O que é o Modelo Mental: entenda como a nossa mente trabalha.

04/05/2021 às 17:38 Hipnose

O que é o Modelo Mental: entenda como a nossa mente trabalha.

Para compreender como a hipnose funciona, é preciso entender em primeiro lugar como a mente humana funciona. E a melhor forma de chegar a compreensão do funcionamento da mente é através daquilo que nós hipnólogos chamamos de Modelo Mental ou modelo da mente.

Muito usado por coachings e trabalhado em cursos de programação neurolinguistica (PNL), o Modelo Mental pode atuar como uma reprogramação da mente e como um auxiliador da hipnose em processos de tratamento como tabagismo, depressão, obesidade, fobia, ansiedade, etc.

Mas antes de falarmos sobre o que é o Modelo Mental, é preciso que você saiba diferenciar a mente do cérebro. Pois, apesar de muitas vezes associarmos uma ideia a outra, uma vez que elas estão diretamente relacionadas, é preciso que você entenda que elas são diferentes. 

Mente e cérebro – entenda a diferença entre os dois

Responsável por inúmeras funções motoras involuntárias e voluntárias, o cérebro é um órgão surpreendente e que nos fascina tamanha sua funcionalidade. Todos os animais possuem cérebro, mas nem todos possuem algo poderoso ao seu dispor como a mente!

A mente, em resumo simples, é responsável pelos nossos pensamentos, sendo capaz de controlar como reagimos às experiências do dia a dia e impactando até mesmo o funcionamento do nosso corpo físico. A mente é subjetiva e não pode ser tocada, pois ela é abstrata.

Em contraposição, o cérebro é a parte física que cuida do funcionamento do corpo, dos sinais elétricos e da resposta emocional quando pensamos em algo que nos gera um sentimento. Perceba, que esta geração de pensamento que motiva o cérebro a trabalhar vem da nossa mente.

A mente cria. O cérebro aciona. O sentimento vem à tona. O ciclo se conclui e recomeça!

Vamos exemplificar este trabalha em conjunto; Suponhamos que você acabou de matar uma formiga que estava andando no seu braço, e, logo em seguida pensa que deve haver mais destes pequenos bichos andando pelo seu corpo e, em seguida a este pensamento você consegue sentir efetivamente formigas andando em você, porém não consegue vê-las.

Quando pensamos que devem haver mais formigas andando pelo nosso corpo, nossa mente estimula nosso cérebro a reproduzir o pensamento. Faz sentido para você? Então vamos dar sequência!

As três camadas do Modelo Mental:

Como dissemos, a mente é algo abstrato que não pode ser tocado ou mesmo visto. Entretanto, estudos realizados ao longo de inúmeros anos, mostraram que a mente humana pode ser dividida em três camadas: o consciente, o subconsciente e o inconsciente!

A mente consciente

Camada puramente analítica e racional do cérebro humano, a mente consciente é onde eu me encontro neste momento ao escrever este artigo e onde você está ao consumir este conteúdo. Ela é responsável pelos atos mais funcionais que desempenhamos no nosso dia a dia, tal como pagar contas, olhar o horário, ler, estudar, trabalhar, etc.

É a parte consciente que analisa e toma decisões a todo o momento. Pense só: por que você decidiu ler este artigo? Os motivos para você estar aqui neste momento podem ser variados, mas tenho certeza de que sua mente consciente te deu uma razão assim que você leu a esta pergunta.

A nossa mente consciente precisa ter uma justificativa e razão para tudo que faz, mesmo que esta razão não seja verdadeira, como no caso de um fumante que justifica seu vicio em cigarros como uma forma de desestressar, mas a verdade poderia estar abaixo lá na mente subconsciente!

Ademais, o consciente é o responsável pela nossa força de vontade. O problema é que essa força vai se desgastando e pondo fim à empolgação inicial que temos, por exemplo, ao começar uma dieta ou ir à academia. Afinal, quem de nós nunca desistiu de uma dieta logo na primeira semana?

A mente subconsciente

Equivalendo ao nosso sistema límbico, a mente subconsciente encontra-se uma camada abaixo do consciente. Ela é responsável por nossas emoções, sentimentos, lembranças e traumas do passado, podendo ser definida como o nosso “verdadeiro eu”.

A mente subconsciente é responsável por quem somos hoje e ela baseia-se em toda a programação que nos foi inserida: a memória, os hábitos, a emoção, a autopreservação. Tudo que já aconteceu na sua vida, à forma como você lidou com suas experiências e os sentimentos que você guarda ao longo da sua vida ficam no subconsciente!

Podemos dizer que esta camada da nossa mente é ociosa, pois ela busca se autopreservar e impedir que mudanças aconteçam, por que assim é mais confortável. Aceitar sugestões positivas para mudança demandam muito trabalho e se você largou algum vicio tenho certeza de que concordará com isso.

Tudo que está na mente subconsciente é real para nós. Portanto, para uma mudança efetiva ocorrer ela deve estar nesta camada da mente. Mas já imaginou se todas as propagandas que víssemos entrasse na mente subconsciente? Consumiríamos de forma desenfreada a todos os produtos que se dizem bons para nós.

Mas sabemos que isso não acontece. Temos uma barreira na mente consciente que chamamos de fator critico, que é aquela parte que julga informações como certo ou errado e que escolhe o que entra e o que não entra no nosso subconsciente e uma forma de quebrar esta barreira e programar algo positivo é através da hipnose.

A mente inconsciente

O inconsciente é o nosso sistema nervoso autônomo. A mente inconsciente seria como nosso cérebro primitivo que capta, arquiva e vive todas as informações como verdade absoluta. Por isso, muitos pesquisadores da mente humana definem que a nossa imaginação é responsável por 80% daquilo que sentimos no nosso dia a dia.

Se você pensar em uma experiência boa que viveu na sua infância e reviver aquela situação em sua mente, o seu cérebro irá produzir uma química boa para o seu corpo, te deixando feliz. Entretanto, se pensarmos em uma experiência ruim, a química produzida pelo cérebro será negativa e afetará seu humor e comportamento.

Nosso inconsciente apenas armazena informações, não sendo capaz de deduzir e questionar. Ela age pela emoção e não pela razão. Portanto, imagine seu inconsciente como  uma terra fértil, onde de um lado você plantas rosas e de outro espinhos. O lado que você regar mais crescerá primeiro e terá mais poder em sua vida. E a forma mais eficiente de fazer isso no cérebro é através do pensamento.

Quer aprender a quebrar a barreira do fator critico através do Modelo Mental e acessar a mente inconsciente para reprogramá-la e buscar o seu desenvolvimento pessoal ou o desenvolvimento dos seus clientes e pacientes? Conheça o curso de hipnose do IBND voltado para a hipnose clínica e regressiva com fundamentos importantíssimos da PNL!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK