Saiba quais são os três tipos de foco

07/05/2020 às 12:12 Dicas

Saiba quais são os três tipos de foco

O foco é um grande aliado para a produtividade. O seu poder de concentração pode definir o tamanho do seu sucesso no futuro. Manter o foco está ligado diretamente ao comprometimento e a paixão pelo que faz. Aqui, vamos falar sobre os três tipos de foco e dar dicas de como é possível desenvolvê-los no seu dia a dia.

Algumas pessoas não conseguem ter concentração no trabalho para realizar atividades, ás vezes não se concentram nem mesmo para realizar tarefas de casa ou de lazer. As distrações estão por toda a parte. As notificações no celular, a nova temporada de uma série, jogos eletrônicos, entre outras coisas, costumam atrapalhar a nossa rotina.

Qual é a importância do foco na nossa rotina?

Uma pessoa focada no que faz tende a ter melhores resultados em suas ações. O foco é uma das competências corporativas extremamente necessária em uma empresa, por exemplo. Os resultados, geralmente, são melhores, quando estamos 100% focados em uma tarefa.

Porém, manter o foco não é algo fácil. Ainda mais nos dias atuais com toda essa tecnologia, o que não falta é distração. Temos distrações para todo o lado, por isso é importantíssimo conhecer as maneiras de trabalhar o foco para obter melhores resultados.

A concentração é fundamental para que possamos concluir nossas tarefas no prazo, e consequentemente, alcançar nossas metas e objetivos profissionais e pessoais. O foco é importante para tudo em nossa, desde realizar um grande projeto no trabalho a praticar exercícios físicos ou ler um livro, a concentração é que o nos mantém fieis aos nossos objetivos.

Conheça a nossa Formação de Coaching.

Quais são os três tipos de foco?

O psicólogo Daniel Goleman é uma das referências em temas ligados ao comportamento humano. Ele foi o autor de diversos livros e estudos sobre o tema, inclusive sobre o foco. Goleman foi jornalista científico do portal The New York Times por 12 anos e nesse tempo publicou diversos estudos e mais de 11 livros sobre comportamento.

Em de seus últimos livros lançado, intitulado como Foco: A atenção e o seu papel fundamental para o sucesso, Goleman enfatiza como o foco pode ser um dos pilares para atingir o sucesso. O psicólogo também formulou uma teoria, onde explica que existem três tipos de foco e que todos eles estão interligados. Conheça os três tipos de foco:

Foco interno

Uma pessoa que desenvolve o foco interno é aquela que consegue se desconectar do ambiente externo. Ela entra em contato consigo mesmo, controle seus pensamentos e emoções, aprende como entrar em estado de flow e obtendo um nível de concentração elevado.

Quando uma pessoa consegue aplicar o foco interno em sua rotina, ela consegue minimizar as potenciais distrações externas como as notificações de celular, se mantendo bastante focada em sua tarefa.

Um curso de PNL é uma excelente alternativas para que uma pessoa possa desenvolver o foco interno. As técnicas dessa metodologia ajudam bastante em objetivos de reprogramação mental, mudança de hábitos e ressignificar traumas, o que é crucial para conseguir abstrair de fatores externos ao realizar uma tarefa.

Foco Externo

O foco externo é o contrário do que foco interno. Nesse caso, uma pessoa que desenvolve esse foco consegue prestar atenção aos detalhes do ambiente na quais está inserido. Estas pessoas se tornam bastante detalhistas e tendem a produzir excelentes alternativas na montagem de estratégias.

No meio profissional, uma pessoa com foco interno apurado consegue melhorar suas relações interpessoais, tende a traçar estratégias e ações mais eficientes e a solucionar problemas com maior facilidade.

Foco empático

Como o nome já indica, o foco empático é traz a empatia para a vida das pessoas. Uma pessoa que desenvolve esse tipo de foco tem uma pré-disposição para ouvir, observar e se relacionar com outras pessoas.

Esse foco é bastante importante para vendedores e atendentes, que estão em contato direto e diário com consumidores. O foco empático também é essencial para pessoas que ocupam cargo de gestão, já que elas têm as ferramentas necessárias para motivar e potencializar as habilidades de seus colaboradores.

Uma formação de Coaching  e uma  formação de PNL são bastante indicadas para desenvolver esse tipo de foco. Estas metodologias possuem ferramentas capazes de transformar a vida de qualquer um. E com a formação em coaching e PNL, você ganha elementos para conseguir não só mudar a própria vida, mais como influenciar e melhorar a vida de outras pessoas.

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano altamente eficiente que pode transformar a sua vida. Aqui no IBND, temos uma formação de coaching e contamos com profissionais experientes e um método de aprendizado eficiente para que você possa absorver o máximo de aprendizado sobre essa metodologia.

Unindo teoria e prática, aqui você consegue aprender e colocar em prática com excelência todas as principais técnicas de coaching do mercado. Você também sai preparado para iniciar sua carreira como coach, munido de todas as ferramentas para alcançar o seu sucesso. Conheça o IBND.

Gostou? Confira mais dicas no nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®