O que é o “eu interior”?

15/03/2022 às 11:44 PNL

O que é o “eu interior”?

O que é o “eu interior”?

Talvez a pergunta mais fundamental de toda a história do pensamento filosófico humano seja: “Quem sou eu?”. E entre as inúmeras respostas que surgem o eu filho, o eu esposa, o eu profissional, etc. 

Mas com tantas possibilidades de Eu, podemos nos perder na imensidão do que nos é colocado como o sendo o “correto Eu”.

Mas e o que sentimos em nosso interior? Este não deveria ser o nosso verdadeiro Eu? 

O eu interior é o que representa quem verdadeiramente somos: nossa essência, nossos sonhos, qualidades e pontos de melhoria. Se conhecer interiormente é conhecer seu propósito de vida, seus valores, seus objetivos e crenças, para além do que os outros pensam a seu respeito. 

Para verdadeiramente conhecer o seu eu interior é preciso passar por um longo processo de autoconhecimento. E nós do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) queremos te auxiliar nesta jornada.

Continue acompanhando!

Por que devemos conhecer nosso “eu interior”?

Se você nunca parou para refletir a respeito de quem você é, a probabilidade de você estar se definindo através de papéis sociais é muito grande.

E o grande problema disso, é que quando algo inesperado acontece, tal como o fim de um relacionamento amoroso, a pessoa pode se sentir completamente perdida por não saber mais quem é.

Um indivíduo que não se conhece tende a depositar sua identidade em relacionamentos. Neste sentido de reconhecer seus gostos e desejos por seguir sempre os mesmos caminhos do seu par. Assim, no momento que a relação chega ao fim, sente que sua vida não faz mais sentido, porque tudo que conhecia a respeito de si mesmo foi embora. 

Logicamente, os papéis sociais são importantes. Entretanto, é fundamental que cada um de nós se conheça interiormente para que possamos assumir o controle em relação a nossa vida e fazer escolhas em conformidade com a nossa real essência.

Dicas poderosas para conseguir responder à pergunta “quem sou eu?”

O processo de autoconhecimento deve ser algo constante em nossas vidas, para que possamos manter a coerência entre nosso eu interior, nossos comportamentos e escolhas.

A seguir, confira dicas valiosas que irão ajudá-lo a começar a se atentar para o seu interior e, assim, assumir o controle da sua história.

  1. Se liberte dos papéis sociais

Por alguns momentos, se desapegue dos papéis sociais. Pense em você apenas como si mesmo, sem considerar o que representa na vida de terceiros. Se despir de identidades, é o primeiro passo para o autoconhecimento, é neste processo que você descobrirá o seu eu interior. 

  1. Descubra o seu propósito

Cada um tem o seu propósito de vida, ou seja, aquilo que é sua principal motivação para existir. Qual o seu propósito?

Descobrir a resposta a esta pergunta irá levá-lo a viver de forma mais consciente. Afinal, a vida é mais que acordar cedo todas as manhãs e receber um salário ao final do mês. Encontrar a sua missão irá te dar muito mais motivação!

  1. Faça uma lista com as suas qualidades e defeitos

Todos temos qualidade e defeitos, e saber reconhecê-los irá te ajudar a ter uma visão mais concreta sobre si mesmo. Lembre-se de ser gentil consigo mesmo na hora de listar pontos de melhoria e evite julgamentos.

  1. Desenvolva a autoconfiança

Aproveite este processo no qual você está buscando conhecer seu eu interior, para também desenvolver sua autoconfiança. Essa segurança a respeito de si mesmo irá permitir que você tome decisões de forma mais assertiva, respeitando o seu verdadeiro eu sem se preocupar tanto com padrões e imposições sociais. 

  1. Realize as mudanças que você considera necessárias 

Passado estas primeiras quatro etapas, chegará o momento em que você vai precisar realizar mudanças para alinhar o seu eu interior com o exterior. A descoberta da sua real identidade irá fazer com que você consiga desapegar com mais facilidade daquilo que não te agrega e te distancia de quem você é de verdade.

Se descubra através da hipnose!

No curso de hipnose online do IBND, você conhecerá a verdadeira hipnose sem mitos! Uma ferramenta poderosa que lhe permitirá acessar o universo fascinante da hipnose clínica, uma técnica eficaz para acessar os níveis mais profundos da mente humana. 

Utilize as ferramentas da mente a favor do seu processo de descobrimento do eu interior. Conheça nossa formação!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK