Principais Ensinamentos do livro: Roube como um Artista, de Austin Kleon

23/10/2019 às 12:15 Dicas

Principais Ensinamentos do livro: Roube como um Artista, de Austin Kleon

O livro “Roube como um artista” de Austin Kleon vem para nos ensinar várias lições sobre produtividade e criatividade. As dicas contidas na obra são essenciais para termos mais ferramentas contra o bloqueio criativo.

E como ser criativo é essencial em qualquer profissão, na era digital e na vida, por que não explorar mais isso?

 A criatividade é uma excelente ferramenta para driblarmos momentos difíceis no trabalho e na vida, ela nos traz a capacidade de improvisar em qualquer situação, e isso é de grande valia.

Os ensinamentos do livro de Austin Kleon vão te mostrar como potencializar o uso da criatividade em sua vida.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Confira abaixo os principais ensinamentos do livro “Roube como um Artista”:

Nada e nem ninguém é totalmente original

Já ouviu aquela frase: Nada se cria, tudo se copia? Bom, até certo ponto ela faz muito sentido.

Se pararmos para pensar nem nos nossos aspectos físicos são originais, afinal herdamos características dos nossos pais e também herdamos deles características morais, de acordo com a criação que tivemos.

E isso não é nada original, pelo contrário, se pararmos para pensar estamos apenas reproduzindo comportamentos.

Tudo o que consumimos no dia a dia nos transforma em pessoas que queremos ser, nos dá o que queremos ter, mas não significa que isso é ser original.

E, embora não pareceça, o fato de algo não soar original trava muitas ideias e ações na vida pessoal e profissional.

Te garanto que, se você puxar da memória, se lembrará de algum amigo que não abriu um negócio porque não teve uma ideia original ou que não quis comprar tal produto por que ele não era original e todo mundo podia ter.

Em resumo, tentar ser totalmente original é perda de tempo e acaba afetando negativamente a sua criatividade.

Na expectativa por ideias 100% originais, deixamos no esquecimento muitas ideias boas que poderiam ser mais bem difundidas.

E, para ter certeza disso, basta perceber que toda ideia, todo novo projeto surgiu por inspiração de outra ideia, outro projeto.

Isso acontece desde o início do mundo, então por que tentar ser 100% original, não é mesmo?

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Pegue o que cada ideia, cada projeto tem de melhor e desenvolva a sua própria ideia

Como dissemos acima, uma ideia sempre surge a partir de outra ideia. Desde os filósofos da idade média, as ideias são difundidas dessa forma.

Todas as correntes de pensamento que surgiram no mundo tiveram como base ideias de outras correntes e assim formaram um novo pensamento.

Trazendo para o século 21, o que quero dizer é que o princípio de “Roubar como um artista”, busca mostrar que a criatividade surge através da inspiração.

Logo, quanto mais inspirações você tiver, mais o seu projeto tende a ser “original”.

Digamos que você esteja querendo entrar no mercado da moda. Bom, já existem inúmeros estilistas famosíssimos na área, então como ser criativo?

Separe uma lista de profissionais inspiradores e faça uma junção de todas as suas melhores ideias. Pronto! Você ter um estilo novo e “original em mãos”.

Você vai descobrir que nunca vai conseguir ser igual aos outros

Esse é um ensinamento valioso do livro “Roube como um Artista”. E para entender é bem simples: da mesma forma que nunca seremos totalmente originais, também não conseguiremos copiar perfeitamente os outros, por mais que nós tentemos.

Não acredita? Então faça um teste! Pegue as melhores ideias das pessoas que você admira e tente fazer igual ao que eles fazem.

Você perceberá que não consegue imitar nada da mesma forma como outra pessoa faz, e é aí que entra a criatividade e torna seus projetos únicos.

Isso acontece simplesmente por conta do seu caráter, das suas opiniões, das suas habilidades e do seu conhecimento, eles são diferentes dos das pessoas que te inspiram.

E visões de mundo e competências diferentes geram resultados diferentes, concorda?

Pensando dessa forma, chegamos à conclusão que: não conseguimos criar nada totalmente original e nem reproduzir com perfeição o que já existe.

E assim entendemos o que a criatividade faz por nós, ela nos ajuda a pegar ideias prontas e difundi-las ou reformulá-las a nossa maneira.

Coloque seus projetos no papel

Depois da chegada da era digital, fazemos tudo no computador, não é? E por isso Austin Kleon nos dá uma dica valiosa para aguçar a criatividade: saia do computador e coloque todas as suas ideias no papel.

Faça um teste! Experimente pegar papel, lápis e caneta e ir para um canto da casa, o mais longe possível do computador.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Encontre um local confortável para apoiar o papel e para se sentar e comece a escrever. Você verá que as ideias começaram a surgir pouco a pouco, e quando você perceber, já teve várias ideias para o seu novo projeto.

A criatividade flui nesses momentos de tranquilidade e desconexão do mundo. Foco total no seu projeto e vá puxando as ideias.

Você não precisa nem chegar perto do computador para isso, afinal as suas referências estão na sua memória, tudo o que você viu e que realmente te inspirou estará na sua mente e vira à tona nessa hora.

Explore o mundo

O computador é uma grande mão na roda, mas pode trazer desvantagens substanciais para a nossa criatividade. O profissional criativo é aquele que gosta de explorar o mundo além da tela do PC!

Então, como último ensinamento do livro “Roube como um Artista”, a dica é: saia de casa, passeie bastante, conheça novos lugares, estude sobre novos assuntos, temas novos e antigos, conheça novos costumes, novas culturas.

Isso será muito enriquecedor para o seu leque de inspirações e para criações de ideias únicas e o mais originais possíveis.

Gostou deste artigo? Veja mais artigos em nosso blog e conheça a nossa Formação em Coaching.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

  • DESCONTO DE ATÉ 60%
  • ATÉ 60%
Todos os Direitos Reservados ®