com os nervos à flor da pele só de pensar em trabalho, não faz bem para a sua saúde física e mental, além de afetar em cheio a sua qualidade de vida. Fique por dentro da motivante história de Chris Gardner.

Terapias diversas podem ajudar

Yoga e meditação são duas alternativas inteligentes de tratamento da ergofobia e que já ajudaram milhares de pessoas a ficar livre dos seus medos e traumas passados. Por isso, se você está passando por esse problema psicológico, reserve um tempo em sua agenda para investir em terapias. Em pouco tempo, é possível notar uma sensível melhora nos sintomas. Pode acreditar nisso! 

Enfrente os seus medos

Sabemos que não é fácil enfrentar aquilo que nos dá medo e nos aflige. Por mais que seja complicado, tente enfrentar tudo aquilo que te dá mais medo em sua vida. Lembre-se de que qualquer fobia é superável e que ela não deve fazer parte da sua vida. Mesmo que você já tenha vivenciado algum tipo de trauma, tenha em mente que tudo aquilo é passado e que absolutamente nada vai te prejudicar. 

Hipnose é uma ótima escolha

Essa técnica é a mais indicada para tratar a ergofobia. A hipnose elimina todas as nossas crenças limitantes que nos impedem de alcançar os nossos objetivos de vida, aprimora a nossa comunicação e deixa os nossos comportamentos mais assertivos no dia a dia. Além disso, a hipnose também elimina da nossa mente todos os nossos medos e traumas do passado. Se você sofre com a ergofobia, fazer um bom curso de hipnose pode ser uma arma e tanto para combater os sintomas. 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a ergofobia, chegou a hora de ajudar a quem você conhece indicando os tratamentos descritos nesse post. Pode até não parecer, mas os sintomas desse transtorno emocional podem deixar a saúde mental de uma pessoa em frangalhos. 

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK