Os beneficios da música a nossa saúde mental e física

08/07/2021 às 22:29 Hipnose

Os beneficios da música a nossa saúde mental e física

Não há dúvidas de que a música traz inúmeros benefícios a nossa mente e corpo. Ouvir uma canção que gostamos é uma medida eficaz para acalmar e relaxar. Mas você já parou para pensar nos benefícios da música no seu dia a dia, seja ao trabalhar, ao malhar, cozinhar ou estudar?

A música ajuda a compor cenários diferentes do nosso cotidiano. Quando fazemos exercícios, por exemplo, muitos de nós optamos por escutar músicas mais agitadas, e quando estamos cansados depois de longo dia de trabalho, podemos preferir algo mais calmo e relaxante. 

Muitos estudos sobre os efeitos da música em nosso organismo, comprovam que a música provoca emoções e estimula diversas áreas do nosso cérebro. E, segundo um estudo de 2014 da revista PLoS Onde, esse órgão, quando sob influência da música, atua como se fosse uma conversa. 

Quem canta, escuta e dança, seus males espanta?

Com certeza você já ouviu a expressão “quem canta seus males espanta”. Mas além de cantar, ouvir e dançar também pode ser um excelente aliado para a saúde da mente e do corpo. 

A seguir, vejamos os benefícios da música para a saúde mental e física:

  1. Ouvir música melhora o humor 

Depois de um dia cansativo e estressante no trabalho, colocar a sua música preferida pode ajudar a melhorar o seu humor - mesmo que você esteja no trânsito. Pesquisas revelam que ouvir música eleva o nosso astral nos deixando mais felizes, e ajuda a reduzir, fisiologicamente, o estresse e até a diminuir sintomas da depressão.

  1. Relaxa pacientes antes de uma cirurgia e diminui o stress 

Seja em procedimentos estéticos ou por questões de saúde, passar por uma intervenção cirúrgica sempre gera estresse e ansiedade. Neste contexto, a música pode ser grande aliada para ajudar o paciente a relaxar antes do procedimento, bem como diminuir o estresse pós-operatório. 

  1. A música diminui a ansiedade

Para combater a ansiedade nem sempre é preciso gastar dinheiro. Ouvir música tem o mesmo efeito que uma sessão de massagem, por exemplo. Então, que tal colocar a sua música favorita quando sentir que a ansiedade está batendo à sua porta?

  1. Tchau depressão!

Estudos realizados por universidades norte-americanas concluíram que ouvir música atua diretamente sobre os sintomas de depressão. Pacientes submetidos à sessões diárias de musicoterapia apresentaram um quadro de melhora de 25% em comparação aos pacientes que não tiveram contato com a música. 

  1. Reduz os sintomas da TPM e enxaqueca

Canções usadas na meditação, por exemplo, tem o incrível poder de alterar a velocidade das ondas cerebrais. O resultado disso é a diminuição de alguns sintomas da TPM e a melhora mais do que significativa nos casos de enxaqueca.

Musicoterapia: o que é e para que serve?

Podendo ser aplicada de muitas formas variadas através de diferentes abordagens, a Musicoterapia une todos os benefícios da música.Trata-se de um híbrido entre arte e saúde para promover melhorias na comunicação, expressão e aprendizado. 

Seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção, a Musicoterapia visa empoderar grupos e possibilitar o engajamento e organização necessários para que os indivíduos sejam capazes de enfrentar desafios comuns do dia a dia em sociedade. 

Inúmeros tipos de problemas podem ser tratados através desta ferramenta. Desde sintomas emocionais até deficiências físicas, passando por lesões cerebrais, distúrbios psicológicos e até doenças como câncer e o Alzheimer. 

Mas como funciona a musicoterapia?

Descrever como funcionam as sessões de musicoterapia não é simples. Afinal, ela pode ser aplicada de formas variadas e através de diversificadas abordagens diferentes. E cabe ao terapeuta definir, junto ao paciente, o melhor caminho a ser tomado. 

Ou seja, o paciente pode ou não participar ativamente do processo, tocando instrumentos, cantando ou apenas escutando. 

O uso do ritmo, melodia  e harmonia ajudam a estimular habilidades de comunicação e expressão do paciente. E os benefícios da música são variados: melhora na concentração, da memória e da sensação de bem estar, além da redução do estresse. 

Os efeitos da música dentro da hipnose

A música tem efeitos poderosíssimos sobre a consciência e, combinada com palavras e sugestões hipnóticas  para guiar a atenção, torna-se um veículo brilhante nas sessões de hipnoterapia, podendo ser usada como um foco de atenção para a indução e para o aprofundamento.

Quando alcançada, é um veículo muito eficaz para o trabalho com sugestões hipnóticas. A música realiza um caminho suave e positivo fora e dentro do estado de transe tornando-se um veículo seguro até mesmo para a auto-hipnose. 

Conheça o curso de hipnose online do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) e se aprofunde no incrível universo da hipnose!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK