6 vantagens da mentoria para um empreendedor iniciante

13/06/2021 às 14:00 Coaching

6 vantagens da mentoria para um empreendedor iniciante

Empreender pode ser desafiador e emocionante ao mesmo tempo. Se você está pensando em entrar para o mundo dos negócios, sabia que ter um acompanhamento de alguém com mais experiência e conhecimento é algo que precisa ser cogitado? Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar as 6 vantagens da mentoria para um empreendedor iniciante. Pode acreditar, você vai se surpreender. Continue a leitura e fique bem informado a respeito desse assunto. 

O que é uma mentoria? 

Pode-se dizer que mentoria é um processo no qual um mentor, que é uma pessoa bastante experiente em um determinado segmento de mercado, dá um precioso auxílio para outra pessoa que tem pouca ou nenhuma experiência. O objetivo da mentoria é ajudar o indivíduo mentorado a superar os desafios do dia a dia, bem como os obstáculos que fazem  parte do universo do empreendedorismo. 

Dessa forma, você pode evitar erros, economizar dinheiro e tempo, principalmente no início das atividades do seu negócio. A mentoria pode ser dada por qualquer pessoa que tenha mais experiência no mesmo segmento de atuação que o empreendedor pretende atuar. Se o mentor tem ou já teve um negócio similar ao do mentorado, mais efetiva a mentoria será. Ter um certo know how também ajuda no processo. 

Vantagens da mentoria

Listamos abaixo as principais vantagens de uma mentoria eficiente para todos os empreendedores iniciantes. Vamos a elas: 

Mais conhecimento

Esse talvez seja o maior benefício de uma mentoria. O mentor vai transmitir todo o seu conhecimento para o empreendedor que está começando o seu negócio. E quanto mais conhecimento ele tiver a respeito da sua área, mais chances de se tornar um empresário bem sucedido ele terá. 

Por isso, contratar uma eficiente mentoria é fundamental para aprender ainda mais sobre o mercado, a concorrência e conhecer os possíveis desafios que poderão ser enfrentados pelo caminho. Lembre-se: conhecimento é algo abstrato, mas que ninguém pode tirar de você. E quanto mais você tiver, melhor. 

Aumento do networking

Uma mentoria também permite que o empreendedor iniciante crie uma rede de contatos profissionais que poderá ser bastante útil no dia a dia. Sólidas parcerias podem ser feitas com fornecedores ou outras pessoas que tenham relação direta com a sua área de atuação, através da indicação do mentor. 

Um bom networking pode abrir diversas portas para quem está dando o pontapé inicial no mundo dos negócios. No concorrido mercado, quanto mais pessoas você conhecer que possam ajudá-lo, melhor para a sua empresa, que terá um grande diferencial competitivo. Pode acreditar, os contatos profissionais são como ouro. 

Maior produtividade

Uma boa mentoria também permite que o empreendedor iniciante seja mais produtivo. Como? Com as devidas orientações do mentor, podem acontecer menos erros durante a execução das atividades, reduzindo o tempo e os custos no dia a dia, durante o processo de produção. 

O mentor pode sugerir melhorias e auxiliar na correção dos erros que o empreendedor pode estar cometendo sem nem perceber. Pelo fato de ser bem mais experiente, ele identifica falhas com mais facilidade, aumentando a produtividade de todo o negócio, o que é sempre bem-vindo.

Menor tempo para atingir metas

A mentoria, quando bem feita, também pode deixar as metas do empreendedor iniciante mais fáceis de serem alcançadas, o que encurta o caminho até os objetivos do negócio. Um mentor experiente conhece atalhos que podem deixar o dia a dia menos penoso e desafiador. 

Por ser uma pessoa mais realista, o mentor pode estabelecer metas mais sensatas e possíveis de serem alcançadas, bem como os prazos em geral. O fato é que uma mentoria eficiente pode fazer o empresário iniciante levar bem menos tempo para alcançar seus objetivos. Quanto mais resiliência o empreendedor tiver, melhor. 

Custos reduzidos

A mentoria bem feita por um mentor capacitado também ajuda a reduzir os custos de um negócio, principalmente quando ele está no início. Quando o empreendedor fica por dentro dos principais atalhos e toma conhecimento de tudo que é importante para realizar uma boa gestão, ele passa a cometer menos erros, o que gera uma redução de custos.

Uma rede de contatos com as pessoas certas, também é fundamental para ajudar a reduzir os custos. Por exemplo, o empreendedor pode firmar parcerias que poderão trazer uma economia de dinheiro para a sua empresa. Basta escolher os fornecedores e parceiros com sabedoria. 

Visão estratégica

A mentoria também é capaz de fazer com que o empreendedor iniciante tenha uma visão estratégica para todas as ações futuras. Com o passar do tempo, ele pode elaborar planos para alcançar as metas do negócio, conquistar mais clientes, ter mais lucro e até melhorar a reputação da sua empresa no mercado.

Essa “visão além do alcance” do empreendedor pode ser um enorme diferencial competitivo, que somente uma mentoria eficaz é capaz de proporcionar. Com toda essa bagagem, é possível inovar e conduzir a empresa da melhor forma possível, rumo ao caminho do sucesso e da prosperidade.

Está vendo com uma eficiente mentoria é essencial quando se vai começar a empreender? Se você está começando a sua empresa agora, não perca mais tempo e conte com o apoio de um mentor experiente e capacitado. Boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK