O que é Mindset? Descubra o Conceito e como isso pode te Ajudar

02/07/2019 às 09:40 Coaching

O que é Mindset? Descubra o Conceito e como isso pode te Ajudar

Tenho quase certeza de que você já ouviu falar sobre Mindset, mas você sabe o que esse termo significa? Bom, muitos ainda não sabem.

Por isso, preparamos este artigo para mostrar o que é o conceito de Mindset e como o coaching pode te a ajudar a desenvolvê-lo em prol de suas metas e objetivos.

Acesse Agora e Conheça nossa Formação em Coaching

O que é Mindset?

Basicamente, Mindset é a nossa mentalidade, é a forma como encaramos a vida, ou seja, a configuração mental que cada um de nós temos e que nos leva a praticar ações e reações no dia a dia.

Mindset significa modelo mental, ou seja, padrões de pensamentos e visão de mundo que influenciam em nossa capacidade de fazer escolhas e tomar decisões boas e ruins a todo o momento.

Por isso se diz que nossos pensamentos formam a nossa realidade. 

Para a professora de psicologia Carol S. Dweck, uma das principais especialistas sobre o tema e autora do livro “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso”, o sucesso não está ligado as nossas habilidades técnicas, mas ao nosso mindset, ou seja, ao nosso modelo mental.

Dweck em seus estudos busca mostrar que o nosso jeito otimista ou pessimista de lidar com as situações cotidianas são resultado do nosso mindset.

O Mindset é constituído pelas nossas crenças, ideias e valores que formam o jeito que compreendemos e agimos em nossas vidas. É o nosso modelo mental que norteia nossa vida e forma nossa percepção sobre os acontecimentos.

Depois de muitas décadas pesquisando o assunto, Dweck afirma que existem dois tipos de mindset: o mindeset fixo e o mindset progressivo.

Em seus estudos, a psicóloga mostra como cada um dos dois influencia em nosso dia a dia. Confira abaixo:

Mindset Fixo

O Mindset fixo é aquele que as pessoas consideram imutável. Pessoas assim acreditam que elas já nascem com um “dom”, e que é impossível desenvolver outras habilidades ao longo do tempo.

As pessoas com mindset fixo se julgam bastante e são muito inseguras e por isso tem muitas dificuldades em adquirirem novos conhecimentos.

Não é uma questão física que as impede de aprender uma coisa nova e sim uma questão mental.

O mindset fixo faz com que elas acreditem que aprender uma nova habilidade é mais difícil do que realmente é, e isso faz com que elas desistam no meio do processo ou nem tentem. Elas sempre colocam dificuldades a sua frente e se julgam como incapazes de ultrapassá-las.

Essas pessoas costumam ser mais negativas, não conseguem encontrar ferramentas para se motivar e são bastante acomodados em sua zona de conforto.

De certa forma, eles não têm medo do crescimento. Na verdade, eles acreditam que não conseguiriam crescer. Então ficam sempre fugindo de maiores responsabilidades no trabalho e na vida.

Quem tem um mindset fixo não acredita em aprendizado por esforço. Para eles, ou a pessoa tem o dom ou não tem, o simples ato de se esforçar já é considerado um fracasso.

Por isso, sempre culpam as pessoas e rejeitam novos desafios porque não se sentem preparados e não querem se expor ao fracasso.

Mindset Progressivo

O mindset progressivo é o oposto do mindset fixo. As pessoas com essa mentalidade acreditam que podem desenvolver novas habilidades com o decorrer da vida.

Para eles, é possível adquirir novos conhecimentos desde que elas sejam pacientes, esforçadas e disciplinadas.

As pessoas com mindset progressivo são aquelas que sempre tentam ver o lado bom das situações.

Sabe aquela história do “copo meio cheio”, então essas seriam as pessoas com esse tipo de mindset.

Elas possuem uma enorme motivação em tentar transformar algo negativo em uma oportunidade.

Por se julgarem menos e acreditarem em seu potencial, pessoas de mindset progressivo conseguem corrigir os próprios erros e assimilar novos aprendizados gradualmente. E isso é importantíssimo para a vida pessoal e para a vida profissional.

No trabalho, por exemplo, pessoas de mindset progressivo seriam aquelas que estão sempre interessadas em fazer uma nova tarefa, assumir uma nova função e adquirir cada vez mais responsabilidades.

Acesse Agora e Conheça nossa Formação em Coaching

Como o coaching pode me ajudar a mudar o meu mindset?

Como deu para perceber no tópico acima, é essencial que você busque mudar o seu mindset de fixo para progressivo, caso seja necessário.

O processo de coaching é uma metodologia de desenvolvimento que pode auxiliar nessa busca pela mudança de modelos mentais.

O coach utiliza técnicas e ferramentas para ajudar o coachee a desenvolver o autoconhecimento e a inteligência emocional, duas habilidades importantíssimas para tomar consciência da raiz dos pensamentos, ações e emoções e passar a ter controle sob elas.

Esse processo pode te ajudar a entender que nenhum tipo de mindset é errado, mas que o mindset de crescimento é o modelo ideal para quem busca se autodesenvolver e alcançar objetivos importantes na vida pessoal e na vida profissional.

Através das ferramentas de coaching, o coach mostra como é possível transformar o mindset do coachee, introduzindo o mindset de crescimento aos poucos no dia a dia.

Gradualmente, o coachee consegue mudar e aprimorar o seu mindset e passa a aproveitar todos os benefícios de nova mentalidade para todas as áreas da vida.

Gostou deste artigo? Então saiba mais sobre a nossa Formação em Coaching.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados ®