Progressão na Hipnose: o que é e para que serve esta técnica?

21/05/2021 às 14:47 Hipnose

Progressão na Hipnose: o que é e para que serve esta técnica?

Quem de nós nunca pensou que a vida seria muito mais fácil se pudéssemos saber o que será de nós no futuro? Ter um pequeno “spoiler” do que vêm pela frente com certeza nos ajudaria muito no momento de tomarmos decisões no presente.

 Infelizmente, a ciência ainda não foi capaz de criar uma máquina do tempo que nos permita ver a nós mesmos daqui a 10 anos. Entretanto, uma técnica terapêutica voltada especialmente ao futuro tem se mostrado bastante efetiva: vamos conhecer a técnica de Progressão!

Em artigos anteriores falamos sobre a técnica de regressão que nos permite curar traumas de infância e Ressignificar lembranças, sejam elas boas ou ruins. Já neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), vamos levar você ao futuro e viajar nesta técnica tão utilizada na hipnose.

Você está pronto para descobrir a Progressão na Hipnose? Então vamos começar do começo!

Apresentação da Progressão na Hipnose

Criada pelo psiquiatra norte-americano Milton Erickson (1941/1980), a progressão na hipnose foi uma das contribuições mais importantes no meio terapêutico e da psicologia.

Unindo técnicas, abordagens e os diferenciais da hipnose Ericksoniana, a progressão hipnótica é um dos métodos mais inovadores do quais terapeutas, psicólogos, psiquiatras e profissionais de hipnoterapia se utilizam hoje no trabalho com seus clientes.

Mas você sabe o que é a técnica de Progressão na Hipnose? Se tomarmos a definição do dicionário que defini a palavra Progressão como uma forma de “tornar-se maior e/ou melhor, incorporando coisas novas ou mais modernas; desenvolver-se, crescer, modernizar-se” seremos capazes de compreender com mais propriedade esta técnica.

A Progressão na Hipnose é um trabalho terapêutico que permite ao individuo ensaiar mentalmente atitudes que o levaram a alcançar resultados positivos nas mudanças que irá programar em sua vida, através de um processo de transe hipnótico que permite ao profissional acessar com mais facilidade o inconsciente do paciente.

Como a técnica de Progressão funciona?

Como o próprio nome já sugere, a progressão é um trabalho voltado para o futuro. E através desta técnica que o hipnoterapeuta irá se orientar, a fim de encontrar os melhores tratamentos ao seu cliente.

Quando o sujeito se projeta no futuro, sem deixar, entretanto, de manter os pés no presente, é possível descobrir informações que nem ele mesmo tinha consciência. Por isso, a técnica de Progressão na Hipnose é ideal para nos guiarmos a caminhos positivos, precisos e necessários em nossas vidas.

Os benefícios da progressão hipnótica na terapia

  1. Projeção do seu “eu” no futuro!

Já se perguntou se a forma como você se enxerga é verdadeira ou distorcida? Nós seres humanos temos a tendência de nos colocarmos sob uma perspectiva vitimista ou até mesmo narcisista.

Através da terapia de Progressão o hipnoterapeuta irá levar a imaginação do cliente para o futuro, a fim de compreender como aquele sujeito se vê daqui cinco, dez, quinze anos. E através desta descoberta enraizada no inconsciente é possível trabalhar esta projeção, orientando este cliente para muitas mudanças positivas.

Vamos utilizar um exemplo de um cliente viciado em drogas; Este paciente afirma ter controle sobre o uso das drogas que utiliza, mas quando o terapeuta realiza o processo de progressão observa que o inconsciente deste individuo o mostra em um clinica de reabilitação daqui cinco anos.

Esta projeção não é a previsão do futuro, mas sim a forma como este sujeito se imagina no futuro, mesmo que de forma inconsciente. Assim, através desta progressão de idade, fica muito fácil trazer a realidade ao sujeito, ampliando sua visão e buscando atitudes que impactem positivamente nesta previsão.

  1. Uma segunda oportunidade

Quem de nós nunca se arrependeu de atitudes tomadas ou não tomadas, não é mesmo? Talvez a falta de demonstrações de carinho com o seu parceiro ou mesmo com um familiar, estejam impactando negativamente na sua vida e você nem saiba disso.

Através do acesso ao inconsciente num trabalho de progressão é mais fácil enxergar este déficit em sua vida e trabalhar para que isto não seja mais um problema. Ou seja, você tem uma segunda oportunidade de fazer tudo diferente.

Neste contexto, a progressão na hipnose costuma tornar os indivíduos muito mais amorosos, carinhos e empáticos, fazendo com que eles aproveitem muito mais o momento presente dentro de suas possibilidades!

  1. Alcance do alto desempenho!

Ademais, a Progressão na Hipnose é buscada por indivíduos que almejam atingir um alto desempenho, seja no âmbito profissional, pessoal, emocional, social, etc.

A progressão hipnótica tem ganhado espaço no mundo dos esportes. O que move um atleta é a vontade de vencer, e esta vontade deve ser trabalhada mentalmente para transpor as limitações físicas.

Neste sentido, a progressão ajuda na construção de crenças positivas, afinal, sabemos que é a mente que domina o corpo e, trabalhá-la para conquistar objetivos é a mais importante atitude na vida de um competidor atlético. Afinal:

 “Quando você deixa uma sugestão entrar, ela passa a fazer parte de você!”

 Gerald Kein

Quer aprender as técnicas da progressão?

No curso de hipnose online do IBND você aprende tudo sobre hipnose do absoluto zero e descobre as técnicas de progressão, de regressão e até mesmo princípios imprescindíveis da Programação lingüística (ou PNL).

A formação do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento é para você profissional que deseja agregar mais qualidade e eficiência no atendimento aos seus clientes e para você que busca o seu desenvolvimento pessoal através de um método cientificamente comprovado que pode mudar a sua vida e ressignificar experiências do seu passado e do seu futuro.

Conheça agora a formação em hipnose do IBND e viva um novo você ainda neste ano!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK