Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

PNL: Como usar memórias positivas para ressignificar traumas

18/07/2020 às 20:41 PNL

PNL: Como usar memórias positivas para ressignificar traumas

Os traumas são algo comum a todos os seres humanos. Todos nós, em qualquer momento da nossa vida, estamos sujeitos a passar por momentos ruins e ficarmos marcados por isso. Como nem sempre escolhemos o que vamos viver, não sabemos quando vamos adquirir novos traumas, mas podemos decidir a forma de como conduzi-los em nossas mentes.

A PNL é uma metodologia excelente para quem deseja fazer uma verdadeira reprogramação mental. E uma das formas para se fazer isso, promovendo uma mudança brusca em nossa vida é através das nossas memórias.

As nossas memórias podem servir de remédio para a ressignificação de nossas traumas, é importante usá-las neste momento.

Afinal, se as lembranças podem nos fazer mal, elas também podem nos fazer bem. Como agir para transformar o caos em alegria? Ressignifique! Isso ajuda bastante a mitigar as emoções negativas, nos dando mais controle sobre os nossos próprios pensamentos e a nossa vida.

Qual é a importância das memórias para a nossa vida?

As memórias que obtemos ao longo da vida são poderosíssimas. Elas conseguem mudar a estrutura de nossos neurônios, ajudam a melhorar os nossos pensamentos através de significados e sentimentos fortes.

Basicamente, as memórias são as imagens mentais que possuímos de momentos da nossa vida, sejam eles marcantes ou rotineiros. Cada detalhe que guardamos em nossa mente é fundamental para formar as nossas crenças. Tudo o que ouvimos, sentimos e vimos dá significado a nossa existência.

Dessa forma, se você vive reclamando da vida, repetindo frases como: “É muito difícil”, “A vida não está boa”, entre outras expressões de cunho negativo, você alimenta sentimentos negativos como o medo, a insegurança, o ódio e a raiva.

Quem se permite a mudar a qualidade das suas memórias, apostando em lembrar de coisas positivas que aconteceram e fortalecer a mente com afirmações positivas nutre sentimentos bons e habilidades importantes como o amor, a resiliência, a paz e a tranquilidade.

Todos sempre teremos memórias boas e memórias ruins, mas precisamos sempre buscar usar das memórias positivas para trazer uma perspectiva positiva para as nossas vidas e até mesmo para as memórias ruins que possuímos. Essa é uma das chaves da mudança.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Use as suas memórias para ressignificar traumas

A ressignificação é algo capaz de fazer uma pessoa enxergar o melhor das coisas e mudar o seu mindset. Ao pé da letra, ressignificar é dar outro significado, outro sentido a um acontecimento e as memórias são fundamentais para que isso seja possível.

Quando você escolhe ressignificar um trauma, você está escolhendo transformar uma experiência negativa em algo positivo, isso se dá através das memórias, nossas imagens mentais, e principalmente, das nossas reflexões sobre os acontecimentos.

Independente se ficamos tristes com as adversidades, o mais importante é como reagimos as situações cotidianas. Utilizar as memórias positivas nos ajuda a fortalecer a nossa mente, prosseguindo com uma ressignificação assertiva.

Como ressignificar memórias negativas?

Toda situação adversa é uma oportunidade de melhorar, aprender com a vida. É assim que devemos encará-las! Mesmo que pareça difícil de enxergar, tudo acaba se tornando aprendizado. Precisamos aprender a lidar com sabedoria com os acontecimentos.

Autoconhecimento

O primeiro passo para conseguir ressignificar memórias negativas é desacelerar. Sempre que você estiver num turbilhão de emoções, você estará propenso a absorver coisas negativas. Para fugir disto, você precisa deixar sua rotina agitada um pouco de lado e se ouvir.

Nesse sentido, é importante que através de um curso de PNL nos desenvolvamos o autoconhecimento. Assim, podemos nos conhecer melhor e imergir em reflexões proveitosas para que consigamos encontrar pontos positivos em memórias negativas. E também para usarmos memórias positivas a fim de nos mostrar que somos capazes e nos dar mais confiança.

Autoaceitação

A melhor forma de melhorar a nossa vida é aceitar o nosso passado, rever os nosso erros e adquirir experiência para o futuro. Muitas pessoas cometem o erro de tentar esquecer tudo de ruim que aconteceu em suas vidas e seguir em frente, isso só faz alimentar traumas que mais cedo ou mais tarde terão de ser encarados de frente.

Olhe para suas memórias do passado e faça as pazes com elas. As memórias negativas servem de aprendizado e experiência. E as memórias positivas nos servem para motivação, oportunidades, despertar sentimentos bons e nos deixar mais fortes. Você precisou passar por tudo o que passou para se tornar a pessoa que se tornou, orgulhe-se dela!

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Está querendo buscar ajuda para aprender a usar as suas memórias positivas para mudar a sua vida? Quer fazer uma reprogramação mental para mudar o seu mindset? Aqui no IBND, você pode aprender tudo isso através da nossa Formação Practitioner em PNL.

Nossa metodologia de ensino busca unir teoria e prática para que haja a maximização do aprendizado. Ao fim do curso, você terá plenas capacidades de utilizar os recursos da PNL para melhorar a sua vida e a vida de outras pessoas. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®