Como usar a PNL para enfrentar fobias sociais?

02/05/2020 às 07:55 Dicas PNL

Como usar a PNL para enfrentar fobias sociais?

O medo de se comunicar com outras pessoas ou de algumas situações específicas é algo que se torna, infelizmente, cada vez mais comum. Todos nós desenvolvemos medos e traumas ao longo da vida. Alguns deles são conhecidos como fobias sociais, e se caracterizam por pessoas que se sentem desconfortáveis ao serem expostos a situações sociais.

O coaching e a PNL são metodologias eficientes e que podem ser usadas para enfrentar e superar essas fobias sociais. Aqui neste artigo, vamos falar diretamente do uso da PNL no combate a esse tipo de problema. Nós da IBND, podemos ajuda-lo a superar as fobias sociais, busque conhecer mais sobre o nosso curso de PNL.

Como identificar as fobias sociais?

Quem convive com uma fobia social sabe o quanto é difícil se expressar, o quanto é difícil enfrentar o problema. O trauma de situações específicas ou a ansiedade social em qualquer contexto com pessoas fora do ciclo familiar deve ser identificado e tratado com frimeza.

As fobias sociais são bastante profundas e costumam afetar a qualidade de vida das pessoas, dificultando a realização de tarefas simples. Elas atrapalham a rotina e deixam as pessoas intensamente acanhadas para o convívio social.

A PNL é uma metodologia bastante eficaz para o combate de fobias sociais, conheça o nosso curso de PNL

É possível identificar fobias sociais, por meio de sintomas físicos, como por exemplo:

  • Dores abdominais
  • Tremores no corpo
  • Excesso de suor quando exposto a contato com o público
  • Taquicardia
  • Tensão muscular
  • Diarreia
  • Dificuldade para se expressar em público
  • Náuseas

Estes são alguns dos sintomas físicos pelos quais podemos identificar pessoas com fobias sociais. Geralmente, estes sintomas são sentidos em situações de convívio social comuns ou específicas. As pessoas com fobias sociais costumam ficar tranquilas quando estão reclusas ou lidam com pessoas do núcleo familiar ou amigos próximos.

Também é possível identificar as fobias sociais por sintomas psicológicos e emocionais (estes são ainda mais visíveis do que os físicos), conheça os principais abaixo:

  • Excesso de preocupação
  • Ansiedade excessiva
  • Crise de pânico
  • Medo de julgamentos
  • Medo de falar em público
  • Timidez excessiva

Esses sintomas são bastante perceptíveis porque são bastante acentuados. Uma pessoa introvertida, por exemplo, é aquela que não se manifesta muito, sempre está mais quieta. Já uma pessoa com fobia social é aquela que não se manifesta, mas demonstra nervosismo por conta incapacidade de opinar causada pela fobia.

Como a PNL pode ajudar no enfrentamento das fobias sociais?

Para lhe ajudar a enfrentar as fobias sociais, a PNL possui técnicas poderosas capazes de ressignificar traumas e dar fim ao medo de se relacionar socialmente. Depois de encontrar a origem da fobia, você pode com ajuda especializada, aplicar algumas das técnicas abaixo para superar seu medo, confira:

Ancoragem

A ancoragem é uma técnica bastante usada em PNL para reforçar os pontos positivos de conquistar objetivos. Numa analogia simples, a âncora é a peça que evita que o barco perca o seu destino, logo na PNL essa técnica é usada para fortalecer ideias positivas em meio aos pensamentos negativos que podem vir a nossa cabeça.

E isso é bastante funcional para a cura de fobias. Ao escolher as âncoras certas, uma pessoa pode encontrar um estímulo para superar a sua fobia, pouco a pouco, introduzindo novos hábitos em sua vida.

As âncoras tendem a ter um efeito positivo em nossas vidas, elas são produzidas através das nossas próprias experiências e conseguem nos limitar de traumas referentes a situações negativas do nosso passado.

Conheça o nosso Curso de PNL

Ponte para o Futuro

A técnica Ponte para o Futuro é bastante usada em PNL para que consigamos nos imaginar no futuro com os nossos objetivos já conquistados. Neste caso, somos levados a pensar lá na frente e imaginar os resultados positivos que nossas ações do presente podem nos trazer em breve.

Essa técnica é muito utilizada por coaches para que os coachees consigam experimentar o seu futuro e consigam mudar o seu mindset no presente. Assim, eles aprendem a focar no presente com positividade, guiados por resultados futuros.

Reframing

Essa técnica é excelente para enfrentar as fobias sociais. O reframing consiste em fazer a pessoa enxergar uma situação por todos os ângulos. Assim, ela consegue dar um novo significado, um novo sentido a uma situação ou a um contexto, para que ela possa ressignificar algum trauma ou superar um medo.

Com isso, a pessoa consegue marcar um frame, que pode ser uma crença ou uma situação que limita a sua capacidade e gera a fobia social, e dar a ele um novo sentido, ou seja, uma nova crença, um novo contexto, um conceito diferente do que ela imagina. E dessa forma, ela pode enfrentar e superar as fobias sociais.

E aí, gostou de conhecer técnicas de PNL eficazes para o combate a fobias sociais? Então, faça o nosso Curso de PNL e aprenda muito mais sobre essa metodologia transformadora.

Você pode estudar PNL Online!

Você sabia que lançamos um Curso de PNL online? Confira agora mesmo!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK