Produtividade no trabalho: como ter mais hoje em dia?

28/04/2021 às 18:17 Coaching

Produtividade no trabalho: como ter mais hoje em dia?

Neste mundo globalizado em que vivemos, muito se discute sobre produtividade, principalmente no âmbito profissional. Por ser uma qualidade fundamental dentro das empresas, milhares de colaboradores tentam mostrar o máximo de produtividade no dia a dia. Por isso, preparamos esse post que traz 8 dicas de ouro que podem aumentar a sua produtividade no trabalho. Vamos a elas:

1- Faça um bom gerenciamento do seu tempo

Essa talvez seja a principal dica para se conseguir mais produtividade no trabalho. Um profissional sempre deve saber gerenciar bem o seu tempo disponível. Dessa forma, procure sempre organizar suas reuniões, atividades e outros compromissos ao longo do dia, de uma forma otimizada. 

Quanto mais bem gerenciado for o seu tempo no trabalho, maior será a sua produtividade. Nunca se esqueça de fazer pausas regulares no trabalho, pois elas são essenciais para se manter a motivação em alta e ter mais disposição para continuar trabalhando com o máximo de empenho. 

2- Foque em uma tarefa por vez

Um dos grandes erros de milhares de profissionais que querem aumentar a produtividade no trabalho, é realizar diversas atividades ao mesmo tempo. Isso não dá certo e vai acabar fazendo você ficar perdido e estressado em meio a tantos afazeres pendentes.

Foque em apenas uma tarefa por vez e só passe para a próxima quando concluir a anterior. Mantenha a sua concentração somente naquela atividade que está sendo realizada. Lembre-se de que nada funciona quando queremos fazer tudo ao mesmo tempo. Não adianta querer “abraçar” o mundo!

3- Saiba delegar tarefas

Nenhum profissional, por mais talentoso que seja, consegue fazer tudo sozinho. Por isso, se você é um gestor ou líder, saiba delegar tarefas para as pessoas certas. Conte com profissionais altamente gabaritados em sua equipe para te ajudar com as atividades diárias. 

Pode acreditar, quando contamos com profissionais dedicados e motivados ao nosso lado, tudo flui naturalmente e com mais facilidade. Por isso, saber delegar tarefas a outros colaboradores também pode aumentar a sua produtividade e a sinergia no trabalho. A união faz a força, certo?

4- Fuja das distrações

Facebook, Instagram, Whatsapp e outras redes sociais são as grandes vilãs da produtividade no trabalho. Essas distrações roubam um tempo precioso durante o expediente na empresa e deixam a nossa produtividade lá embaixo. E as consequências podem ser desagradáveis, principalmente para você. 

Por isso, por mais que seja complicado, evite ao máximo qualquer tipo de distração. Elas não vão agregar nenhum valor no seu dia e podem interferir negativamente na sua produtividade. Sem mencionar que ficar navegando nas redes sociais em pleno horário de trabalho nunca é bem-visto. Uma dose de bom senso nunca é demais! 

5- Tenha hábitos saudáveis no dia a dia

A sua produtividade no trabalho também tem uma estreita relação com seus hábitos de vida. Dormir bem todas as noites, adotar uma dieta saudável, praticar atividades físicas regulares, ler, meditar e manter uma boa qualidade de vida, podem te deixar muito mais produtivo no dia a dia.

Hábitos saudáveis também podem te ajudar a manter o foco e a motivação diária, que são tão necessários no ambiente de trabalho. Pode até não parecer, mas a adoção de bons hábitos de vida podem favorecer a sua saúde física e mental, além de trazer mais bem-estar. Investir na hipnose também ajuda bastante. 

6- Aprenda a automatizar tarefas

Você sempre deve fazer o bom uso da tecnologia para te auxiliar no dia a dia dentro da empresa. Faça uma minuciosa análise de quais tarefas podem ser automatizadas através de ferramentas ou softwares. Isso pode ajudar bastante a aumentar a sua produtividade no trabalho. 

Automatizando determinadas tarefas, você pode se concentrar nas atividades mais complexas e que demandam mais tempo e atenção da sua parte. Isso pode fazer uma grande diferença em seu dia. Faça o teste e comprove! 

7- Crie um ambiente ideal para a produtividade

O ambiente ao seu redor pode interferir de forma positiva ou negativa em sua produtividade. Trabalhar em uma sala tranquila, organizada, limpa, arejada, silenciosa e que tenha móveis confortáveis, pode deixar sua produtividade nas alturas. Isso é um fato inquestionável. 

Dessa forma, procure criar um ambiente que seja propício para turbinar a sua produtividade no trabalho. Até a sua motivação, desempenho e concentração também podem aumentar bastante. E quem sai ganhando é você!

8- Faça um bom planejamento diário

Um profissional que não faz um planejamento das atividades diárias, seguramente não consegue ser produtivo. Dessa forma, faça um planejamento de tudo que precisa ser realizado no dia seguinte de trabalho. Você pode usar a planilha do Excel, ferramentas online ou até a sua agenda. 

Não se esqueça de destacar as tarefas mais urgentes e que demandam mais tempo e energia da sua parte. Uma boa dica é estabelecer metas diárias ou semanais, pois isso pode te ajudar a criar ainda mais motivação no dia a dia. Planeje o seu dia de trabalho! 

 Agora basta seguir as nossas dicas sobre como aumentar a produtividade no trabalho e atingir seus objetivos profissionais. Mantenha o foco e boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK