O que falar na entrevista de emprego?

18/07/2021 às 22:00 PNL

O que falar na entrevista de emprego?

Imagine a seguinte situação: você foi convocado para um processo seletivo em uma grande empresa e acredita que essa pode ser a sua chance de conquistar o emprego dos sonhos. Mas você sabe o que falar na entrevista de emprego? Se a resposta for negativa, te convidamos para ler todo esse post que vai te dar dicas sobre esse assunto. Acredite, as palavras têm força e o mau uso delas pode colocar tudo a perder. Aproveite a leitura! 

Fale de si mesmo

Saber o que falar na entrevista de emprego pode ser algo desafiador. O recrutador precisa saber quem você é, por isso, o recomendado é falar sobre si mesmo, de uma forma geral. A dica aqui é não parecer modesto demais ou pretensioso  ao extremo, pois isso pode causar uma péssima impressão. 

Quanto mais autoconhecimento você tiver, maiores serão as chances de você se sair bem em uma entrevista. A hipnose é uma metodologia que pode te ajudar a se conhecer melhor, pois tem foco direto na mente humana. Ela é bastante usada por milhares de profissionais em todo o mundo. 

Fale das suas competências e habilidades

Agora é hora de falar, com a máxima sinceridade, sobre as suas competências e habilidades, técnicas e comportamentais. Mostre ao recrutador como elas podem ser benéficas para a empresa que pretende trabalhar. 

Mas lembre-se de  que ninguém é perfeito e isento de falhas, por isso, tenha muito cuidado para não parecer arrogante e indispensável. Demonstre disposição para aprender aquilo que não domina. Saber o que falar na entrevista de emprego é crucial. 

Fale os motivos pelos quais você quer tanto a vaga

Aqui você deve ter muito cuidado, pois o entrevistador vai avaliar se os seus objetivos estão devidamente alinhados com os da organização. Por isso, você deve ter o máximo de conhecimento sobre a empresa que vai fazer entrevista, principalmente no que diz respeito a missão, visão, valores e posicionamento de mercado. 

Você deve mostrar como a vaga em questão atende todas as suas expectativas profissionais. Mas não exagere, em nenhuma hipótese. Lembre-se: o entrevistador está te avaliando a todo momento e esse tipo de deslize pode colocar tudo a perder. 

Fale dos seus objetivos e metas para o futuro

Saber o que falar na entrevista de emprego também inclui mencionar suas metas e objetivos para o futuro. A dica aqui é tentar passar uma imagem de ambição e simplicidade ao mesmo tempo. O coaching é uma eficiente metodologia que pode te ajudar a definir as suas metas e objetivos profissionais. 

Se você não tiver nenhum objetivo profissional, pode parecer falta de motivação, ao contrário, se tiver objetivos pretensiosos demais, pode indicar que está fora da realidade. A grande questão nesse tópico é demonstrar determinação, mas sem mencionar nada que seja surreal. 

Fale dos seus empregos anteriores

Essa é uma questão delicada. Você jamais deve falar mal das empresas que trabalhou antes, independente dos motivos. Ao contrário, demonstre para o recrutador o quanto você aprendeu em todos os seus empregos anteriores e como a sua experiência profissional pode ser usada a favor da empresa que pretende trabalhar. 

Falar mal das organizações que estenderam a mão para você na hora que mais precisou ou dos ex-colegas de trabalho, pode soar como mal agradecimento e passar uma má impressão a seu respeito. 

O que falar na entrevista de emprego: fale sobre os seus defeitos

Se você realmente quer saber o que falar na entrevista de emprego, esse momento é crucial e pode desclassificar muitos candidatos. Você deve falar dos seus defeitos de forma honesta e com a máxima sensatez. 

Mostre que você é um profissional que tem limitações e que está fazendo todo o esforço necessário para aperfeiçoá-las em seu dia a dia. Fuja de frases clichês que todo mundo fala em entrevistas. Seja realista, pois somos imperfeitos!

Não tenha medo de perguntar

Saber o que falar na entrevista de emprego também inclui fazer perguntas ao entrevistador. Caso tenha alguma dúvida a respeito de algo, não hesite em perguntar. Estabelecer um diálogo saudável pode passar uma impressão positiva e demonstrar interesse da sua parte.

Mas tenha atenção para não fazer perguntas óbvias demais, pois elas podem indicar que você não fez uma pesquisa prévia sobre a empresa ou não se preparou adequadamente para a entrevista. Pense antes de perguntar! 

Seja comedido: nem demais e nem de menos

Candidatos que falam demais em entrevistas de emprego, acabam se enrolando ou caindo em contradição. E os que não falam quase nada podem demonstrar excesso de timidez ou dificuldades de comunicação, o que também não é bem-vindo em processos seletivos. 

Para saber o que falar na entrevista de emprego, a dica da vez é: seja comedido com as palavras, ou seja, não fale demais e nem de menos. Tenha bom senso na hora de responder as perguntas, certificando-se de que o entrevistador entendeu as respostas. 

Tenha postura

Pode até não parecer, mas o nosso corpo também fala. E em uma entrevista de emprego, isso se torna ainda mais evidente. Mesmo que o nervosismo e a ansiedade tomem conta, mantenha uma postura que transmita confiança para o recrutador. 

Evite fazer gestos repetitivos ou cruzar os braços, procure se sentar da forma correta, mantenha um semblante relaxado e olhe diretamente nos olhos do entrevistador, pois isso demonstra que as perguntas não estão te intimidando. Além disso, tenha bastante atenção quanto ao seu vocabulário, para não cometer gafes. 

Agora que você aprendeu o que falar na entrevista de emprego, é só seguir as nossas dicas e conquistar a vaga que sempre quis. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK