4 dicas para desenvolver o poder da concentração no trabalho

18/04/2019 às 19:58 Dicas

4 dicas para desenvolver o poder da concentração no trabalho

A concentração no trabalho é uma das soft skills mais requisitadas por empresas dos mais variados segmentos de mercado.

Quando um profissional consegue desenvolver um pode de concentração do trabalho, executando tarefas com rapidez e qualidade, ele se torna mais valiosa para a empresa e se destaca no mercado.

As empresas buscam incisivamente por profissionais que possuam essa característica, focando na entrega de trabalhos de excelência, que sejam potentes geradores de resultados para os negócios.

O que é e como o coaching pode ajudar no desenvolvimento da concentração no trabalho?

A concentração no trabalho é a capacidade que uma pessoa possui em se manter focado numa única tarefa, eliminando as distrações ao redor.

Não é fácil conseguir se manter altamente concentrado, mas é possível.

O processo de coaching ajuda o coachee a entender quais são os pontos onde ele precisa melhorar para se tornar um profissional mais concentrado no trabalho.

Ter esse poder é essencial nos dias atuais, onde se cobra bastante por qualidade e agilidade no trabalho.

Com algumas sessões de coaching, o coach consegue identificar os pontos a melhorar e indica as ferramentas corretas que vão auxiliar a potencializar o seu poder de concentração no trabalho em tempo recorde.

Desenvolvendo a concentração no trabalho através do processo de coaching, o coachee pode notar que conseguiu obter os seguintes benefícios:

  • Clareza e objetividade;
  • Rotina mais produtiva;
  • Otimização de tempo;
  • Agilidade e excelência na entrega de tarefas;
  • Melhores resultados individuais e para a empresa.

Com um mercado que necessita de agilidade e cobra prazos mais curtos, espera por profissionais multitarefas e que dominem o maior número de áreas possíveis, aumentar o poder de concentração no trabalho é essencial para ter uma carreira de destaque.

Como posso aumentar o poder de concentração no trabalho?

Para lhe ajudar a tornar o seu dia mais produtivo e eficiente através de uma maior concentração, separamos algumas dicas. Confira abaixo:

Seja um profissional organizado!

Um dos pontos potencializadores de uma maior concentração no trabalho é a organização.

Um profissional desorganizado não consegue ser mais focado porque como tudo está fora do lugar é difícil saber onde estão as coisas quando ele precisa.

Então, a primeira coisa a fazer é organizar o local de trabalho físico. Organize a sua mesa de trabalho, separando todos os documentos, lembretes e outras coisas mais em gavetas ou sobre a mesa, de maneira organizada.

Da mesma forma, organize seu ambiente de trabalho virtual. Isso mesmo! A maioria dos profissionais atualmente depende do notebook para trabalhar e de acesso a e-mails, softwares de gestão, etc.

Isso indica que é preciso organizar a parte virtual do trabalho para conseguir aumentar a concentração no trabalho.

Organize tudo! Desde a home, até as pastas do seu desktop, crie filtros e responda todos os e-mails necessários. Deixe tudo o que precisa bem organizado para otimizar o seu dia de trabalho.

Observe o seu próprio trabalho!

Esse é um processo onde o coaching pode ajudar a melhorar. Um bom profissional não observa apenas o trabalho dos outros.

É claro, que acompanhar o trabalho dos colegas é uma boa ideia para se espelhar e desenvolver um trabalho melhor, mas só isso não adianta muito.

O ideal é que você consiga observar a si mesmo durante o trabalho. O coach através de técnicas específicas consegue fazer o coachee identificar quais pontos ele precisa melhorar para ser mais concentrado no trabalho e entregar resultados melhores.

Como o processo de coaching auxilia o indivíduo a desenvolver o autoconhecimento, essa capacidade de observar a si mesmo é potencializado e este é um exercício essencial para desenvolver uma maior concentração no trabalho.

Faça listas!

Fazer uma lista de tarefas diária pode ser uma boa maneira de aumentar a concentração no trabalho. Existe uma metodologia, chamada de método Kanban, que pode auxiliar bastante na organização de novos projetos.

No método Kanban, você faz um quadro com três divisões, são elas: tarefas a fazer, tarefas em andamento e tarefas concluídas.

Com a divisão feita, você pode colocar cada tarefa e fazer uma ordem de prioridades.

Conforme, você for realizando as tarefas, vá levando os lembretes delas até a parte de tarefas concluídas.

Além de situar melhor o que você precisa fazer no momento, esse método de criação de listas também auxilia no desenvolvimento ágil de projetos e se torna um motivador para o profissional.

Afinal, você estará acompanhando com atenção o desenvolvimento do trabalho que está desenvolvendo.

Estipule metas e objetivos

Estipular metas e objetivos é essencial para o crescimento profissional como um todo. E claro, ajudam também a desenvolver o poder de concentração no trabalho.

Os objetivos são essenciais para dar um norte na rotina de trabalho. Saber onde você quer chegar, o que você quer alcançar é essencial para desenvolver o trabalho.

Dessa forma, você saberá o que precisa fazer e poderá pensar em meios de como alcançar os objetivos. E as metas também muito importantes nessa empreitada.

Se cobrar por prazos para entrega de trabalhos, por exemplo, é uma boa maneira de tirar a pressão que a empresa ou clientes fazem sobre você e responsabilizar a si próprio pelo trabalho.

Assim, você pode se recompensar quando atingir as metas e objetivos desejados, e claro, aumentar a concentração será uma consequência do estímulo por resultados.

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