Como funciona uma Sessão de Hipnose? Da anamnese a emersão!

29/05/2021 às 23:25 Hipnose

Como funciona uma Sessão de Hipnose? Da anamnese a emersão!

Muitas das dúvidas que as pessoas têm em relação à hipnoterapia, poderiam ser facilmente respondidas e entendidas se elas compreendessem como uma funciona uma Sessão de Hipnose. Afinal, nem todos sabem o que de fato acontece numa consulta com um hipnólogo.

Portanto, aqui neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) resolvemos trazer este assunto para que você entenda claramente e de forma resumida todas as etapas do processo de uma Sessão de Hipnose, desde a entrada do consultório até a finalização do atendimento.

Mas antes um recado: se você está lendo este conteúdo, pois quer se formar como hipnólogo e utilizar a técnica na terapia e consulta aos seus clientes, é importante que você faça um curso de hipnose completo com uma escola capaz de lhe dar suporte para que você aprenda a hipnoterapia com segurança e eficácia!

Recado dado, vamos agora entender como funciona uma Sessão de Hipnose passo a passo. Boa leitura!

Sessão de Hipnose: conheça o passo a passo

  1. Anamnese (Entrevista)

Quando uma pessoa busca pelos serviços de hipnose, obviamente na primeira sessão ela não será logo conduzida ao transe hipnótico.

Antes de iniciar o processo terapêutico é essencial e imprescindível que o profissional de hipnoterapia, ou seja, o hipnoterapeuta realize um tipo de entrevista com o cliente.

E para que serve esta entrevista conhecida como Anamnese? É nesta conversa que o hipnotizador conhecerá mais sobre o caso do seu cliente. Nesta primeira etapa da Sessão de Hipnose, o hipnoterapeuta fará uma série de perguntas com um objetivo: compreender o que o cliente busca, qual a complexidade do problema e suas possíveis causas.

Estas informações primordiais passadas pelo cliente permitem que o profissional realize um atendimento personalizado, sempre de modo a respeitar as individualidades de cada cliente. Por isso, é importante para que haja sucesso na terapia que o cliente responda as perguntas com total sinceridade.

Após esta rápida, porém importantíssima etapa passamos ao próximo estágio da Sessão de Hipnose.

  1. Pré-talk (conversa prévia)

Assim como a fase da anamnese, o chamado pré-talk é como uma conversa. Mas neste caso, o profissional não irá apenas fazer perguntas para conhecer o seu cliente. Esta é a parte em que o hipnoterapeuta instruirá o sujeito sobre o que vai acontecer durante toda a Sessão de Hipnose.

Este também é o momento de tirar todas as suas dúvidas e se certificar de que o tratamento através da hipnose será o certo para o objetivo que almeja atingir.

Algumas pessoas podem ser mais resistentes ao processo hipnótico por falta de conhecimento sobre o assunto, pela crença em mitos da hipnose e por preconceitos enraizados. O pré-talk, portanto, é o momento em que o profissional tranqüilizara seu cliente desfazendo medos e quebrando a resistência do fator critico, fazendo com que ele aceita cooperar com o processo. 

  1. Yes Set (Contexto de Conformidade)

O Yes Set entra logo em seguida ao pré-talk, já que seu objetivo é testar se o cliente está engajado e aberto ao processo de hipnose. Nesta etapa da sessão, o profissional de hipnose pode dar simples comandos como: feche os olhos, junte as mãos, dê um passo a frente, etc.

O Yes Set é uma forma simples de medir o grau de engajamento do cliente com o processo.  Assim, se durante o comando a pessoa questionar por que deve juntar as mãos, por exemplo, é possível saber que este cliente ainda não está pronto para ser hipnotizado.

E o que fazer neste caso? Dê um passo para trás e volte para o pré-talk!

  1. Indução (sessão de hipnose)

Uma vez que você já foi feita a entrevista com o cliente (anamnese), a conversa já foi realizada para tirar dúvidas e dar fim a falsas crenças e preconceitos (pré-talk) e você já testou o engajamento dele com o processo de hipnose (Yes set), é hora de dar inicio a sessão!

Com o cliente devidamente acomodado num divã ou numa cadeira mesmo, o profissional está pronto para iniciar a indução realizando um processo de relaxamento físico e mental a partir de comandos que serão seguidos pelo cliente. À medida que a indução caminha, a mente subconsciente torna-se mais acessível.

Esta etapa da sessão da hipnose costuma levar de 5 a 15 minutos dependendo de cada cliente.

  1. Terapia (aprofundamento do estado hipnótico)

Enfim chegamos ao ponto que todos nós entendemos como uma Sessão de Hipnose. Aqui se inicia a parte terapêutica da sessão, ou seja, a hipnoterapia.

Nesta fase ocorre o aprofundamento do processo hipnótico, para que o profissional penetre nas emoções do subconsciente buscando as causas emocionais que deram origem ao problema levantado pelo cliente na etapa da anamnese.

Quando a origem do problema é encontrada, o hipnoterapeuta realiza as sugestões hipnóticas desse evento e/ou emoção, buscando Ressignificar aquele trauma e assim livrá-lo daquelas amarras do passado.

  1. Novas sugestões

Quando o cliente estiver em estado de transe e pronto para aceitar uma reprogramação emocional, é hora de aproveitar para ir mais a fundo.

Nesta etapa é possível que o hipnotizador traga para seu cliente outras sugestões positivas que podem ser aceitas ou não. Estas novas sugestões são uma forma de potencializar os efeitos e experiências que a pessoa está tendo ao longo da sessão.

  1. Emersão

Por fim, chegamos à parte final da Sessão de Hipnose. Este é o momento que acontece o processo de emersão da hipnose. Ou seja, é hora de retirar a pessoa do estado hipnótico.

Uma vez que o cliente volta ao seu “estado normal”, é importante que ocorra uma conversa rápida para pontuar detalhes da sessão e encerrá-la.

Gostou deste artigo e quer aprender na prática todo o processo que ocorre durante uma sessão de hipnose? Conheça a formação em hipnose do IBND, um curso online completo de hipnose clinica e regressiva com PNL para você se formar como hipnólogo e utilizar esta técnica no atendimento aos seus clientes!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK