Os 4 tipos de temperamento, suas caracteristicas e como aproveitá-los numa organização

08/07/2021 às 22:29 PNL

Os 4 tipos de temperamento, suas caracteristicas e como aproveitá-los numa organização

Com certeza você já ouviu que certa pessoa tinha um temperamento forte ou um temperamento mais tranquilo. Mas, você já parou para pensar como o nosso temperamento pode dizer muito sobre nós e, logicamente, sobre os outros? Os diferentes tipos de temperamento tem grande poder de influência interna e externo.

Muito provavelmente, você conhece uma pessoa que é a “alma da festa” aonde vai. Ou tem um amigo estressadinho que se irrita facilmente. Ou um colega mais quietinho que está sempre na dele, mas quando você precisa ele está sempre disposto a ajudá-lo. 

Cada individuo é único e possui um temperamento. Neste sentido, conhecer qual é o seu e perceber qual é o das pessoas ao seu redor pode te ajudar a construir relacionamento saudáveis. Sobretudo, no seu ambiente de trabalho!

E então, ficou curioso para saber quais são os tipos de temperamento e descobrir qual o seu? Continue lendo este artigo do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento - que vamos explicar este assunto para você!

Temperamentos: o que são?

Os temperamentos são aspectos da nossa personalidade que caracterizam nossos comportamentos e atitudes. Estando relacionado com a forma como vemos o mundo ao nosso redor, com nossos interesses, habilidades e valores pessoais. 

Mas, os estudos sobre o temperamento não são contemporâneos. Hipócrates, o pai da medicina, já reconhecia os diferentes tipos de temperamento e os teorizou na intenção de explicá-los. Segundo o grego, os fenômenos biológicos seriam os responsáveis pelos nossos comportamentos. 

Desta forma, para trabalhar nosso temperamento é preciso desenvolver o autoconhecimento, e entender quais características nos acompanham ao longo da nossa vida e que podem ser moldadas e trabalhadas, caso sejam prejudiciais para nós e para as pessoas com quem convivemos.

Os 4 tipos de temperamento

Antes de falarmos sobre os diferentes tipos de temperamentos, é preciso que você entenda que não necessariamente temos apenas um temperamento. Podemos ter traços de outros, porém, sempre terá algum que impera em nossa personalidade, certo?

Agora sim estamos prontos para aprender quais são os 4 tipos de temperamento. Vamos lá!

  1. Sanguíneo

Caracterizado por ser mais extrovertido e otimista, pessoas com temperamento sanguíneo são alegres, esperançosas, calorosas e simpáticas. Mas, também costumam ser mais explosivas, instáveis emocionalmente, impulsivas e egoístas. 

Sabe aquele colega de trabalho que tem dificuldade para ficar quieto e que está sempre fazendo piadas ou interrompendo os outros para poder falar? Ele possui fortes características que o enquadram no temperamento sanguíneo!

  1. Colérico

Pessoas com temperamento colérico tendem a ser mais explosivas e agressivas que as demais. São pessoas dominadoras, ambiciosas, determinadas, impulsivas e que nasceram para comandar e liderar. Em algumas situações também podem ser intolerantes, egocêntricas e impacientes. 

  1. Fleumático

Você conhece alguém que faz de tudo para evitar conflitos? Então, essa é uma das características mais evidentes de um fleumático. São pessoas dóceis, pacíficas, sonhadoras, positivas e disciplinadas.

  1. Melancólico

Os melancólicos são sensíveis em suas emoções, são detalhistas e gostam de ficar mais quietinhas. Possuem dificuldade de expor suas emoções e sentimentos, sendo extremamente fiéis, porém desconfiados.  

Como pudemos ver cada um dos tipos de temperamento tem suas qualidades e pontos que podem ser melhorados. E, é importante que aceitemos nosso temperamento para trabalhar naquilo que não nos agrada. 

Em contexto empresarial, conhecer o temperamento dos colaboradores é essencial para que o sistema organizacional funcione em harmonia, tornando-se um ambiente agradável a todos. 

E, embora cada pessoa possua suas características internas próprias, que podem ser conflituosas com outras pessoas, sempre é possível fazer com que pessoas diferentes interajam de forma harmônica. 

O comportamento dos tipos de temperamento numa organização

Os coléricos geralmente ocupam posições de liderança, pois são bons realizadores e estrategistas, sendo motivados pelos desafios.

Já as pessoas sanguíneas, por serem extrovertidas e gostarem de fazer amizade, são profissionais que conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo, pois são pessoas adaptáveis e inovadoras. 

Pessoas com temperamento fleumático gostam de seguir rotinas, e trazem resultados sólidos e consistentes. Criar espaços para essas pessoas falarem é essencial, afinal, elas gostam de reuniões e tarefas programadas. 

Por fim, os melancólicos são bons projetistas e avaliadores, sendo bons em superar desafios e, como líderes, identificar inconsistências e tolerar erros. 

Quer aproveitar ao máximo cada temperamento em sua organização?

Para aproveitar os benefícios de cada temperamento dentro do ambiente de trabalho, é preciso investir tempo em Inteligência Emocional - uma habilidade essencial para as nossas vidas, seja em âmbito profissional ou pessoal!

Aprenda a desenvolver a sua inteligência emocional com a Formação em PNL do IBND, onde você aprenderá a lidar com as situações desafiadoras do cotidiano empresarial e, ao mesmo tempo, buscar desenvolver o autoconhecimento e a empatia.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK