4 bloqueios pessoais superados no coaching

30/04/2020 às 16:28 Coaching

4 bloqueios pessoais superados no coaching

No nosso dia a dia existem muitos bloqueios pessoais que limitam a nossa capacidade de desenvolvimento. Por medo de enfrentar esses bloqueios, acabamos criando uma zona de conforto que nos impede de conquistar nossos sonhos e objetivos.

Neste artigo, vamos listar alguns dos principais bloqueios pessoais das pessoas e mostrar como o processo de Coaching pode ajudá-las a superá-los. Para crescer, é preciso se conhecer, e durante as sessões, o Coach usa as ferramentas necessárias para que as pessoas possam identificar e trabalhar os seus bloqueios.

Antes de tudo, é preciso deixar claro que os bloqueios pessoais são algo normais, existem pessoas com os mais variados tipos de limitações, sejam elas físicas ou comportamentais. O que temos que entender é que não são os bloqueios que definem o nosso futuro, mas a nossa postura perante eles.

Qualquer pequeno bloqueio pode virar algo grande, caso as pessoas não consigam tratá-lo como se deve. Por isso, passar pelo processo de Coaching pode ser de grande valia para a superação pessoal e a conquista dos nossos objetivos.

Confira abaixo alguns bloqueios pessoais comuns entre a maioria das pessoas:

Não saber dizer NÃO!

Sim, muitas pessoas têm esse bloqueio! Parece brincadeira, mas o simples fato de aceitar tudo de fazer tudo o que nos pedem é um grande bloqueio pessoal. Na maioria das vezes, dizemos SIM apenas por que queremos ser agradáveis com as pessoas e atender as suas expectativas.

E com isso, acabamos não focando no que nós queremos e vivemos em prol dos outros. E quem não foca em seus objetivos, não os alcança. Logo é importantíssimo conseguir dizer NÃO para pedidos e convites.

Temos que vencer esse bloqueio e o Coaching nos ajudar a fazer isso. Através de técnicas e ferramentas, o Coach pode nos ajudar a definir as nossas prioridades, deixando mais claro em nossa mente, o que temo e o que queremos fazer.

Dessa forma, sempre que algum convite ou pedido não esteja entre nossas prioridades, criamos o hábito de dizer NÃO. Com isso, nós sentiremos bem melhor e começaremos a notar que nos sobra mais tempo e que estamos mais focados em nossos sonhos.

E claro, também iremos perceber que não é por rejeitar pedidos e convites de outras pessoas que nos tornamos desagradáveis. Afinal, quem realmente gosta de você, irá entender seus motivos.

Gostando do artigo? Conheça o nosso Curso de Coach.

Colocar os erros em repeat!

Sabe quando temos aquela música preferida e a ficamos repetindo diversas vezes durante o dia? Então, isso também acontece com os erros passados. Muitas pessoas ficam se lembrando do que passou a todo momento ou sempre que uma nova situação está para acontecer.

Esse bloqueio nos ajuda a desenvolver crenças limitantes que são altamente prejudiciais para o nosso desenvolvimento. Não temos que ficar nos menosprezando pelos erros do passado.

É preciso entender que o que passou, passou! O tempo não volta e temos que seguir em frente. E durante o processo de Coaching e de PNL, é possível passar por sessões onde através de técnicas e ferramentas, conseguiremos ressignificar esses traumas.

Assim, aprenderemos que os erros acontecem, eles fazem parte da nossa vida. E o principal: temos que aprender com eles para não errar novamente, mas não podemos corrigir o passado.

Não consigo ou não posso!

Muitas pessoas quando questionados sobre N atividades, dizem uma dessas frases: Não consigo ou não posso. Isso é um grande bloqueio pessoal causado pelas crenças limitantes que alimentamos diariamente.

Isso nos leva a um ato falho que não permite o nosso crescimento: passamos a não acreditar no nosso potencial. Todas as pessoas nascem com aptidões para certos tipos de atividades, isso é algo natural. O problema está nas habilidades pelas quais não conseguimos desenvolver com certa facilidade.

Ao ter dificuldade de realizar uma nova ação nas primeiras vezes que praticamos, se acaba criando o bloqueio de que “aquilo não é para você”, logo você não pode ou não consegue fazer.

Entendeu, o que estou dizendo? E no processo de Coaching, o Coach nos ajuda a conhecer e maximizar o nosso potencial. Assim, conseguimos entender que dentro das nossas capacidades físicas e mentais, somos capazes de fazer qualquer coisa, desenvolver qualquer habilidade.

Ter medo do que é novo!

Muitas pessoas possuem este bloqueio, mesmo sem motivo elas tem medo de tentar fazer coisas novas. E isso é muito ruim para o nosso desenvolvimento, porque o medo gera nervosismo, gera tensão e isso é desnecessário para a nossa necessidade de aprender e testar algo novo.

Em certos casos, pessoas ficam paralisadas e simplesmente se escondem de certas situações por terem medo do que vai acontecer. E isso é comum em qualquer um de nós, mas é essencial que não deixemos este medo nos dominar.

No processo de Coaching, aprendemos a encarar a novidade como algo natural em nossa vida. É essencial que estejamos sempre nos renovando, sempre aprendendo e buscando coisas novas. É isto que nos permite a aprimorar o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça em nosso Curso de Coach.

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®