Como o coaching pode te ajudar a lidar com a ansiedade

15/08/2019 às 16:33 Coaching

Como o coaching pode te ajudar a lidar com a ansiedade

A ansiedade é um problema que tem afetado muitos jovens e adultos, prejudicando o desempenho pessoal e profissional de muitas pessoas.

O coaching é uma metodologia que pode ajudar a trabalhar a ansiedade e evitar que ela tenha implicações negativas em sua vida.

Pessoas muito ansiosas sofrem bastante diariamente e não conseguem lidar com a ansiedade, com isso. acabam perdendo e destruindo oportunidades de trabalho e relacionamento com outros.

O coaching apresenta técnicas e ferramentas que podem ajudar a minimizar os efeitos da ansiedade.

Neste artigo, vamos lhe trazer algumas dicas práticas de coaching e PNL para controlar melhor a sua ansiedade.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

O que é ansiedade?

Antes de entrarmos na relação entre coaching e ansiedade, precisamos falar sobre a ansiedade. Afinal, o primeiro passo para enfrentar o problema é identificá-lo.

Muitas pessoas sofrem com ansiedade e não sabem disso. Para te ajudar vamos mostrar o que é a ansiedade e quais são os seus sintomas.

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, mas, em excesso, pode ser considerada um transtorno mental. Quem nunca se sentiu ansioso para um passeio, para fazer uma prova ou antes de uma reunião de trabalho? Isso é algo normal, o problema é quando perdemos o controle sobre estas emoções.

Pessoas que sofrem com a ansiedade excessiva costumam se preocupar demais com qualquer situação e possuem um medo exagerado das adversidades.

A ansiedade pode apresentar sintomas psicológicos e físicos, como mostraremos a seguir. Conheça os principais sintomas da ansiedade:

  • Nervosismo constante
  • Falta de concentração
  • Medo constante
  • Preocupação exagerada com situações banais
  • Insônia
  • Dor no peito
  • Aceleração dos batimentos cardíacos
  • Falta de ar ou respiração ofegante
  • Aumento do suor
  • Tremor no corpo
  • Tensão Muscular
  • Dor de barriga ou diarreia.

Esses são sintomas comuns apresentados por pessoas que sofrem com este transtorno.

Em casos extremos, a ansiedade pode ser confundida ou acabar causando outras doenças mentais como a depressão e doenças físicas como a hipertensão, por exemplo.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Como o coaching pode me ajudar a tratar a ansiedade?

Ficar ansioso em situações importantes é algo comum, afinal, momentos decisivos acabam gerando certa apreensão.

Como já dissemos acima, a ansiedade é uma emoção comum no ser humano, o problema está no exagero.

Se você já reconheceu esse problema pela definição e os sintomas que falamos acima, leia esse texto até o fim! Abaixo, citaremos algumas dicas de coaching para te ajudar a tratar a sua ansiedade e a diminuir seus efeitos negativos em sua vida, confira:

Trabalhe a autoestima e a autoconfiança

A falta de autoestima e de autoconfiança são causas comuns para o distúrbio da ansiedade. Sabe aquela sensação de que você não irá conseguir?  Que você não merece alcançar tal objetivo? Esses pensamentos negativos são extremamente prejudiciais a sua vida e favorecem este transtorno.

O processo de coaching busca trabalhar o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança através de técnicas e ferramentas, que possam fazer o coachee se olhar de outra forma e identificar seus pontos fortes.

Assim, você consegue notar que certos pensamentos não fazem o menor sentido.

Trabalhar estas habilidades é essencial para que qualquer pessoa possa voltar a acreditar e desenvolver todo o seu potencial.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Ressignificação de traumas e crenças limitantes

Uma das principais saídas para o controle da ansiedade é a mudança de hábitos. O coaching e a PNL trabalham bastante a ressignificação de traumas e crenças limitantes, que por sua vez, são os motivos para o que falamos acima, a falta de autoestima e de autoconfiança.

Muitas vezes, o problema do medo e da preocupação excessiva tem como origem uma crença limitante ou trauma que absorvemos durante a nossa vida.

Esse é o motivo para muitas reações negativas que tomamos diante de algumas situações.

O processo de coaching é essencial para ajudar o coachee a fazer uma reflexão profunda e ajudá-lo a encontrar possíveis crenças limitantes e traumas que estejam travando o desenvolvimento do seu potencial profissional e pessoal.

Técnicas e ferramentas de coaching e PNL podem ser decisivas para ajudar numa mudança de mindset, ressignificando crenças e traumas e auxiliando na implementação de novos hábitos que visem controlar a ansiedade.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Foco no presente e pensamento positivo

O coaching é uma metodologia focada no presente. Apesar de olhar para o futuro e ajudar a montar um plano de ação para a conquista de objetivos e metas, o processo visa causar impacto no presente, auxiliando pessoas a se desenvolverem hoje.

Isso ajuda as pessoas que sofrem deste transtorno a terem mais foco em suas atividades diárias e a estimular pensamentos positivos, essenciais para a mudança de hábitos e para a ressignificação de traumas.

No processo de coaching, o coach ajuda o coachee a montar um plano de ação que prevê o desenvolvimento profissional e pessoal no presente, isso é de grande valia para enfrentar e ter de volta o controle sobre a ansiedade, evitando que o distúrbio gere outros problemas mais graves.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados ®