Ócio criativo: o que é e como ele pode te ajudar no trabalho?

12/07/2021 às 22:00 Dicas

Ócio criativo: o que é e como ele pode te ajudar no trabalho?

Pode até não parecer, mas o principal aliado da produtividade é o descanso. A nossa mente precisa de um tempo para relaxar, sintetizar tudo aquilo que foi aprendido e desenvolver novas ideias a respeito de algo. Diante desse contexto, muito se discute sobre um tema relacionado ao mundo organizacional: o ócio criativo. Elaboramos esse post que vai te mostrar o que é isso e como ele pode ser útil no seu trabalho. Preparado para aquela dose de conhecimento? Vamos lá!

O que é ócio criativo?

Trata-se de uma expressão criada pelo renomado sociólogo italiano Domenico de Masi, que faz menção sobre a importância de ter um tempo livre na rotina de trabalho ou estudo, o que pode favorecer a criatividade de uma pessoa. Aproveitar o período de descanso, intercalando com momentos de satisfação e alegria, pode melhorar a nossa produtividade. 

Não estamos nos referindo a preguiça ou aquele ócio que mostra que a pessoa não quer fazer absolutamente nada em sua vida, pois esses indicativos não agregam nenhum tipo de valor. Em suma, o ócio criativo se refere a um alto nível de satisfação em todas as atividades do cotidiano, o que induz o indivíduo a ter boas ideias que podem ser úteis no trabalho ou nos estudos. 

Como o  ócio criativo pode me ajudar no trabalho? 

Agora que você aprendeu o que é  ócio criativo, veja como ele pode te ajudar no trabalho: 

Sua criatividade sempre em alta

Essa talvez seja a  principal vantagem do  ócio criativo. Quando não nos tornamos um workaholic e reservamos um tempo para o descanso físico e mental do trabalho, além de termos satisfação nesses momentos, a nossa criatividade pode ficar bem mais aguçada. 

A mente humana precisa de descanso para absorver as informações novas e organizá-las, para que não sejam esquecidas. E isso pode nos deixar mais criativos, já que ela estará sempre descansada e mais receptiva para desenvolver novas ideias. A hipnose é uma metodologia que pode te ajudar a desenvolver a sua criatividade, já que atua direto em nossa mente e nos deixa livre de todas as crenças limitantes que nos impedem de alcançarmos esse objetivo. 

Maior produtividade

Quando nos tornamos mais criativos no dia a dia, consequentemente, a nossa produtividade também fica mais em evidência. Aliás, essas duas importantes características têm uma estreita relação. Uma pessoa que é criativa, na maioria das vezes, também consegue ser bem mais produtiva.

Em relação ao complexo e dinâmico mundo dos negócios, isso é algo extremamente valorizado pelas organizações. Por isso, o  ócio criativo também induz a uma maior produtividade, mesmo que de forma indireta. Se você adotá-lo em sua vida profissional, certamente será disputado pelas melhores empresas. 

O trabalho se torna menos estressante

Quando permitimos que a nossa mente descanse da estressante rotina do cotidiano e curtimos momentos de lazer prazerosos e relaxantes, mas que não tenham nenhuma relação com o trabalho, tudo pode se tornar bem menos estressante no dia a dia, principalmente as tarefas que você precisa executar na empresa. 

Imagine uma pessoa que se tornou um workaholic (viciado em trabalho) e trabalha 12-14 horas por dia, até mesmo nos finais de semana: não é difícil imaginar o nível de estresse desse indivíduo no dia a dia. Já uma pessoa que trabalha para viver e não vive para trabalhar, pode achar o seu trabalho mais prazeroso e menos estressante. E o  ócio criativo tem muito a ver com isso. 

Mais bem-estar e satisfação

Quando praticamos o ócio criativo em nossa vida, podemos sentir aquela prazerosa sensação de bem-estar e satisfação pessoal, seja na vida familiar ou no trabalho. Aproveitar os bons momentos com vontade e sem obrigação, deixa tudo mais proveitoso e, sobretudo, agradável. O coaching é uma técnica que visa o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa, o que pode trazer mais bem-estar e satisfação. 

Por isso, se a sua profissão exige que você seja criativo, procure ter mais satisfação e felicidade em sua vida. Essa dupla inseparável é fundamental para estimular a nossa criatividade no dia a dia. Mas para tudo fluir naturalmente é preciso que haja equilíbrio. A falta e o excesso são prejudiciais, em todos os âmbitos de nossa vida. 

Como desenvolver ócio criativo? 

Saiba agora como você pode estimular o seu ócio criativo para se dar bem na sua profissão e até aprimorar os seus relacionamentos pessoais:

Procure entender os limites da sua mente

Você precisa estar ciente que nem todos os momentos de ócio criativo são garantia de que apareçam boas ideias. Mesmo que você esteja com a mente relaxada, descansada ou em um lugar em meio a natureza, por exemplo, pode não resultar em nada. 

A grande questão é: o ócio criativo não deve ser encarado com uma obrigação ou algo que precisa acontecer a qualquer custo. Pelo contrário, boas ideias acontecem naturalmente. Se você começar a achar que o ócio criativo é uma tarefa que precisa ser cumprida, pode estressar o seu cérebro. 

Anote as ideias que aparecerem

Como já falamos, boas ideias sempre surgem do nada e quando menos esperamos. Por isso, que tal fazer o registro delas em um caderno ou em seu celular? Quando a inspiração aparecer, você deve estar preparado  para ela. Por isso, anote tudo para não esquecer. Deixar para depois ou achar que vai se lembrar no outro dia pode ser tarde demais. 

Medite e relaxe

A meditação aliada a algumas técnicas de relaxamento são perfeitas para o ócio criativo aparecer. Esses exercícios podem deixar a mente livre das preocupações do cotidiano e traz uma sensação de bem-estar. Por isso, se você quiser aguçar o seu ócio criativo, procure relaxar e meditar. O seu cérebro e a sua criatividade agradecem. Ter resiliência sempre é bem-vindo.

Viu com o ócio criativo pode ser extremamente útil em sua carreira e até na vida pessoal? Agora é seguir nossas dicas e exercitá-lo. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK