O que é transição de carreira?

15/09/2021 às 18:07 Dicas

O que é transição de carreira?

Vivemos em uma sociedade altamente competitiva em que os profissionais travam uma batalha ferrenha para se manterem no mercado de trabalho. A grande questão é que muitos deles estão insatisfeitos com suas profissões e cogitam a possibilidade de mudar radicalmente a sua vida profissional, fazendo uma transição de carreira. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar o que é transição de carreira, a importância dela e dar dicas valiosas para quem está pensando em mudar de área de atuação. Bora lá aprender um pouco mais?

O que é transição de carreira? 

É quando um profissional, que está insatisfeito com os rumos que a sua carreira está tomando, faz uma mudança em sua área de atuação no mercado de trabalho. E essa transição pode ser pequena ou grande. Por exemplo, existem casos de profissionais que decidem começar a atuar em uma área completamente diferente da atual. Nesse caso, a sua capacidade analítica precisa estar em alta. 

Em contrapartida, existem outros que continuam exercendo a sua profissão, mas mudam o foco de atuação dentro da mesma área de conhecimento. Mesmo que você já saiba o que é transição de carreira, tenha em mente que esse processo não acontece da noite para o dia e precisa ser muito bem pensado, já que nem sempre se trata de uma escolha do profissional. 

Muitas vezes, o trabalhador é demitido do seu emprego e encontra inúmeras dificuldades de recolocação no mercado. Ele pode cogitar fazer uma transição de carreira, já que essa pode ser a única possibilidade dele voltar a ativa novamente. Não é raro nos depararmos com profissionais que exerceram por anos uma determinada atividade e passaram a trabalhar em uma área completamente diferente.  

O que leva um profissional a fazer uma transição de carreira? 

Agora que você sabe o que é transição de carreira, conheça os principais motivos que levam milhares de profissionais a optarem por ela: 

  • Falta de oportunidades no mercado de trabalho; 

  • Não ter perspectivas de crescimento; 

  • Alta concorrência na profissão exercida; 

  • Insatisfação pessoal com a carreira (que pode ter vários motivos);

  • Novos interesses profissionais; 

  • Priorizar mais qualidade de vida e bem-estar;

  • Redução do ritmo de trabalho;

  • Ter mais liberdade e flexibilidade para trabalhar;

  • Menos cobranças no dia a dia.

É claro que existem outros motivos que levam um profissional a fazer uma transição de carreira sem pensar duas vezes. Independente do motivo, se você estiver cogitando essa possibilidade, lembre-se de que tudo tem dois lados. Por isso, é sempre conveniente analisar se essa mudança vai trazer mais benefícios para a sua vida. 

Qual é a importância da transição de carreira?

Apenas saber o que é transição de carreira não é suficiente. Você precisa entender a importância que esse processo pode ter em sua vida profissional. Conheça a importância da transição de carreira: 

Procura por novos objetivos

A transição de carreira bem pensada e, acima de tudo, planejada, pode ser extremamente benéfica para que o profissional almeje novos objetivos. Independentemente dos motivos que levam uma pessoa a mudar totalmente a sua área de atuação, essa atitude pode dar muito mais satisfação pessoal. Um treinamento comportamental também pode influenciar positivamente a sua carreira.

Realização profissional

Muitas vezes, encontrar o equilíbrio perfeito entre a vida profissional e a pessoal, nem sempre é algo fácil. Por isso, a transição de carreira permite que o indivíduo consiga  se sentir mais realizado nesses dois âmbitos. Trabalhar com algo que não está trazendo nenhum tipo de satisfação profissional pode ser extremamente frustrante.

Ter mais motivação

Mesmo que você saiba que é transição de carreira, sabia que um profissional que consegue uma recolocação no mercado e está plenamente satisfeito com sua nova escolha, pode ficar muito mais produtivo e, sobretudo, motivado? É verdade! Além disso, o engajamento e a dedicação dele poderão ficar nas alturas. A mudança de ares pode fazer muito bem.

Quando é hora de fazer uma transição de carreira?

Essa é uma dúvida bastante comum em milhares de profissionais no mercado. Conheça alguns sinais que indicam que está na hora de mudar os rumos da sua carreira: 

  • Quando o cansaço e o estresse no dia a dia atingirem níveis alarmantes na vida profissional;

  • Quando o salário pago pelo mercado não estiver sendo compensador; 

  • Quando houver falta de perspectiva com a profissão exercida; 

  • Quando o nível de exigência da profissão for cada vez maior, em relação ao desenvolvimento de novas habilidades técnicas ou comportamentais;

  • Quando o mercado estiver em crise ou a concorrência for crescente na área de atuação. 

Saber o que é transição de carreira é primordial, mas existem outros fatores que também precisam ser analisados para que essa decisão seja a mais assertiva possível. 

Como fazer uma transição de carreira de sucesso? 

Conheça 5 passos para que você faça uma transição de carreira e se dê bem em sua nova profissão escolhida: 

Conheça bem o conceito de carreira

Quando falamos em transição de carreira, temos duas vertentes: 1) fazer a escolha de uma nova profissão e começar uma nova carreira do zero. 2) mudar de profissão dentro da mesma carreira, mas com foco em outra área. Por isso, você deve conhecer a fundo o conceito de carreira, já que essas duas possibilidades existem, quando o assunto é transição.

Faça um retrospecto da sua vida profissional

Apesar de você já saber o que é transição de carreira, é recomendado fazer uma retrospectiva da sua antiga carreira profissional. Faça um levantamento de tudo aquilo que você não gostava, dos fracassos e das vitórias. Procure identificar e analisar os principais fatores que te levaram a fazer uma mudança de profissão. 

Analise as opções disponíveis

Faça uma análise das principais opções de carreira disponíveis no mercado, bem como os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Opte por uma área na qual tenha mais afinidade e que seja promissora. 

Busque por conhecimento

Para fazer  uma transição de carreira de sucesso, é preciso aperfeiçoar seus conhecimentos e aprender tudo aquilo que diz respeito a sua nova área de atuação. Por isso, especialize-se! 

Procure uma colocação no mercado

Não é só porque você sabe que é transição de carreira, que vai ficar enviando currículos de forma aleatória, certo? Por isso, busque por contatos profissionais em sua nova área de atuação e fortaleça a sua relação com eles. 

Mesmo que você saiba o que é transição de carreira, viu como esse processo pode ser complexo e precisa ser bem planejado? Boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de hipnose do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK