O que são crenças limitantes e como elas podem nos prejudicar?

22/08/2019 às 14:03 PNL

O que são crenças limitantes e como elas podem nos prejudicar?

As crenças limitantes são causadas pelas nossas influências ao longo da vida. Quando nascemos, somos páginas em branco.

E conforme vamos nos relacionando com familiares, amigos e colegas de trabalho, vamos adquirindo novas experiências e sendo influenciados por elas.

E é assim que desenvolvemos nossos talentos, porém também é assim que desenvolvemos as crenças limitantes.

A formação do nosso caráter se deve às ao nossas vivências e ao contato com outras pessoas. Logo, as nossas ideias são formadas com base nas influências que recebemos.

E nem sempre estas influências são positivas. Existem as crenças e ideais que nos impulsionam para o sucesso e existem as chamadas crenças limitantes, que como o nome já indica, acabam limitando nosso potencial e impedindo o nosso crescimento.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que são crenças limitantes e como elas podem nos prejudicar.

Também mostraremos como através da PNL, é possível ressignificar possíveis traumas e deixar estas crenças no passado.

O que são crenças limitantes?

Basicamente, as crenças limitantes são opiniões e pensamentos que aceitamos como verdade.

E por terem efeito negativo em nossas vidas, elas brecam a nossa capacidade de crescimento pessoal e profissional.

Essas crenças acabam prejudicando o nosso dia a dia porque se tornam verdades absolutas em nossas vidas.

E por isso, muitas vezes desistimos facilmente de realizar algum sonho ou nem chegamos a tentar por conta das crenças limitantes.

As crenças limitantes se caracterizam por terem cunho negativo, que nos leva a desacreditar da possibilidade de alcançar os nossos objetivos.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • “Não importa o quanto eu trabalhe, nunca vou conseguir juntar dinheiro”
  • “Não consigo aprender a fazer isto, não tem jeito”
  • “Nunca serei bom o suficiente para alcançar meus sonhos”
  • “Não posso/consigo fazer isto”
  • “Eu não mereço ganhar isto”

As pessoas que alimentam crenças limitantes vivem num ciclo sem fim que gira em três etapas: começar a fazer, terminar antes de começar, se arrepender e tentar novamente ou desistir de vez.

Todas as crenças citadas acima têm as mesmas características: cunho negativo, sensação de impotência e desvalorização pessoal/profissional.

No Curso de PNL nós aprendemos que as crenças estão divididas em níveis, e através desta divisão torna-se mais fácil compreender e mudar crenças negativas para crenças positivas.

 

Como as crenças limitantes podem nos prejudicar?

As crenças limitantes podem prejudicar todas as áreas da nossa vida, fazendo não só com que tenhamos um péssimo desempenho profissional, bem como destruir nossos relacionamentos, diminuir a nossa qualidade de vida e a nossa saúde.

Enfim, elas podem nos prejudicar como um todo, por isso este é um problema muito sério, que deve ser tratado com a maior atenção possível.

Além destes prejuízos mais gritantes que citamos acima, as crenças limitantes são responsáveis por vidas estagnadas.

Não parece, mas simples afirmações negativas, tidas como verdades por nós mesmos, podem nos impedir de seguir em frente e realizar nossos sonhos.

Estas crenças são bastante responsáveis pela disseminação de doenças mais graves como a ansiedade e a depressão.

Por isso é importantíssimo tratá-las para extinguir os seus efeitos sobre nossas vidas.

Como identificar minhas crenças limitantes?

É bem mais fácil identificar crenças limitantes nos outros do que em nós. Uma boa maneira de identificar e trabalhar as nossas próprias crenças é estudando por exemplo no Curso de PNL e conhecendo todos os níveis de crenças, é um estudo muito profundo que chega a ser necessário se aprofundar a nível de Master em PNL.

Essa metodologia possui técnicas e ferramentas poderosas que através das perguntas certas conseguem nos fazer desenvolver habilidades como o autoconhecimento e a inteligência emocional.

A prática da reflexão para o autoconhecimento nos ajuda a identificar as crenças que limitam o nosso crescimento.

Da mesma forma, a inteligência emocional nos desperta para outras habilidades como o autodesenvolvimento e a autoavaliação, essenciais para se manter alerta e bloquear a criação de novas crenças limitantes.

Identificar crenças limitantes é o primeiro passo para superá-las e essas técnicas da PNL que podem ajudar a ressignificar esses pensamentos, reprogramando nossa mente e deixando as influências negativas no passado.

Como superar as crenças limitantes?

Existem algumas formas de superar as crenças limitantes em nossas vidas. Citaremos abaixo quais são os passos para ressignificar uma crença limitante, confira abaixo:

O primeiro passo é a identificação das crenças limitantes, mas já explicamos isso acima. Vamos adiante! Depois de identificar a crença, é preciso vasculhar qual é a sua origem.

Sem identificar qual é a causa por trás do pensamento negativo, é impossível superá-lo.

O próximo passo é reconquistar a vontade de crescer na vida pessoal e profissional, desconsiderando crenças antigas e olhando apenas para a frente. Com isso, você consegue substituir crenças limitantes por crenças motivacionais.

O último passo é condicionar a sua mente a reproduzir a nova crença em sua rotina.

E claro, mesmo após ter superado crenças limitantes, é preciso estar sempre disposto a praticar o autodesenvolvimento e autoavaliação.

Dessa forma, você consegue se manter firme em seus propósitos e aumentar as chances de conquistar as suas metas, objetivos e sonhos.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK