Principais lições do livro: A Tríade do Tempo - Um livro de Christian Barbosa

31/10/2019 às 16:48 Dicas Livros

Principais lições do livro: A Tríade do Tempo - Um livro de Christian Barbosa

O livro “A Tríade do Tempo” é de autoria do brasileiro Christian Barbosa, um dos maiores especialistas em produtividade no Brasil.

A obra apresenta uma nova metodologia de produtividade, dividida em etapas e definindo prioridades da maneira correta para manter a vida profissional e pessoal nos eixos.

Nesse texto, vamos listar as principais lições que o livro passa para tornar a sua vida mais produtiva.

Christian Barbosa destrincha todos os aspectos relacionados a produtividade, apresentando uma fórmula que permite ser mais produtivo e nunca mais esquecer de nenhuma tarefa importante.

Produtividade é um assunto muito abordado no Curso de Coach.

Confira as principais lições do livro A Tríade do Tempo abaixo:

Três esferas de prioridades

O autor faz uma divisão das tarefas do dia a dia em três esferas de prioridades, são elas: as tarefas urgentes, as tarefas importantes e as tarefas circunstanciais.

Veja abaixo como definir cada tipo de tarefa em sua vida:

Tarefas urgentes

As tarefas urgentes, como o próprio nome já explicita, são aquelas precisam ser feitas o mais rápido possível. São ações que você precisa fazer o mais rápido possível para evitar estresses e outras ações negativas no seu cotidiano.

Sabe aquelas tarefas de escola e trabalho que deixamos para a última hora? Então, elas se tornam tarefas urgentes. Da mesma maneira, como adotar o hábito de realizar atividades físicas é urgente para a saúde de uma pessoa obesa e sedentária, por exemplo.

Essas são ações que você não pode mais adiar, deixar para depois, porque deixar de realizá-las pode gerar problemas em sua vida pessoal e profissional.  Para te ajudar a lidar com as tarefas urgentes, Christian Barbosa traz algumas dicas como:

  • Planejamento: Se você sabe que precisa entregar um trabalho daqui a 7 dias, por que deixar para a última hora? Planeje-se e faça, pelo menos, uma parte do trabalho todos os dias até completá-lo.
  • Diga Não!: Quantas tarefas pegamos para fazer e que na verdade não são tão importantes? Aprender a dizer NÃO é essencial para não acumular tarefas desnecessárias.
  • Repasse tarefas: Muitas tarefas no dia a dia podem ser repassadas para outras pessoas, essa é uma maneira de tirar o peso de muitas tarefas em um único dia.

Tarefas Importantes

As tarefas importantes são as ações que trazem ou geram resultados importantes e positivos para o seu dia.

Fazer exercícios físicos, por exemplo, é essencial para manter uma boa saúde. Estudar para uma prova ou fazer um curso é essencial para agregar mais valor ao currículo e ter uma carreira de sucesso.

Separar um tempo do seu dia para fazer as atividades que realmente podem te gerar bons resultados futuros é essencial para ser produtivo e se manter produtivo ao longo do tempo.

Tarefas circunstanciais

As tarefas circunstanciais são aquelas que estamos acostumados a fazer por conta dos nossos próprios hábitos.

Porém, essas ações não agregam ou fazem diferença em nossas vidas e por isso devem ser deixadas de lado. Passar por um processo de coaching, por exemplo, pode ajudar a mudar certos hábitos negativos.

 

Esse tipo de tarefa difere de pessoa para pessoa. Para dar alguns exemplos básicos, podemos dizer que as horas que passamos em frente a TV ou checando as redes sociais são tarefas circunstanciais.

Isso não quer dizer que você tenha que deixar de ver TV e checar as redes sociais, mas que precisa ter um controle sobre esses hábitos para que eles não atrapalhem o seu dia a dia e te façam perder em produtividade.

Metodologia da Tríade do Tempo

A solução para colocar as tarefas em ordem e ser mais produtivo é a metodologia da Tríade do Tempo.

Christian Barbosa representa, simboliza, o método através da estrela de cinco pontas, indicando que o processo é cíclico e contínuo. Veja as etapas da Tríade do Tempo abaixo:

Identidade

A primeira etapa da Tríade do Tempo é a Identidade e está diretamente ligada ao autoconhecimento. Para o autor, quem deseja ser mais produtivo, deve refletir sobre a sua própria vida.

Apenas buscando o autoconhecimento uma pessoa pode entender os seus gostos pessoais, os seus sonhos e descobrir fatores que a estejam impedindo de conquistá-los. Essa é uma parte da metodologia que só você pode alcançar.

E o processo de coaching pode te ajudar, o coach é um profissional especializado que através de perguntas chave pode te levar a uma reflexão profunda sobre a sua vida em vários aspectos.

Acabar com a procrastinação é o desafio a ser superado e nós podemos te ajudar com o Curso de Coaching

Metas

Estipular metas para alcançar os seus objetivos é essencial para se tornar mais produtivo.

Quando não se sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, então colocar metas é uma maneira de ter mais foco nas conquistas que você espera alcançar em curto, médio e longo prazo.

Sempre tenha as metas na mão, anotadas em um caderno, no quadro de avisos do seu quarto, num aplicativo de celular.

O ideal é que você possa estar sempre se lembrando das metas que possui e dos meios que definiu para alcançá-las.

Planejamento

Planejar os próximos passos é essencial para a produtividade. Além de saber onde você quer chegar, você precisa traçar o caminho para chegar lá.

Então planeje o seu mês, a sua semana, com a maior antecedência possível.

Anote todas as tarefas importantes e urgentes da próxima semana, definindo horários e tempo de duração de cada uma delas.

Dessa maneira, você consegue terminar tudo dentro do prazo e pode ainda se antecipar a algum imprevisto de última hora.

Organização

Manter as coisas organizadas também é um grande auxílio para ter um dia mais produtivo. Todo dia recebemos novos e-mails. 

Dependendo do trabalho, lidamos com muitos arquivos, muitos links, então é preciso deixar tudo organizado para desenvolver nossos trabalhos com agilidade e qualidade.

Deixe uma hora do seu dia para organizar sua vida virtual e para arrumar a sua casa, o seu ambiente de trabalho.

Isso é essencial para garantir que você tenha tudo o que for necessário a mão para que o seu trabalho flua no dia a dia.

Execução

Executar as tarefas é essencial para tornar o dia mais produtivo. Afinal, produtividade é executar tarefas com qualidade.

Utilize a divisão das tarefas em três esferas, como falamos acima, para conseguir definir a execução de cada uma delas de acordo com o seu nível de prioridade.

Assim, fica muito mais fácil realizar todas as tarefas necessárias do dia.

Com o tempo, você irá perceber que o seu dia está fluindo melhor e verá que as mudanças propostas pelo livro “A Tríade do Tempo” estão fazendo toda a diferença no seu dia a dia e lhe tornando uma pessoa mais produtiva.

Gostou deste artigo? Veja mais em nosso blog. Conheça o nosso Curso de Coach.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK