Coaching de carreira: o que é e como ele pode te ajudar

17/05/2021 às 17:35 Coaching

Coaching de carreira: o que é e como ele pode te ajudar

Você está precisando renovar o seu ânimo profissional? Pensar em mudar de carreira? Está se sentindo estagnado e não consegue crescer profissionalmente? Então, o coaching de carreira é uma excelente alternativa para buscar novos ares.

Assim como outros tipos de coaching, esse processo é bem objetivo, focando em ajudar pessoas a atingirem resultados rápidos. Existem diversos tipos de abordagens, no coaching de carreira, o foco é voltado ao meio corporativo, refletindo e adotando um novo modelo de crescimento para a vida profissional.

O que é coaching de carreira?

O coaching de carreira é o nicho de coaching que foca na carreira do coachee. Dessa maneira, o processo se estrutura com a aplicação de ferramentas para que o coachee possa definir melhor e tomar decisões assertivas no meio profissional.

A expectativa é que a pessoa que passe pelo processo consiga retomar o crescimento profissional e possa encontrar felicidade e reconhecimento no seu trabalho. Se pararmos para refletir, perceberemos que existem diversas questões envolvidas no dia a dia de trabalho.

Muitos vivem se perguntando: quando é hora de mudar de emprego? Como consigo uma promoção no trabalho? Será que seria melhor mudar de carreira? Como defino metas de crescimento profissional?

E o coach pode ajudar a encontrar essas respostas. Através das técnicas e ferramentas da metodologia, o coachee terá a possibilidade de elucidar as dúvidas que pairam na sua mente, e com isso conseguirão tomar decisões assertivas que podem fazer toda a diferença para o seu futuro profissional.

Para quem é indicado e o que esperar do coaching de carreira?

O coaching de carreira é um nicho de coaching bastante procurado por jovens profissionais, mas ele é uma excelente opção para todos que quiserem definir novos e melhores rumos para a vida profissional. Quem está em dúvida sobre o que fazer com a carreira, tem no coaching um grande aliado para ajudar a elucidar as suas questões.

Confira abaixo quais são os principais objetivos que os coachees buscam ao fazer este processo:

  • Definir o que realmente eles querem da carreira, querendo definir propósito, o significado e dar valor ao real desejo de trabalho.
  • Definição de planejamento, os profissionais querem ser ajudados a montar um planejamento de carreira de curto, médio e longo prazo
  • Buscam estratégias eficazes para equilibrar os objetivos pessoais e profissionais
  • Querem aprender a se comunicar melhor, falando sobre as suas habilidades com mais desenvoltura e assertividade
  • Estão buscando se preparar para uma empreitada de entrevistas de emprego
  • Buscam por alternativas que os ajudem a potencializar e aumentar o seu networking
  • Querem aprender a aumentar a sua produtividade, obtendo mais poder de foco e concentração

Como todo processo de coaching, o coach não dá uma fórmula pronta para o crescimento profissional, ele utiliza as ferramentas da metodologia para ajudar o coachee a descobrir suas próprias respostas. Dessa maneira, o coach ajuda pessoas a desenvolver o autoconhecimento, habilidade importante para a vida profissional e para a vida pessoal.

Conheça o nosso curso de coaching.

Quais são os principais benefícios do Coaching de Carreira?

Além de entender o que é como funciona o processo, é preciso entender como o coaching de carreira pode lhe ajudar. Então, separamos os principais benefícios desse processo para a sua carreira, confira abaixo:

Maior produtividade

Se você deseja entender como ser mais produtivo e tem até tentado melhorar a sua produtividade sem sucesso, o coaching de carreira pode te ajudar bastante aqui. Durante o processo, você terá insights que lhe ajudaram a aumentar a sua produtividade de maneira natural.

Isso acontece porque com o coaching, você aprenderá a gerir melhor o seu tempo, determinar melhor as suas prioridades para aumentar as chances de alcançar suas metas e conquistas objetivos.

Acelerar o crescimento profissional

Com o coaching de carreira, você terá as ferramentas para montar um plano de carreira assertivo. E dessa forma, você poderá definir metas e objetivos tendo uma estratégia para seguir desenvolvendo habilidades e se aproximando de seus anseios profissionais.

O coaching é uma metodologia que foca em traçar um plano efetivo e colocá-lo em prática. Logo, o coach também irá lhe ajudar a alcançar esses objetivos, acompanhando todo o processo e lhe ajudando a aperfeiçoar os detalhes, tornando o seu planejamento cada vez mais eficiente.

Dar um fim a estagnação

Muitas pessoas simplesmente não conseguem avançar profissionalmente e ficam por meses e anos em uma “zona de conforto” que não lhes faz avançar, apenas regredir. O coaching de carreira é o processo que ajuda estas pessoas a sair da estagnação.

O coach irá lhe ajudar a buscar novos rumos profissionais, colocar um ponto final nos medos e receios de mudar de carreira, buscar novas promoções ou abrir o próprio negócio, por exemplo. No processo, você recebe uma injeção de autoconfiança, que pode ser um fator determinante para voltar a crescer profissionalmente.

Faça a nossa Formação de Coaching!

Seja referência em uma das melhores profissões da atualidade. Aprenda com a gente! Faça a Formação em Coaching do IBND.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK