O que é psicologia organizacional?

29/04/2020 às 12:28 Coaching

O que é psicologia organizacional?

Com o mercado cada vez mais concorrido, poucas vagas para muitos candidatos e empresas buscando crescer com as mais diversas estratégias, a psicologia organizacional surge como uma oportunidade para potencializar a produtividade e desenvolver talentos dentro do seu próprio negócio.

A psicologia organizacional é um gênero da psicologia que busca promover mais qualidade no trabalho de colaboradores, seja através de infraestrutura, treinamentos e outros métodos. O foco da psicologia organizacional é desenvolver estratégias eficientes para aumentar a produtividade o lucro de empresas.

Definição de psicologia organizacional

Essa área da psicologia é focada nos trabalhos em ambientes corporativos. A psicologia organizacional atua principalmente no setor de Recursos Humanos (RH) das empresas, com estratégias capazes de alinhar expectativas de empresas e colaboradores.

O principal objetivo da atuação da psicologia organizacional é promover a qualidade de vida dos funcionários, provendo todas as condições necessárias para que eles possam se desenvolver e alcançar um bom desempenho, sendo os mais produtivos possíveis.

Criar um ambiente de trabalho agradável é essencial para o sucesso. Com isso, eles produzem mais e melhor, e consequentemente, a empresa aumenta seus lucros. A psicologia organizacional atua em pontos como a ética profissional, a meritocracia dentro da empresa , a segurança e a infraestrutura do ambiente de trabalho, entre outros.

Como surgiu a psicologia organizacional?

A psicologia organizacional surgiu durante a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Essa área da psicologia é oriunda da psicologia industrial. No início, ela foi muito testada em processos seletivos, sendo complementar a psicologia industrial que cuidava apenas da produtividade e do lucro, sem se atentar a qualidade de vida dos colaboradores.

Pesquisas mais profundas sobre as condições de trabalho dos funcionários começaram a surgir na década de 50. Com isso, foram surgiram novos métodos para avaliar a qualidade de vida dos colaboradores de empresas. A partir daí, treinamentos, implementação de cultura organizacional, avaliações profissionais e técnicas de recrutamento começaram a ser adotadas nas empresas.

Os estudos da psicologia organizacional foram e são fundamentais para a criação de boas relações interpessoais de trabalho. As empresas estão cada vez mais se importando com seus colaboradores e isso tem lhes trazido o sucesso almejado num mercado tão concorrido, além de ajudar na retenção de talentos.

Quais são os principais ramos de atuação de psicologia organizacional?

O trabalho com essa área da psicologia se desenvolve através de consultorias especializadas em psicologia organizacional. Esses profissionais atuam junto ao RH das empresas, promovendo ações e desenvolvendo estratégias efetivas para o bem-estar dos colaboradores e o aumento da produtividade e do lucro das empresas.

A consultoria tanto pode ser desenvolvida de maneira externa como interna. Quando feita internamente, a empresa contrata consultores diretamente para trabalharem diretamente in loco. Quando feita externamente, a empresa contrata uma consultoria, que introduz estratégias e faz o acompanhamento semanal do desempenho dos colaboradores.

Você trabalha com RH? Nosso Curso de Coach pode trazer ferramentas incrível para te ajudar no dia a dia.

Confira as principais áreas de atuação da psicologia organizacional dentro de uma empresa:

Processos seletivos

A psicologia organizacional é bastante eficiente para fazer o recrutamento e a seleção de profissionais. Várias técnicas e metodologias são utilizadas para identificar as habilidades e encontrar os melhores candidatos para as vagas disponíveis em empresas.

As tradicionais dinâmicas de grupo, os testes psicológicos e as avaliações objetivas, por exemplo, são técnicas e métodos desenvolvidos pela psicologia organizacional. O psicólogo formado neste campo costuma desenvolver todas as habilidades necessárias para fazer uma avaliação profunda e obter os melhores resultados possíveis.

Treinamento e desenvolvimento de profissionais

A psicologia organizacional também atua no desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. E isso se dá, na maioria das vezes, através de treinamentos e cursos específicos para o desenvolvimento das habilidades de cada função.

Os treinamentos podem ser focados no desenvolvimento ou no aprimoramento das competências necessárias para melhorar o desempenho dos colaboradores. A consultoria costuma sentar com os profissionais e traçar um plano para desenvolvimento, de acordo com as motivações e desafios que cada um deles enfrenta.

Clima organizacional

O clima organizacional é um fator fundamental para a criação de um ambiente agradável de trabalho. A psicologia organizacional atua com diversas técnicas para implementar uma cultura dentro da empresa, promovendo um clima positivo e dando fim a possíveis conflitos internos.

Atuando na mediação de conflitos com técnicas de convivência, é possível fazer uma gestão do clima da organização, apostando nas estratégias certas para fazer uma gestão eficiente de pessoas.

Plano de carreira

O plano de carreira é uma ferramenta importante para motivar profissionais e fazer com que eles se sintam mais valorizados pela empresa. A consultoria de psicologia organizacional consegue estruturar um plano de carreira para todas as áreas da empresa, determinando atribuições, salários, benefícios e treinamentos necessários para os funcionários crescerem dentro da empresa.

Isso é importante para diminuir a rotatividade dos profissionais em uma empresa. Diminuindo custos e retendo talentos, a produtividade e os lucros de um negócio tendem a aumentar já no curto prazo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coaching.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®