Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual é a importância da dignidade?

04/11/2020 às 19:34 PNL

Qual é a importância da dignidade?

A dignidade é algo que todo ser humano deve possuir. Preservar a sua dignidade é se tomar decisões que o tornem respeitado por todas as pessoas. Esse é um dos principais valores que uma pessoa deve ter. Aqui, vamos falar mais sobre o que é dignidade, a sua importância e como preservá-la.

Esse valor é essencial para todo ser humano e é a base do princípio do respeito. Não à toa, a dignidade é um direto garantindo a todo o indivíduo pela Constituição Brasileira de 1988.

O que é Dignidade?

A palavra dignidade vem do latim “dignitate” e significa honradez e virtude. Esse valor visa fazer com que todos sejam respeitados. Quando uma pessoa é digna, ela busca atuar com decência, integridade e honestidade. Ela trata os outros com respeito para ser tratada com respeito. É uma via de mão dupla.

A dignidade é um dos principais valores para a formação do caráter de uma pessoa. Assim, uma pessoa digna é respeitosa com todos. Ela não humilha ou engana ninguém, ela sempre trata a todos com respeito e busca exaltar os pontos positivos de uma pessoa em qualquer situação.

Para o filósofo alemão Immanuel Kant, a dignidade é um valor que não tem preço. Kant dizia que existiam coisas que possuíam preços e coisas que podiam ser trocadas por algo equivalente a elas, mas isso não era o caso da dignidade.

Kant sempre afirmou que a dignidade está cima de qualquer valor. Segundo ele, ao serem dignas, as pessoas tratam umas as outras como um fim e não como um meio, elas se tratam como pessoas e não como objetos.

Por que a dignidade é tão importante?

A dignidade é um valor que nos ajude a nos enxergar como realmente somos e a termos orgulho disto. Entre os valores morais, a dignidade é o que desperta a nossa consciência interior, que nos ajuda a crescer e a confiar em nós mesmos.

Pessoas dignas costumam ter a autoestima elevada, são indivíduos de grande valor e demonstram força para apoiar outras pessoas em qualquer situação. Além disso, a dignidade é algo que não só vem de dentro para fora, mas também de fora para dentro.

Quando uma pessoa lhe respeita, lhe ouve e reconhece os seus feitos, ela está lhe tratando com dignidade e você se sente muito bem com isso. E é assim que todos deveriam ser tratados com dignidade. Além de tudo, a dignidade é o princípio da igualdade, algo muito importante para a vida de todos.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Como preservar a sua dignidade?

A dignidade é um valor que todo ser humano deve ter. E existem algumas formas de preservar e fortalecer esse valor dentro de si. Abaixo mostraremos algumas dicas para preservar a sua dignidade, confira:

Se sentir útil!

Ser útil é fundamental para se sentir digno. Essa é uma maneira de fortalecer e preservar a dignidade que existe em nós. E é possível se sentir útil de diferentes formas. Seja através do reconhecimento profissional, seja pela participação em defesa de uma causa humanitária ou pelo fato de ter e cuidar de um filho, por exemplo.

Praticar atos bons

Outra maneira de preservar a sua dignidade é praticar atos bons. Fazer o bem é algo que alimenta a nossa alma, que faz com que nos sintamos bem. Qualquer pequeno gesto bondoso faz toda a diferença, assim nos sentimos dignos.

E existem diversos tipos de atos bons, isso pode ser feito um favor a um amigo, uma doação a uma instituição de caridade ou simplesmente se oferecer para levar uma sacola a alguém ou a acompanhar uma pessoa a atravessar a rua.

Fazer aos outros o que gostaria que fizessem por você

Essa dica é, inclusive, um princípio bíblico. Tratar os outros como gostaria de ser tratado A preservação da dignidade também vem através da empatia, se colocar no lugar dos outros é um ato que pode nos ajudar a perceber que somos todos iguais.

Assim, fazer aos outros o que gostaria que fizessem por você significa praticar ações pela sua simples vontade, porque você acha certo. Dessa maneira, você estará fazendo algo por um fim e não por um meio e não tratará pessoas como objetos, como Kant dizia.

Essas são algumas formas de preservar a sua dignidade. Fortalecer esse valor dentro de nós é muito importante. E para isto é importante estimular o autoconhecimento, o que pode ser feito através do coaching ou da PNL. Assim, você conseguirá se tornar uma pessoa respeitada e reconhecida por todos.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Quer transformar a sua vida para melhor? Então faça um curso Practitioner em PNL. Aqui no IBND possuímos uma formação completa onde você aprende a utilizar todos os recursos da PNL na teoria e na prática. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®