Saiba como técnicas de PNL podem otimizar o seu aprendizado

07/04/2020 às 12:27 Hipnose

Saiba como técnicas de PNL podem otimizar o seu aprendizado

Se você quer deixar seu aprendizado muito mais rápido e dinâmico, a PNL pode ajudar bastante

Se existe uma coisa que costuma atiçar a nossa curiosidade, é o funcionamento do nosso cérebro quando estamos aprendendo algo.

Mas você sabia que as técnicas de PNL podem turbinar o seu aprendizado  e autoconhecimento no dia a dia?  

Esse post que preparamos para você, vai te mostrar como isso é possível e todas as vantagens da pnl para otimizar o aprendizado e ajudar o processo educacional de adultos e crianças.

Pode acreditar, é possível aprender de uma forma mais eficaz.

O que é PNL?

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem que tem como objetivos melhorar a comunicação, manter o foco e promover o desenvolvimento pessoal e profissional.

Em outras palavras, é um conjunto de técnicas que visam otimizar os nossos comportamentos e comunicação.

Na área do aprendizado, o objetivo da PNL é sugerir que todas as ideias sejam organizadas em nossa mente para que o processo de aprendizado seja muito mais eficiente. Após fazer um curso de pnl aprender qualquer assunto será moleza!

Através de técnicas específicas que centralizam as percepções da pessoa no foco em questão, a PNL faz uma espécie de mapeamento mais eficaz com o objetivo de manter atenção plena no assunto ou nas ideias.

Vantagens da PNL para o aprendizado

Podemos dizer que a principal vantagem da PNL, dentro deste contexto, é permitir que o indivíduo desenvolva hábitos simples e complexos com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem muito mais efetivo, natural e ter uma gestão de tempo eficiente.

As técnicas aprendidas em um practitioner em PNL também conseguem deixar uma pessoa com a autoestima e confiança nas alturas.

Se você pretender prestar um concurso público e está ansioso por causas das provas, a PNL vai te ajudar bastante.

Com a PNL  elas passarão a manter o foco no processo de aprendizagem, deixando tudo ainda mais fácil.

Se você sempre está buscando constante crescimento profissional, as técnicas de PNL aliadas às de coaching, podem fazer sua carreira prosperar, em pouco tempo. Você vai sentir toda a diferença no seu trabalho.

Como usar técnicas de PNL para aprender mais?

Primeiramente, é necessário fazer uma análise minuciosa nos seus 5 sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição).

O objetivo é identificar qual deles exerce uma maior influência sobre os demais.

As técnicas de PNL vão trabalhar diretamente no sentido mais aguçado, em termos de assimilação de conhecimento.

Visão

Na maioria das pessoas, o sentido mais predominante costuma ser a visão.

Dessa forma, se você está fazendo faculdade, por exemplo, pode fazer um breve resumo dos assuntos discutido em sala de aula, mapas mentais ou fluxogramas, para otimizar o seu aprendizado.

Você vai notar, com o passar do tempo, que já é possível fazer o desenvolvimento de estruturas de assuntos mais complexos com muito mais facilidade do que tinha antes.

E o melhor: a sua assimilação será mais efetiva.

Audição

Mas nem todas as pessoas têm a visão mais aguçada, quando o assunto é aprendizagem. Se você tem mais facilidade em absorver conhecimento através da audição, a PNL também vai te ajudar com isso.

Uma boa dica é gravar áudios das aulas para escutar posteriormente em casa, ler os textos sobre os assuntos ensinados em sala de aula em voz alta e, claro, manter o silêncio ao seu redor durante o tempo que estiver estudando.

Vale sempre ressaltar que barulho e aprendizado não combinam, independente do sentido que for mais aguçado em você.

Por isso, evite, ao máximo, qualquer tipo de distração na hora em que estiver aprendendo algo.

Dicas extras para melhorar seu aprendizado

Se você descobriu através da PNL, que você consegue aprender mais rápido e fácil com sua visão, nossa dica aqui é evitar estudar em locais que tenham cores fortes, temperatura elevada ou excesso de luminosidade. Isso pode atrapalhar bastante.

Da mesma forma que, se sua audição é a que predomina mais na hora de aprender, deve evitar permanecer em salas com excesso de barulho, seja de pessoas conversando ou qualquer outro tipo de ruído que atrapalhe o foco da sua atenção.

Na hora de aprender, não adianta insistir: um local sem barulho e silencioso é de grande valia para o aprendizado.

Aprenda a focar o seu sentido mais aguçado em suas atividades e procure um ambiente que seja propício e tenha uma gestão de tempo eficiente.

PNL: linguagem e aprendizado

Segundo os especialistas em PNL, a forma lidamos com a linguagem impacta diretamente em nosso aprendizado.

Por exemplo, a prática de pequenos movimentos corporais suaves durante a memorização de algum assunto, pode interferir positivamente em todo o processo.

Essa técnica promove o relaxamento dos músculos do corpo e ainda consegue acelerar a assimilação de todos os conceitos aprendidos em sala de aula.

O mais interessante é que elas devem ser feitas na mesma hora, para um maior efeito.

Outra dica interessante é usar palavras ou expressões de fácil compreensão pela sua mente.

Seja simples e não use um vocabulário refinado demais na hora de aprender, pois isso pode atrapalhar o seu raciocínio. Palavras negativas ou que demonstrem restrição, devem ser evitadas, pois podem dificultar a solução de problemas.

Sua leitura será mais dinâmica

Com a PNL, até a sua leitura pode ser muito mais dinâmica, bem como a capacidade de assimilar as informações.

Essa técnica vai aumentar o seu nível de concentração em seus estudos, principalmente na hora que estiver debruçado em algum assunto importante.

Além disso, você terá uma visão bem mais crítica sobre o que está estudando no dia a dia.

Por isso, se você usar as técnicas de PNL para otimizar o seu aprendizado, toda a sua capacidade de assimilação de qualquer assunto será enorme!

O IBND te espera

Você já percebeu que usar técnicas de PNL pode fazer toda a diferença na sua vida e melhor bastante o seu aprendizado.

Por isso, o IBND te convida para fazer o seu curso de PNL, que é ministrado por profissionais altamente capacitados e experientes.

Venha para o IBND e sinta a diferença na hora de aprender!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK