Bloqueio emocional: o que é e como desconstruir?

17/03/2022 às 11:44 PNL

Bloqueio emocional: o que é e como desconstruir?

Você sabe o que é bloqueio emocional? Deparar-se com barreiras internas é um grande desafio principalmente para aqueles que não conseguem vencer esses obstáculos. 

Entretanto, embora seja muito difícil reconhecer essas barreiras e mais ainda superá-las, é sempre importante buscar compreender os porquês por trás do estado emocional de modo a montar planos para superá-los. 

Nossas emoções são parte essencial de nossa constituição. Mas, infelizmente, às vezes essas emoções podem nos reprimir e criar verdadeiras barreiras que nos impedem de avançar na direção dos nossos objetivos. 

E como sair deste bloqueio emocional? Neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos tratar exatamente sobre este tema.

Continue nos acompanhando em sua leitura!

O que é um bloqueio emocional?

Em linhas científicas, o bloqueio emocional funciona como um mecanismo de defesa inconsciente para que evitemos sofrimentos.

Através desse escudo, uma experiência muito difícil pode ser vivenciada de um modo mais “ameno” e quase que indiretamente.  Contudo, logicamente, a situação não deixará de existir e incomodar apenas porque criamos essa barreira, afinal, ela é apenas ilusória e paliativa. 

Ao evitarmos ou ignorarmos aquilo que sentimos, os sentimentos tendem, a médio e longo prazo, a se tornar mais avassaladores. Assim, ao invés de simplesmente passarem, as emoções crescem deixando o indivíduo confuso e ainda mais suscetível a ataques. 

As possíveis causas dos bloqueios emocionais

O bloqueio emocional cresce de raízes diversas. Como seres únicos, cada um de nós tem o bloqueio “desbloqueado” por meio de gatilhos pessoais. Mas em linhas gerais existem motivos recorrentes. Veja alguns deles:

Problemas de autoestima 

A falta de confiança em relação a si mesmo pode desencadear o surgimento de barreiras internas. Ao desconfiarmos de nossas próprias capacidades, nos freamos para qualquer posicionamento pró-ativo.

Traumas do passado

Um trauma psicológico ou de infância possui um forte papel na construção de um indivíduo. Muitas pessoas por medo de sofrerem novamente, por exemplo, podem se fechar para novas relações a fim de evitar passar por situações parecidas.

Rejeição

O medo de ser rejeitado também é forte desencadeador do bloqueio emocional. A pessoa pode, sem se quer dar notar, se impedir de viver novas experiências. Dessa forma, bloqueiam as emoções para evitar possíveis sofrimentos.

Por mais controverso que pareça, bloqueios emocionais também podem surgir após eventos positivos, tal como a notícia de uma gravidez, promoções e visitas inesperadas. Afinal, este é um mecanismo natural que responde a uma ampla gama de eventos chocantes que levam tempo para serem processados. 

Como identificar: conheça os sintomas 

Fadiga excessiva

Para manter as emoções profundamente enterradas no subconsciente, a pessoa precisa fazer um enorme esforço, mesmo que possa não parecer. Mas o corpo sente!

Portanto, se você se sente cansado com frequência sem um motivo aparente, este pode ser um claro sinal de que você é vitima do bloqueio emocional. 

Fingir que não se importa

Você costuma fingir não se incomodar com alguma coisa quando na verdade aquilo te incomodou? Esta é uma grande pista de que sua mente está enviando a você um mecanismo de defesa.

Descartar um problema fingindo que ele não te importa é uma indicação de emoções bloqueadas e de que você está efetivamente tentando não sentir nada. 

Necessidade intensa de agradar aos outros

É natural que todo ser humano queira ajudar aos outros, mas quando isso é prejudicial à nossa saúde, temos que repensar nossas ações. Dizer “sim” para tudo e para todos, quando você queria dizer “não”, também é grande indicador do bloqueio emocional. 

Expectativas irrealisticamente altas

Ter códigos morais é positivo, mas quando eles se tornam impossíveis de serem alcançados  por amigos, familiares e parceiros amorosos, você deve se perguntar por que cria expectativas tão altas. 

Será que você não está tentando afastar ao seu redor? Será que isso não é reflexo da sua criação onde seus pais estabeleceram metas altas? 

Procrastinação frequente

Você tem várias projetos não finalizados? Tem ótimas ideias, mas nunca as coloca em prática? 

Comece a prestar atenção no tipo de coisas que você procrastina e veja se há um padrão. Definido o denominador comum, elabore uma estratégia para aumentar a sua automotivação.  

Como vencer essa barreira?

Sem dúvidas, ninguém gosta de conviver com sentimentos negativos como a tristeza e a raiva, por exemplo. Ainda assim, não reconhecer esses sentimentos e mentir para si mesmo não leva a lugar nenhum e pode acabar piorando as coisas. 

Quer começar a lidar com as suas emoções e dizer “adeus” para o bloqueio emocional? Nós temos algumas dicas simples para te passar:

  • Se liberte através do movimento! Praticar algum exercício físico pode ajudá-lo a se sentir melhor e mais disposto para liberar emoções bloqueadas. Por isso, corra, dance, levante peso, etc., isso vai ajudá-lo tanto física quanto emocionalmente.

  • Permita-se sentir suas emoções. Dê a si mesmo tempo para sentir raiva, tristeza ou qualquer outro sentimento que vier à tona. Busque analisá-la e aceitá-la.

  • Entenda por que você se sente assim. Compreender as causas de nossas emoções pode nos ajudar a aceitá-las e trabalhar em cima delas.

  • Dedique tempo para escrever seus sentimentos diariamente.

  • Procure ajuda profissional. Embora você possa alcançar grandes resultados trabalhando sozinho, buscar percepções e conselhos profissionais pode melhorar ainda mais sua capacidade de desbloquear emoções. Neste sentido, a hipnose é uma ótima alternativa!

Você é nosso convidado para viver uma experiência única!

Quer viver uma experiência única e inesquecível onde você aprenderá tudo que é mais interessante sobre a mente humana? Conheça o curso de hipnose clínica do IBND. 

Serão dois de uma formação de alto impacto e profunda imersão para você encontrar a raiz dos seus problemas e entender quais crenças estão limitando sua vida.

E este curso também é dedicado a você profissional que deseja melhorar seus resultados como terapeuta, quer gerar mais satisfação dos seus clientes e trabalhar com uma poderosa ferramenta para impactar verdadeira e positivamente a vida das pessoas. Saiba mais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK