Presenteísmo: conheça esse fenômeno e os seus impactos.

10/01/2023 às 15:42 Coaching Dicas

No mercado de trabalho, é cada vez mais comum observarmos colaboradores presentes no seu posto de trabalho, mas sem interesse e dedicação nos projetos que estão tocando, o que gera tanto prejuízo quanto a ausência dos colaboradores por motivos de saúde, por exemplo.

O presenteísmo é um ponto de atenção e cabe ao RH conhecer esse conceito para agir de maneira eficaz em casos como esses.

Para falar mais sobre este tema, convidamos especialistas em treinamento empresarial e coaching do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) para discutir as possíveis causas e soluções para o presenteísmo, uma síndrome que vem crescendo de forma desenfreada entre os profissionais.

Continue acompanhando!

O que é o presenteísmo?

Presenteísmo é a ação de estar presente em seu local de trabalho, dentro da jornada estabelecida pelo contrato com a organização, mas com os pensamentos em outro lugar. Está presente na ansiedade para chegar o horário de bater o ponto, mesmo que não exista nada específico a ser feito após o trabalho.

Mas como identificar essa situação nos colaboradores?

 Ainda que não possa ser diagnosticado, o presenteísmo se revela através de acontecimentos como:

  • Erros básicos na produção do dia a dia: se o funcionário começa a errar tarefas simples e que ele sempre concluiu com maestria, isso pode apontar um baixo engajamento com o trabalho.

  • Queda brusca de produtividade: a redução da quantidade de trabalho entregue também pode ser um indicativo de que o colaborador passa os dias “diluindo” o trabalho para precisar fazer o menor esforço possível durante sua jornada.

  • Queda no padrão de qualidade: se o funcionário passa a entregar uma quantidade muito maior de trabalho, mas com menos qualidade que o comum, também se acende o alerta de presenteísmo.

As principais causas do presenteísmo

Em sua grande maioria, o presenteísmo está ligado a problemas emocionais que, de alguma forma, estão impactando a produtividade do colaborador. Contudo, algumas outras situações também podem provocar o presenteísmo.

  1. Alta demanda

Um colaborador que se sente sufocado com a alta demanda no dia a dia, passa por altos picos de estresse que, logicamente, afetam o seu psicológico e o impede de agir para entregar as demandas dentro do prazo. 

  1. Problemas pessoais

Problemas pessoais podem afetar de maneira direta a vida profissional. Problemas com relacionamentos, familiares ou com amigos podem ser uma das causas da procrastinação do colaborador, afinal, a sua mente está focada em resolver uma situação que não tem nada a ver com as suas tarefas profissionais.

  1. Insatisfação profissional

Um colaborador que acredita não ter um trabalho condizente com os desafios e responsabilidade que esperava no momento da contratação tende, além da insatisfação com a empresa, a ter um presenteísmo despertado. 

Como lidar com essa situação?

Aposte em feedbacks constantes

Além de mostrar ao colaborador como a sua trajetória está sendo avaliada, um feedback certeiro representa uma oportunidade para que ele cresça como profissional.

Outro aspecto importante é diminuir a sensação de insegurança e abrir espaço para que ele também fale sobre como está se sentindo e sobre as dificuldades que tem encontrado, criando um ambiente com segurança psicológica.

Incentive um plano de carreira

Mostrar ao colaborador que existem possibilidades para ele crescer dentro da empresa é importante para mantê-lo determinado e empenhado em suas funções. E um plano de carreira estruturado serve muito bem neste caso. 

Invista em ações de comunicação interna

Por fim, vale mostrar para a equipe os esforços que estão sendo feitos para garantir um clima saudável e agradável no ambiente de trabalho.

Uma boa ferramenta para isso é o marketing interno (ou endomarketing), com ações de comunicação interna. Essas iniciativas podem vir em forma de  desconto em serviços de lazer, espaços de descanso na empresa e atividades para integrar todos os setores da organização, por exemplo. 

Quer ter uma equipe altamente produtiva? Conheça a solução do IBND!

Através da leitura deste conteúdo você deve ter percebido que os resultados e crescimento da sua empresa pouco ou nada têm a ver com as habilidades técnicas do seu corpo funcional, certo?

Aprender a engajar, reter e motivar os colaboradores é uma soft skill de liderança grande valia no mercado de trabalho. E com o treinamento corporativo oferecido pelo Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento - IBND a sua empresa tem muito a ganhar!

Trata-se de um moderno e dinâmico treinamento que pode ser aplicado em toda a organização baseado em competências comportamentais e com algumas competências técnicas que serão direcionadas aos objetivos da empresa para que os participantes tenham atitudes profissionais de alta performance alinhadas ao seu objetivo.

Lembre-se: Estado de espírito, problemas pessoais, brigas em casa, abalos emocionais, fins de relacionamento, ansiedade, burnout, sem o treinamento adequado são fatores que prejudicam o desempenho de um funcionário no ambiente de trabalho. Se sua organização deseja avançar para o próximo nível com equipes robustas e geradoras de resultados, entre em contato com o IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK