Planejamento estratégico: 5 vantagens para a sua empresa

14/06/2021 às 14:00 Coaching

Planejamento estratégico: 5 vantagens para a sua empresa

Por causa da concorrência extremamente acirrada no mundo dos negócios, muitas empresas investem em técnicas que possibilitam ganhar um maior destaque para vender mais. Mas você sabia que um bom planejamento estratégico pode ser útil para o progresso da sua empresa? Elaboramos esse post que vai te mostrar 5 benefícios de se ter um planejamento estratégico eficiente. Chegou aquele momento mágico de apreciar mais uma boa leitura no blog do IBND. Aproveite-o! 

O que é planejamento estratégico?

Podemos dizer que se trata de um importante processo que consiste em elaborar toda a estratégia de atuação de uma determinada empresa no mercado. O planejamento estratégico faz um reconhecimento da situação atual do negócio e define quais serão as próximas metas, objetivos, posicionamentos, ações, mudanças, tomadas de decisões, emprego de recursos, dentre outros. 

O principal objetivo do planejamento estratégico é fazer uma projeção futura em relação aos rumos de todo o negócio. Ou seja, se uma empresa quer se destacar em relação às demais e se consolidar ainda mais no mercado, é necessário fazer um bom planejamento estratégico. Conheças as vantagens: 

Empresas mais proativas

A proatividade é uma qualidade essencial no mundo das organizações. E um bom planejamento estratégico pode ajudar o seu negócio a agir mais proativamente no dia a dia. Pelo fato de prever ações futuras, é possível uma empresa se preparar para possíveis imprevistos que possam acontecer e deixar o cenário pouco favorável para ela. Dessa forma,  o empreendedor pode se precaver com antecedência. 

Os negócios conseguem ser bem mais proativos e fazer um melhor acompanhamento das principais tendências de mercado, bem como as eventuais mudanças que podem ocorrer. E isso pode diferenciar a sua empresa da concorrência. Afinal de contas, quando nos precavemos de algo, as chances de não sermos pegos de surpresa podem aumentar consideravelmente. 

Maior direcionamento das ações futuras

Um bom planejamento estratégico auxilia a empresa na definição de um direcionamento mais interessante e eficiente. Além disso, ele também ajuda na elaboração de metas e objetivos que sejam passíveis de serem alcançados, que estejam dentro da realidade da empresa e 100% alinhados com os valores do negócio. Vale ressaltar que a PNL também pode te ajudar a prosperar ainda mais. 

Quando o empreendedor tem um maior direcionamento de tudo o que precisa ser feito, as chances de erros podem ser mínimas. E esse senso de direção no mercado permite que toda a organização prospere, avalie o sucesso alcançado, recompense seus colaboradores e estabeleça limites para que as tomadas de decisões no futuro sejam de fato eficazes.

Todo o negócio fica bem mais eficiente

Quando um empresário elabora um planejamento estratégico bem estruturado, é possível deixar o seu negócio bem mais eficiente no dia a dia. Isso porque fica bem mais fácil fazer o alinhamento de tudo que precisa ser feito para que a organização consiga atingir suas metas previamente traçadas. E toda essa eficiência operacional pode impactar positivamente nos resultados de uma empresa.

O planejamento estratégico também orienta todas as ações de gestores e líderes, no sentido de captação de recursos financeiros e de mão de obra qualificada, para que todos os objetivos estabelecidos sejam atingidos em cheio. E quanto maior for a eficiência de uma empresa, mais disputada pelos melhores talentos do mercado ela será. Pode acreditar nisso! 

Maior conhecimento do mercado e aumento da lucratividade

Quando uma empresa elabora um bom planejamento estratégico, é possível ter um maior conhecimento de mercado, no que diz respeito às principais tendências, mudanças dos hábitos do seu público-alvo, novos segmentos de consumidores, ofertas de novos serviços ou produtos. E todas essas informações relevantes podem impactar positivamente todo o seu negócio. 

Vale destacar que uma abordagem bem direcionada e minuciosamente elaborada pode deixar todas as ações dos setores de marketing e vendas, por exemplo, muito mais assertivas. E tudo isso se traduz em resultados concretos e, claro, no aumento da lucratividade da sua empresa. Seguramente, ela pode se destacar ainda mais e deixar a concorrência a ver navios. A hipnose pode ser útil nesse processo. 

Vida longa para a sua empresa

Você sabia que diversas empresas acabam decretando falência com pouco tempo de mercado, justamente por falta de um planejamento estratégico eficiente? É verdade! Muitas vezes, uma boa ideia que tinha tudo para prosperar, acaba indo pelo ralo por falta do uso de estratégias certeiras. Não é raro ver um negócio indo de vento em popa e, um ou dois anos depois, fechar as portas. 

Se você não quer que nada disso aconteça com sua empresa, um bom planejamento estratégico pode ser uma solução viável. Lembre-se de que o mercado está em constante evolução e as organizações precisam se adaptar o mais depressa possível. A grande questão é que diversos negócios simplesmente não conseguem superar as dificuldades e os desafios do dia a dia e acabam encerrando de vez as suas atividades. Por isso, o planejamento estratégico é essencial para uma maior durabilidade de qualquer organização. 

Agora que você está convencido dos incríveis benefícios de um bom  planejamento estratégico, que tal começar a elaborar um que seja eficiente e que possa contribuir para a prosperidade do seu negócio? Vale muito a pena esse investimento!  

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK