O que é mvp?

27/07/2021 às 18:53 PNL

O que é mvp?

A inovação constante deve fazer parte do dia a dia de toda empresa que deseja prosperar. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, o que obriga os negócios a buscarem soluções simples e práticas. Diante desse contexto, surge um termo bastante discutido no mundo das organizações: o mvp. Esse post vai te mostrar o que é mvp, os objetivos, a importância e suas principais características. Se você é um empresário e gosta de inovar, recomendamos ler até o final. 

Mas o que é mvp? 

MVP é a abreviatura da expressão Minimum Viable Product. Se traduzirmos para o nosso idioma, significa Mínimo Produto Viável.  Podemos dizer que se trata de uma solução simples e ao mesmo tempo prática, mas que tem uma grande importância, já que atende as necessidades de um público específico. O MVP pode ser um produto digital ou físico.

Se você estava curioso para saber o que é mvp, é conveniente salientar que essa solução deve ser funcional e permitir que um grupo de pessoas a testem e emitam suas opiniões a respeito, antes do seu lançamento oficial. Depois da aprovação (ou reprovação) da maioria delas, devem acontecer alguns ajustes na versão original, para que a aceitação do produto no mercado seja a maior possível. Afinal, nenhum empreendedor está disposto a gastar dinheiro em algo que não vai vender. 

Qual é o objetivo do MVP? 

Agora que você sabe o que é mvp, conheça os seus principais objetivos para quem está querendo desenvolver uma solução inovadora e se diferenciar frente à concorrência: 

Testar se uma determinada ideia é viável

Esse objetivo é óbvio. Toda ideia precisa ser viável e, principalmente, resolver as necessidades de um público específico. Quando um negócio pensa em desenvolver um MVP, ele precisa ter 100% de certeza da viabilidade da ideia, caso contrário, tudo pode ir pelo ralo. De nada adianta desenvolver um produto que simplesmente não existe demanda para ele. Além de saber o que é mvp, é preciso conhecer bem os seus objetivos. A hipnose pode te ajudar com esse propósito, pois tem foco direto em nossas ações e atua em nossa mente. 

Redução dos recursos investidos

Quando uma empresa está desenvolvendo alguma solução inovadora que julga ser eficiente, os custos do lançamento podem ser bem altos. Mas alguns imprevistos podem acontecer, como erros no planejamento e uma gestão ineficiente, levando  o empreendedor a gastar mais do que esperava no lançamento de uma ideia que ainda não foi amplamente testada. Por isso, mesmo que você saiba o que é mvp, é essencial fazer a coleta de avaliações do público antes do lançamento oficial de um produto. 

Importância do MVP para o sucesso de uma solução inovadora

Não adianta saber o que é mvp sem conhecer a importância dele, certo? Afinal de contas, um produto inovador deve alcançar o sucesso esperado no mercado. Mas você precisa se dar conta de que, ao lançar uma solução inovadora, existe uma certa imprevisibilidade. Crises, concorrentes e até uma possível não aceitação do produto, são bons exemplos de variáveis que podem ser imprevisíveis no mercado.

Uma alternativa viável é tentar diminuir, ao máximo, essa imprevisibilidade. Mas como é possível fazer isso? Simples. Antes de uma empresa lançar um novo produto ou serviço, o empreendedor deve saber se a aceitação do público-alvo foi grande ou se deixou a desejar. Essa informação é fundamental antes de se fazer altos investimentos em versões melhoradas. Está vendo como saber o que é mvp é importante?

Em suma, o MVP foi criado para o empresário saber se a sua nova solução foi ou não aceita pelas pessoas. Na verdade, existem 3 possibilidades reais: 1) o produto ter uma altíssima aceitação e vender muito; 2) o produto ter um volume de vendas mediano; 3) o produto acabar dando prejuízo devido às baixas vendas. Se você ignorar o MVP e investir alto em algo que tem a possibilidade de não vingar perante o público, pode ter um baita prejuízo. 

Características do MVP

Além de você já saber o que é mvp, também deve ter notado que esse conceito tem uma estreita relação com aquilo que os clientes desejam, por isso, toda solução inovadora precisa de uma avaliação prévia do seu público-alvo. Conheça as principais características do MVP: 

Agrega valor

O MVP pode agregar valor na vida dos clientes, proporcionando uma experiência totalmente diferenciada em relação a outras empresas concorrentes. Essa experiência do consumidor, que deve ser única, vai muito além do preço da solução oferecida. A reação do cliente frente ao novo produto é que vai direcionar todos os esforços do empreendedor, que precisa ser resiliente.

Auxilia a fidelizar a clientela

Um negócio que sabe o que é mvp e se preocupa em compreender quais são as reais necessidades do seu público-alvo, para oferecer uma solução compatível, também pode deixar a experiência de consumo extremamente positiva. E isso ajuda a fidelizar os clientes, já que a satisfação deles foi a maior possível em relação ao novo produto. 

Feedback autênticos dos consumidores

O constante feedback do público-alvo de um negócio a respeito de um produto que está prestes a ser lançado no mercado, é um dos pilares de sustentação do MVP. É através da opinião dos consumidores que o empreendedor pode ter uma noção se está compensando o investimento ou se o projeto será um fiasco. E quando se tem dados concretos sobre o nível de aceitação do público, que foram coletados durante a fase de testes, é possível implementar as mudanças necessárias no novo produto, antes do seu lançamento. 

Viu como saber o que é mvp é fundamental para aumentar as chances de uma empresa prosperar no mercado? Não seja negligente com essa importante etapa que pode fazer o seu negócio economizar muita grana. 

Venha para o IBND

curso de PNL IBND é ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK