Dinâmica trabalho em equipe: conheça 4 tipos

24/04/2021 às 18:17 Coaching

Dinâmica trabalho em equipe: conheça 4 tipos

Dentro do ambiente de trabalho, precisamos vencer alguns desafios diários. Conseguir manter a motivação e o bom entrosamento dos membros da equipe sempre em alta, pode ser uma tarefa complicada para os gestores ou líderes. Por isso, preparamos esse post que traz 4 tipos de dinâmicas para trabalho em equipe que podem te ajudar com essa missão e ainda aguçar o seu mindset. Preparado para fazer a sua empresa prosperar ainda mais? Vamos lá!

Dinâmica para um maior entrosamento entre os colegas

O principal objetivo dessa dinâmica para trabalho em equipe é fazer com que cada membro se conheça um pouco mais. Se você tiver uma grande equipe de 20 ou 30 pessoas , por exemplo, recomendamos dividi-la em grupos menores para facilitar o processo e permitir a participação de todos os integrantes de maneira igualitária. 

Essa dinâmica funciona da seguinte forma: cada funcionário vai entrevistar algum colega de um outro grupo e, posteriormente, deverá ser entrevistado. Cada grupo deve elaborar as perguntas que serão feitas. Todo esse processo vai proporcionar um maior conhecimento de todos os membros da sua equipe, que vão contar um pouco da sua história e experiência de vida. 

Outro ponto crucial dessa dinâmica é o destaque da extrema importância de saber escutar o outro colega de trabalho. Quando se conhece um pouco mais as outras pessoas que trabalham conosco, torna-se possível estabelecer um vínculo maior, assim como uma compreensão mais sensata dos comportamentos alheios. 

Dinâmica da Ilha do Tesouro

Essa dinâmica para trabalho em equipe também pode turbinar a motivação dos seus colaboradores, bem como a sinergia deles. Para essa atividade será necessário algumas folhas de jornal e uma deliciosa guloseima, que deverá representar o tesouro.  O líder deve colocar o petisco em cima de uma das folhas de jornal aberta, em algum canto da sala.

Os integrantes devem ser divididos em duplas, recebem uma folha de jornal e deverão ficar em pé sobre ela. Cada dupla deverá ficar posicionada estrategicamente do lado oposto ao tesouro e precisa pegá-lo antes dos outros colegas. Ganha a dupla que conseguir chegar até o tesouro andando somente em cima da folha de jornal, que não pode ser rasgada. 

O objetivo é estimular ainda mais o trabalho em equipe e fomentar a ideia de que ele é importante para se alcançar determinado objetivo. A sinergia deve ser grande entre a dupla que conseguir vencer esse baita desafio. No final, o aprendizado pode ser grande e proveitoso. 

Dinâmica das mãos dadas

Mais uma excelente dinâmica para trabalho em equipe que pode promover uma maior interação de todo o grupo, bem como estimular a habilidade de liderança. Todos os membros da equipe devem dar as mãos e formar uma grande roda no centro da sala. Cada integrante deve memorizar os nomes de quem está dando a sua mão direita e esquerda. 

Feito isso, todos devem soltar as mãos e andar livremente pela a sala. O líder da dinâmica deve demarcar um espaço no centro da sala e pedir para todos os participantes se posicionarem dentro dele, mesmo que se apertam para isso. Em seguida, todos os membros devem se posicionar de maneira que consigam dar as mãos da mesma forma do início da atividade, mas sem sair do espaço demarcado. 

O mais interessante de tudo isso: para que todos consigam dar as mãos como no início, será preciso que os integrantes trabalhem em plena sincronia, coordenando os movimentos e unindo esforços para alcançar esse objetivo. Através dessa dinâmica, é possível identificar futuros líderes para a sua organização. 

Dinâmica “quem eu levo?”

Essa dinâmica para trabalho em equipe também é interessante. A pessoa que está comandando essa atividade deve distribuir uma folha em branco, uma caneta e um envelope para cada participante. Depois, cada um deve responder as 3 questões abaixo, mas sem se identificar: 

  • Qual membro desse grupo você gostaria que estivesse contigo em uma ilha deserta? 

  • Você precisa organizar uma festa/evento. Qual pessoa desse grupo você convidaria para te ajudar nessa missão? Por que? 

  • Você foi contemplado com uma viagem. Cite 3 pessoas dessa equipe que você levaria contigo. 

Depois que todos responderem e colocarem a folha de respostas dentro do envelope, começa a contagem dos nomes que foram os mais escolhidos entre as 3 perguntas. O primeiro colocado de cada pergunta deve ganhar um prêmio simbólico. 

Essa atividade é perfeita para identificar os colaboradores que tenham o perfil de liderança e, sobretudo, permitir elaborar estratégias para fazer a inclusão dos participantes que não foram mencionados em nenhuma das respostas. 

Vantagens da dinâmica trabalho em equipe

Conheça as principais vantagens para uma organização que investe em dinâmicas para incentivar o trabalho em equipe: 

  • Aumento da confiança entre os colaboradores no dia a dia; 

  • Fomento da sinergia, que é uma qualidade essencial dentro das empresas; 

  • Mais empatia entre os funcionários, o que contribui para um melhor clima organizacional; 

  • Melhora da comunicação ativa entre os setores da empresa;

  • Considerável aumento da motivação dos funcionários; 

  • Aumento do nível de compromisso com o trabalho por parte dos colaboradores. 

Agora que você conheceu alguns tipos de dinâmica para trabalho em equipe, que tal adotar essa prática em sua empresa para fazê-la prosperar ainda mais no mercado?  

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK