Power Skill: o que esse termo significa?

10/01/2023 às 15:59 Coaching

Power Skill: o que esse termo significa?

Dentro do abrangente universo de recursos humanos, muito tem se falado sobre as habilidades de soft skills e hard skills, visto que são traços comportamentais e habilidades técnicas que fazem um bom profissional que é almejado pelas empresas. Mas pouco ainda se sabe a respeito de um novo conceito: as power skills.

Para que você entenda tudo sobre esse assunto, convidamos os profissionais em coaching do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) para explicar o que é e quais são as power skills e como é possível desenvolver essas habilidades dos profissionais do futuro.

Vamos lá? Boa leitura!

Hard skills VS Soft skills

Antes de falar sobre as power skills, é preciso darmos um passo para trás e entender as hard e as soft skills, dois conceitos que já fazem parte da realidade de RHs de empresas de diversos setores.

Hard skills

Todo conhecimento técnico e teórico obtido por meio de aprendizado é considerado uma hard skills. Trata-se, portanto, de habilidades tangíveis que podem ser validadas por meio de testes e provas.

Esse princípio se aplica a qualquer campo de estudos. Desde cursos profissionalizantes e técnicos até as graduações, mestrados e doutorados, todos são focados no desenvolvimento das hard skills.

Soft skills

As soft skills, por sua vez, são as competências interpessoais e as habilidades comportamentais que não podem ser facilmente avaliadas ou mensuradas. Elas podem mudar com o tempo e são difíceis de mensurar.

Esse tipo de ensinamento, geralmente, ocorre com o decorrer da vida, à medida que vivemos experiências, lidamos com as pessoas e aprendemos a conviver em sociedade.

O que são power skills?

No mercado de trabalho atual, na era da transformação digital e das demandas cada vez mais exigentes dos consumidores, o profissional ideal é aquele que possui tanto as soft skills quanto as hard skills. Ou seja, ele deve ser tecnicamente competente em sua profissão e, ainda, saber se comunicar bem e se relacionar com os membros da equipe e clientes.

É justamente a soma das habilidades técnicas com as aptidões comportamentais que definem o conceito de power skill. Em outras palavras, é quando o colaborador tem seus conhecimentos técnicos potencializados e, ainda, consegue elevar sua capacidade profissional para lidar com o cotidiano corporativo.

Trata-se de habilidades poderosas - por isso “power” skills - que toda empresa moderna busca no mercado de trabalho.

Conheça algumas das principais power skills

Criatividade, organização, inteligência emocional são apenas alguns dos exemplos mais citados de power skill que você poderá encontrar durante as suas pesquisas pelo termo. Porém, vale a pena destacar 4 power skills que são primordiais no mercado de trabalho atual; conheça-as.

  1. Comunicação clara e assertiva

Seja em um e-mail ou em uma reunião presencial, todos devemos saber nos comunicar no ambiente de trabalho. Em geral, pessoas com boa capacidade de comunicação têm a tendência a se tornarem bons líderes, pois são muito procurados por outros colaboradores e dominam a versatilidade dentro de diferentes contextos comunicativos.  

  1. Proatividade

Ser proativo é ver algo que precisa ser feito e simplesmente ir lá e fazer, sem esperar que outra pessoa lhe dê a ordem para agir. Essa power skill está muito ligada à autoconfiança, ou seja, em confiar na própria habilidade e no próprio julgamento, agindo de forma antecipada, seja na prevenção de problemas, seja na resolução de erros já identificados.

  1. Autogestão

A autogestão, como você deve imaginar, está muito ligada à proatividade. O seu significado consiste em “gerir a si mesmo”, ou seja, organizar-se sem tanta necessidade de alguém, presente o tempo todo, dizendo o que deve ser feito.

A autogestão demanda outras capacidades como gestão de tempo, inteligência emocional, organização, planejamento estratégico e a capacidade de analisar cenários enxergando pontos de melhoria. 

  1. Empatia

Ser empático consiste em colocar-se mentalmente no lugar de outra pessoa, imaginando quais seriam os seus pensamentos, sentimentos e atitudes, caso você estivesse na pele dela. E qual o benefício desta power skill?

A empatia é o que faz com que ajamos com responsabilidade e respeito aos nossos colegas de trabalho, contribuindo para um ambiente psicologicamente seguro, onde todos se sentem à vontade para compartilhar suas ideias, opiniões e experiências.  

Como é possível desenvolver essas habilidades?

Ainda que as equipes de recursos humanos possam ajudar os profissionais na jornada de desenvolvimento de power skills, cabe ao indivíduo buscar seu desenvolvimento, tanto em termos de competências técnicas quanto de habilidades mais abstratas.

Por isso, profissional, tome a iniciativa para desenvolver power skills que você considera de grande valia para a sua atuação como profissional.

No curso de coaching do IBND, você será capaz de:

  • Desenvolver planos de ação efetivos e ter coragem para tomar decisões;

  •  Tornar-se um profissional mais produtivo e valorizado no mercado;

  •  Potencializar suas habilidades de liderança e influência de equipes;

  •  Criar novas possibilidades profissionais e reconhecer brechas de mercado com pouca ou nenhuma concorrência;

  •  Ajudar as pessoas a tirarem do papel suas metas, identificando seus limites e bloqueios e ajudá-las a superar;

  •  Melhorar sua qualidade de vida pessoal e profissional em pouco tempo;

  •  Ter autoconhecimento e descobrir o caminho para fazer parte do grupo de profissionais de elite;

  •  Trabalhar com propósito;

  •  E muito mais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK