Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Neurocoaching?

30/03/2020 às 11:33 Coaching

O que é Neurocoaching?

Existem muitos tipos de Coaching, dentro desse processo usamos muitas técnicas e ferramentas e estudamos sobre muitas outras áreas como a neurociência. O NeuroCoaching surge da junção entre o estudo da neurociência e a metodologia de desenvolvimento humano.

Se você precisar reformular seus pensamentos para obter novos e melhores resultados, é essencial que você seja ajudado a entender o que te levar a pensar e agir de uma certa maneira. Afinal, os nossos pensamentos e as nossas ações regem a nossa vida.

Analisar o funcionamento da nossa mente tem um papel importante para mudar o nosso cotidiano e dar uma guinada em nossa vida. Neste artigo, vamos falar sobre o NeuroCoaching, que pode lhe ajudar a se conhecer melhor e potencializar a sua evolução pessoal e profissional.

O que é o NeuroCoaching?

Para entender o que é o NeuroCoaching, precisamos falar primeiro sobre a neurociência. Ela é a base de todo esse processo. Basicamente, a neurociência é uma área que estuda o sistema nervoso, buscando elucidar todos os mistérios do seu funcionamento e desenvolvimento.

Os estudos da neurociência se dividem em vários campos e são constituídos por três elementos: o cérebro, os nervos periféricos e a medula espinhal. Todos esses juntos são responder por coordenar as ações do nosso corpo, seja voluntaria ou involuntariamente, a neurociência tenta entender como este processo ocorre em detalhes.

Assim, podemos através da neurociência avaliar o desenvolvimento do nosso cérebro, da nossa memória, das nossas emoções, dos nossos comportamentos, descobrindo os motivos para agirmos de tal forma.

Dito isso, o NeuroCoaching é a junção dos conhecimentos sobre o nosso cérebro desvendados pela neurociência com as técnicas e ferramentas de Coaching, uma das mais eficientes metodologias de desenvolvimento humano. O intuito é ajudar pessoas a melhorarem os seus pensamentos e as suas ações em prol de melhores resultados na vida pessoal e profissional.

Quando conseguimos descobrir os mistérios do nosso cérebro, podemos aplicar as melhores soluções para obter resultados como mudança de hábitos e pensamentos, superação e ressignificação de traumas e a descoberta ou potencialização de habilidades. Em resumo, o NeuroCoaching é um processo que busca trazer a evolução de dentro para fora.

Vamos aprender as técnicas de ferramentas de Coaching em a nosso Curso de Coach?

Como funciona o NeuroCoaching?

O NeuroCoaching se inicia com uma série de perguntas que estimulam o cérebro a descobrir a melhor resposta para os questionamentos do Coachee. A ideia é que o Coachee possa mergulhar em seus pensamentos mais profundos e elaborar soluções e estratégias mais eficientes.

Este processo se baseia em dois elementos: o autoconhecimento e a autoconfiança. Assim, o NeuroCoaching pode trazer resultados positivos e ajudar os indivíduos a alcançarem os seus objetivos e a evolução na vida pessoal e profissional.

O autoconhecimento é a base do NeuroCoaching. Com as técnicas de Coaching e os ensinamentos da neurociência, o Coachee consegue acessar informações guardadas no seu inconsciente, que geralmente trazem consigo respostas essenciais para que ele entenda o seu comportamento e os seus pensamentos.

Dessa maneira, ele passa a conhecer melhor a si mesmo e fica muito mais fácil buscar o autodesenvolvimento, através da mudança de hábitos, mudança de mindset, etc. Como em outros processos de Coaching, o NeuroCoaching busca identificar os pontos onde é preciso melhorar para potencializar a performance levando a conquista de objetivos.

Como podemos perceber, o autoconhecimento não é apenas a base, mas uma capacidade fundamental para o sucesso do NeuroCoaching. Através dele, é possível se conscientizar e apostar nas soluções certas para sair do lugar e alcançar os seus sonhos.

Conforme o indivíduo trabalha o autoconhecimento, ele passa a trabalhar outra habilidade importante no NeuroCoaching: a autoconfiança. Com isso, ele confia mais na sua capacidade e a ter mais motivação para buscar melhorar nas habilidades que precisa para alcançar os seus objetivos.

Desenvolver a autoconfiança também é essencial para o sucesso do NeuroCoaching. É através desta habilidade que conseguimos olhar para dentro de nós mesmos e servirmos como nosso próprio incentivo. Assim, o indivíduo fica muito mais forte mentalmente para superar desafios e alcançar os seus objetivos.

Quais são as vantagens do NeuroCoaching?

Como mostramos durante o texto, o NeuroCoaching é um processo que consiste em entender o nosso cérebro, local de origem dos nossos pensamentos e ações, para reformular o nosso mindset e realizar as mudanças necessárias.

Com isso, o NeuroCoaching traz muitos benefícios para a vida dos envolvidos no processo, como por exemplo:

  • Maior produtividade: Mais confiante e motivado, o indivíduo consegue fazer o seu dia render mais, traçando o melhor caminho para desenvolver as habilidades e mudar seus hábitos em prol do seu próprio bem-estar.
  • Melhor tomada de decisão: Através da busca pelo autoconhecimento, o indivíduo consegue organizar melhor os seus pensamentos, e assim tende a tomar melhores decisões para sua vida, potencializando os seus resultados.
  • Inteligência Emocional: O desenvolvimento do autoconhecimento e da autoconfiança são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência emocional. Esta capacidade é importantíssima para lidar melhor com as próprias emoções e ter uma comunicação mais eficiente.
  • Maior motivação: Quando o indivíduo passa a se conhecer melhor, ele consegue desenvolver a automotivação, habilidade importante, que faz com que ele encontre dentro de si, os fatores que podem ajudá-lo a vislumbrar o seu crescimento.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®