Fique por dentro da história da Samsung, a gigante sul coreana

25/12/2020 às 12:11 PNL

Fique por dentro da história da Samsung, a gigante sul coreana

Será que é possível uma empresa que foi criada exclusivamente para ajudar a salvar a economia de um país, se tornar uma das maiores no ramo de tecnologia? Em um primeiro momento, podemos achar que isso é impossível de acontecer. Mas não é. No mundo dos negócios, boas ideais, visão de mercado e estratégias certas, podem ir longe.

Por isso, preparamos esse artigo que vai ilustrar todo esse contexto. Conheça a história da sul coreana Samsung, que é uma das maiores no segmento da tecnologia e é referência para milhões de consumidores em todo o planeta. Leia até o final e inspire-se mais!

 A Samsung iniciou na área alimentícia

Tudo começa em 1938, quando um jovem empresário sul coreano, chamado Byung Chull Lee, que tinha 29 anos de idade, muita ambição e aproximadamente 30 dólares no bolso, abriu um pequeno negócio na sua cidade natal. O objetivo era ajudar a economia da Coreia do Sul, que estava em decadência.

O empreendimento que comercializava produtos como peixe-seco e vegetais frescos, acabou dando certo com o passar dos anos. Depois disso, a empresa também começou a fabricar produtos manufaturados, o que deu uma boa alavancada na economia e no desenvolvimento social da região.

O diferencial de toda a empresa, que se tornaria uma das gigantes da tecnologia no futuro, era a boa qualidade e o baixo custo dos seus produtos (açúcar e lã) de uso diário. Com o passar dos anos, a Samsung acabou dominando o mercado sul coreano. Em 1957, o negócio começa a contratar mais funcionários para dar conta da imensa demanda.

Programa de expansão dos negócios

No final dos anos 1950, a Samsung, que já estava consolidada no mercado sul coreano, assumiu a direção de uma conceituada empresa de seguros. Com investimentos e usando as estratégias certas, a Samsung começa o seu programa de expansão dos negócios, inclusive para outras áreas de mercado.

Em 1959, a Samsung já era a maior empresa sem nenhum tipo de subsídio e, na década seguinte, se tornaria a maior da Coreia do Sul. Entre 1961 e 1965, as exportações aumentaram 8 vezes, o que a deixou líder em seu país. Reconhecimento e visibilidade se tornaram sua marca registrada.

A partir de 1969, a gigante sul coreana deu o próximo passo e começou a investir na indústria química e no mercado de eletrônicos, que ainda era subdesenvolvido. Essa é a prova de que ter uma visão de negócios e resiliência é um dos segredos para se alcançar os objetivos. 

Criação da Samsung Electronics

Após entrar com todo fôlego no mercado eletrônico, o objetivo da Samsung era investir no desenvolvimento de uma tecnologia própria. Depois de muito trabalho e foco nesse ousado objetivo, em 1975, a Samsung Electronics lança a Econo-TV e se torna uma das líderes do mercado sul coreano, devido ao sucesso desse produto.

A primeira TV a cores de toda a Coreia foi desenvolvida pela Samsung, que começou a exportar os produtos para outros países vizinhos. Com o passar dos anos e o acelerado crescimento, o portfólio da empresa só aumentava. Refrigeradores, videocassetes, forno micro-ondas, entre outros, faziam parte dos produtos fabricados pela Samsung.

Os aparelhos eletrônicos da Samsung acabaram tornando o carro-chefe dessa marca, que se tornaria uma das referências nesse segmento em todo o mundo. Mas o verdadeiro sucesso ainda estava por vir nas décadas seguintes. Isso era só o começo para a Samsung.

Anos 1980: mercado de alta tecnologia

A década de 1980 foi considerada de ouro para a marca sul coreana, que acabou entrando para a indústria de alta tecnologia. Sendo assim, ela direcionou todo os seus esforços para a produção em larga escala de semicondutores e chips de memória. Em 1984, a Samsung se tornou a terceira maior do planeta na fabricação de chips de memória.

Essa estratégia deu tão certo, que representou o maior feito na história da marca, deixando o seu nome cravado no mercado da alta tecnologia mundial. Em 1983, a marca começou a produção de computadores e atualmente é uma das referências de destaque no mercado de notebooks.

Em 1986, a Samsung Electronics já era uma das referências no mercado de semicondutores. Nos anos seguintes, com o surgimento de novas tecnologias, a empresa passou a fabricar outros produtos e se destacar ainda mais no mercado mundial.

A maior do mundo na fabricação de smartphones

Mas havia um nicho ainda pouco explorado no qual a Samsung viria a se tornar líder mundial e a preferência de milhões de consumidores: os aparelhos celulares. O início dos anos 2000, a Samsung investiu pesado na fabricação de smartphones, que acabou se tornando o seu carro-chefe no futuro.

Mesmo com a concorrência de outros fabricantes, que também estavam consolidados no mercado, a Samsung conseguiu destacar seus produtos na mente dos consumidores. Qualidade e custo acessível sempre foram os responsáveis pela grande popularidade. De fato, a Samsung sabia mesmo como alcançar o sucesso.

A famigerada linha Galaxy, que era recheada de modernos recursos, chegou ao mercado em meados de 2009. Mas os verdadeiros responsáveis pelo imenso sucesso dessa gigante sul coreana foram o Galaxy S2 e S3, que foram líderes de venda mundial em 2011 e 2012.

Inovação e tecnologia de ponta

Para se ter uma ideia do grande sucesso dos tecnológicos smartphones da Samsung, a principal linha de produção da empresa (Galaxy), já se encontra em sua décima geração. E um detalhe: com uma demanda cada vez mais crescente. Mais uma vez, a inovação se mostra uma estratégia sempre eficiente.

Atualmente, a lista de produtos com tecnologia de ponta fabricados pela Samsung é bem extensa. Podemos destacar: Smart TV´s, geladeiras, ar condicionado, máquinas de lavar, secadoras, smartwatches, smart-bands, computadores e diversos outros produtos eletrônicos para todos os gostos e bolsos.

E pensar que tudo isso começou com uma pequena empresa que vendia produtos alimentícios e que hoje conta com cerca de 310 mil colaboradores em todo o mundo e com valor de mercado de 1,4 trilhão de dólares.  Inspiração agora não vai faltar!

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK