Comportamentos tóxicos normalizados pela sociedade e que você deve evitar!

18/04/2022 às 20:37 Dicas

Comportamentos tóxicos normalizados pela sociedade e que você deve evitar!

Você sabe reconhecer as suas limitações e defeitos tão bem quanto sabe listar as suas qualidades e acertos? Reconhecer a nossa humanidade de forma plena e inteiriça, ou seja, sabendo dos seus pensamentos e ações não tão “nobres” pode não ser uma tarefa simples e muito menos prazerosa. Todavia, é necessária!

Muitas vezes, nossos pensamentos e comportamentos passam dos limites e podem causar tristeza e mal estar não apenas a nós mesmos, mas também as pessoas próximas. E isto é o que chamamos de comportamentos tóxicos.

O que são os comportamentos tóxicos?

A palavra ‘tóxico’ é definida como aquilo “que ou o que produz efeitos nocivos no organismo” ou “que ou o que contêm veneno” e no campo da psicologia, esta definição não é completamente descabida. 

Comportamentos tóxicos são aqueles que causam mal a nós mesmos ou a terceiros, e estes comportamentos são venenosos no ponto que podem minar relações e fazer com que percamos oportunidades no trabalho, por exemplo. 

Sejamos sinceros: todos nós já agimos toxicamente, causando danos em um momento ou outro. Mas quando este comportamento se torna recorrente, pode ser fundamental saber identificá-los e agir com o intuito de reverter suas atitudes sempre que possível. 

Os 6 comportamentos tóxicos mais comuns 

A seguir, confira seis comportamentos tóxicos mais frequentes entre as pessoas e que infelizmente já são considerados “normais” pela nossa sociedade:

  1. Levar tudo para o lado pessoal

Muitas pessoas expressam comportamentos tóxicos quando acreditam que tudo que acontece na vida é um ataque direto a elas. E a grande realidade é: o que as pessoas fazem e dizem para você diz mais sobre elas do que sobre você.

Nós reagimos de acordo com nossos filtros internos, perspectivas, feridas e experiências. Se as pessoas acreditam que você é ruim, novamente, isso diz mais sobre elas. Porém, não caia na tentação do narcisismo e não ignore os feedbacks. Apenas saiba filtrar o que é construtivo e o que não é e pare de levar tudo para o lado pessoal.

  1. Pensamentos negativos

Lidar com pessoas obcecadas por pensamentos negativos e que reclamam constantemente sobre coisas que aconteceram ou que poderiam acontecer é árduo.  Pessoas negativas se recusam a ver o lado bom da vida e as lições positivas que poderiam tirar das situações de que tanto reclamam. 

Pessimismo é uma coisa, mas permanecer perpetuamente preso neste ciclo de reclamações e negativismo é uma maneira tóxica de levar a vida e se você vive desta forma saiba que você pode (e deve!) mudar esta situação.

  1. Vitimismo 

Acreditar que você é a vítima de tudo e que não pode e não é capaz de mudar a direção em que sua vida segue é uma postura tóxica que, sem você saber, o está mantendo preso e diminuído. 

Ao nos vitimizarmos com constância passamos a acreditar piamente que somos incapazes e fracos para mudar nosso destino e correr atrás do que desejamos. Mas acredite: quando você parar de choramingar poderá ver que você é muito mais poderoso e capaz do que achava!

  1. Falta de empatia

Um dos comportamentos mais tóxicos e lembrados pelas pessoas é a falta de empatia e a crueldade. Vemos isso todos os dias nas redes sociais, por exemplo, onde as pessoas são cruéis com os outros só porque “podem”.  Ser desumano e machucar os outros é uma característica básica de pessoas tóxicas. 

  1. Reação explosiva e descontrolada

A incapacidade de controlar as emoções é um comportamento tóxico. Todos nós conhecemos alguém que explode com o menor dos problemas, seja na fila do supermercado ou numa discussão com o cônjuge. 

E se você é a pessoa que perde a cabeça toda hora, talvez seja interessante buscar ajuda profissional para (re) ganhar o controle das suas emoções e entender o que te leva a esta reação explosiva, visando a sua inteligência emocional.

  1. Necessidade de aprovação constante 

Pessoas que constantemente perseguem validações dos outros, que são obsessivas quanto a atingir metas; que se gabam o tempo todo e que precisam provar seu valor toda hora são extremamente tóxicas e sugadores de energia. 

Pessoas que agem de tal maneira não compreendem que a vida vai muito além de atingir metas e estar a todo o momento certo. A vida é uma jornada e neste processo o que mais importa é aprender e ajudar aos outros no seu processo de crescimento.

Agora que você já conhece os seis comportamentos tóxicos mais comuns, pare para refletir se você possui algum destes comportamentos e, se for preciso, saiba que é totalmente possível reverter esta situação e agir com mais inteligência emocional. 

Se você quer desbloquear todo seu potencial, quer condicionar sua mente para o sucesso e construir uma vida mais feliz e estável, conheça o curso de pnl do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK