O que é o Teste do Espelho? Como fazer o Teste do Espelho? Descubra!

04/01/2020 às 16:28 Coaching

O que é o Teste do Espelho? Como fazer o Teste do Espelho? Descubra!

Você Já fez uma autoavaliação? Pelo menos sabe o que é isso? Não? Então, vamos falar sobre isso neste artigo.

A maioria das pessoas não consegue refletir sobre si mesmas, isso faz com que elas deixem de aproveitar todo o seu potencial.

Aqui vamos falar sobre o teste do espelho, uma técnica que pode ajudar qualquer pessoa.

O que é o Teste do Espelho?

O Teste do Espelho é uma técnica que permite com que pessoas façam uma autoavaliação profunda. Esse método foi criado pelo psicólogo americano Gordon Gallup Jr. nos anos 70.

Gallup teve como principais base para formulação do método testes realizados por Charles Darwin.

Em suas experiências, Darwin fez uma visita ao zoológico, levou um espaço e o colocou de frente para um orangotango. O animal começou a olhar o próprio reflexo e a esboçar várias reações.

Para Darwin, o orangotango não estaria se reconhecendo, e sim estaria nervoso com a presença de um outro animal da sua espécie.

Os estudos atuais mostram que os orangotangos, assim como gorilas e chimpanzés, são animais com capacidade cognitiva apurada, eles conseguem se reconhecer diante de um espelho. Então, por que tantas reações?

Bom, trazendo os experimentos de Darwin para a formulação do teste do espelho de Gallup Jr. podemos observar que o reconhecimento dos humanos sobre si mesmo é mais subjetivo.

Por isso, Gallup Jr. formulou um caminho para que as pessoas pudessem compreender a si mesmos, e assim surgiu o Teste do Espelho.

Para ele, as pessoas podem usar a técnica para se conhecerem melhor, e assim aprimorar e acelerar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Então o objetivo do Teste do Espelho é fazer pessoas estabelecerem um maior contato consigo mesmas.

Dessa forma, elas podem sair da zona de conforto e agir em prol do seu próprio crescimento. O método facilita o entendimento das pessoas sobre questões mais variadas de sua vida.

Como fazer o Teste do Espelho?

O Teste do Espelho é composto por algumas etapas. O foco do método é estimular a autoavaliação.

Em cada uma das etapas, você deve fazer uma lista com seus pontos fortes e seus pontos a melhorar.

Após a realização do teste, você pode partir para a segunda fase, estabelecendo formas e metas para melhorar nos pontos necessários.

Assim, você consegue criar um planejamento apurado para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Confira cada uma das etapas abaixo:

Consciência pessoal

O primeiro passo é aprender o máximo possível sobre si mesmo. Você deve fazer uma reflexão profunda sobre os seus pensamentos, seus sentimentos e ações, autoconhecer-se. 

Dessa maneira, você consegue entender por que pensa e age de tal forma. Compreendendo-se melhor, você pode desenvolver habilidades como a inteligência emocional.

Autoimagem

Nessa etapa, você deve buscar a autoaceitação. Ao adquirir autoconhecimento no passo anterior, você precisará ter uma boa imagem de si mesmo.

Do contrário, a não aceitação de si afetará seu desenvolvimento. É preciso ter empatia consigo mesmo, você precisará compreender-se 

Se você tem dificuldade em se aceitar em algum âmbito da sua vida, é neste ponto que você pode listar essas limitações. Assim, você consegue montar um planejamento para se desenvolver.

Você pode complementar usando uma ferramenta como a Roda da Vida, que aprendemos em nosso Curso de Coach.

Autocrítica

O terceiro ponto do Teste do Espelho é a autocrítica. Estamos em constante aprimoramento, não somos perfeitos. Reconhecer os acertos e os erros é importantíssimo para qualquer pessoa.

Essa é a melhor maneira de estimular o desenvolvimento de todo potencial.

Desenvolvimento Pessoal

Não podemos transformar os outros, mas podemos mudar a nós mesmos. Nessa parte, você deve listar os pontos a melhorar necessários para se tornar uma pessoa melhor.

Como o exterior é o reflexo de nosso interior, isso refletirá em sua vida pessoal e profissional.

Responsabilidade

Nesta última parte, é hora de refletir sobre a responsabilidade que possuímos sobre a nossa própria vida. Dessa forma, poderemos reconhecer que somos capazes de melhorar e alcançar os nossos objetivos.

É importante indagar-se: Até que ponto outras pessoas têm influência em minha vida? O quanto estou transferindo a responsabilidade que cabe unicamente a mim para terceiros?

Isso somente acontece quando permitimos. Lembre-se, somos responsáveis por tudo que nos acontece na vida. Então é a hora de ter autorresponsabilidade.

No fim dessas cinco etapas, você estará com tudo pronto! Depois de ter tudo anotado, é hora de montar o seu planejamento em prol da mudança em sua vida. Você fez uma autoavaliação profunda e tem tudo para sair da estagnação.

Quais são as principais vantagens do Teste do Espelho?

Depois de entender melhor sobre a origem e o funcionamento do Teste do Espelho, veja abaixo quais são as suas principais vantagens:

Estimular o desenvolvimento de todo o potencial

Muitas pessoas perdem oportunidade porque não conseguem perceber todo o seu potencial.

O Teste do Espelho pode ajudar a identificar os principais fortes, e assim a pessoa pode montar um planejamento que vise aproveitar oportunidades voltadas para eles. Além de claro, trabalhar ainda mais para ampliar o seu desenvolvimento.

Autorresponsabilidade

O Teste do Espelho nos ajuda a desenvolver a autorresponsabilidade. Dessa forma, a pessoa consegue entender que a mudança em sua vida depende somente das suas próprias ações.

Isso é de grande valia para acelerar o curso da mudança em suas vidas e acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional.

O coaching é uma das metodologias mais eficientes de desenvolvimento humano. Dentro do processo, você conhece ferramentas como o Teste do Espelho, Roda da Vida, Assessment, entre outras, capazes de transformar a sua vida como um todo.

Faça agora mesmo um Curso de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®