O que é maturidade profissional e como alcançá-la?

23/05/2021 às 19:37 Coaching Dicas PNL

O que é maturidade profissional e como alcançá-la?

O complexo mundo das organizações tem uma relação estreita com a satisfação pessoal dos profissionais. Milhares de pessoas amam trabalhar com a profissão escolhida e se sentem totalmente seguras e capazes de enfrentar os desafios do mercado de trabalho. E diante desse contexto, um termo bastante usado entra em cena: a maturidade profissional. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar o que é isso e como você pode alcançá-la. Aproveite ao máximo a leitura!

O que é maturidade profissional? 

É uma fase que mostra quando uma pessoa se sente totalmente realizada na profissão que escolheu para si e preparada para enfrentar os percalços que poderão surgir em sua carreira profissional. Além disso, ela sabe reconhecer as vitórias e os tropeços que fizeram parte da sua trajetória no mundo organizacional. 

Em outras palavras, é quando um indivíduo alcança um patamar em que se sente seguro das suas decisões, tem conhecimento das suas limitações e tenta aprimorá-las, sabe reconhecer todas as oportunidades em sua área de atuação e até recusa aquilo que não condiz com seus objetivos profissionais, se não agregar nenhum tipo de valor. 

As principais características das pessoas que alcançaram a maturidade profissional são: capacidade de decisão; resiliência; saber lidar com feedbacks negativos; proatividade e empatia. Essas qualidades, tão fundamentais no mundo corporativo, deveriam fazer parte da vida de todo indivíduo que está no mercado de trabalho. 

Mas como alcançar a maturidade profissional? 

Se você quer ou precisa alcançar a maturidade profissional, fique por dentro das nossas dicas e se torne uma pessoa muito mais realizada, com a sua profissão: 

Tenha consciência e aceite a si mesmo

Pode até não ser fácil, mas quando temos plena consciência e aceitação das nossas imperfeições e limitações, mas nos esforçamos ao máximo para aperfeiçoá-las, sem nenhum tipo de sofrimento da nossa parte, temos mais chance de alcançar a maturidade profissional. 

Mas isso não acontece da noite para o dia e pode levar anos para uma pessoa desenvolver essa consciência e saber aceitar a si mesmo como ela é. Por isso, nem sempre se consegue alcançar a maturidade profissional, mas quando se chega nessa fase, pode ser gratificante. 

Tenha consciência e aceite os outros como eles são

Da mesma forma que você precisa ter a consciência e aceitação de que é um ser humano com defeitos e qualidades, o mesmo também vale para os outros. Ter a consciência e aceitação de que outras pessoas também fazem parte do seu ambiente de trabalho, e que, como você, são imperfeitas, também faz parte da maturidade profissional. 

O problema é que nem sempre conseguimos aceitar os defeitos, a diversidade de pensamentos e as opiniões alheias, principalmente se forem diferentes das nossas. E isso pode se transformar em uma barreira intransponível com o passar do tempo. Mas se você conseguir ter esse discernimento para entender e aceitar os outros como eles são, está bem perto de alcançar a maturidade profissional. 

Seja confiante e tenha segurança em si próprio

A autoconfiança é fundamental para toda pessoa que faz parte do mundo dos negócios. Afinal de contas, as suas decisões dependem exclusivamente dela. Mas quando um colaborador atinge a maturidade profissional, ele é totalmente confiante e seguro de si próprio, no dia a dia. A hipnose pode te ajudar a ter mais confiança em si mesmo. 

Um profissional que não é seguro em suas atitudes e não inspira nenhum tipo de confiança, seja para seus colegas de trabalho ou para o seu chefe, tende a não se sentir realizado em sua carreira. E a maturidade profissional não tem nenhuma relação com sentimentos como falta de confiança ou insegurança. Pense nisso. 

Seja otimista e tenha senso de humor

Algumas qualidades pessoais também exercem forte influência no alcance da maturidade profissional. Otimismo e senso de humor podem contribuir positivamente para que o seu dia a dia no ambiente de trabalho seja mais produtivo, harmônico e, sobretudo, feliz. 

Se você vive afundado no pessimismo ou fica 24 horas por dia mal humorado com tudo e com todos, certamente não vai alcançar a maturidade profissional. Acreditar que nada vai dar certo e não ter senso de humor para trazer toda a leveza necessária para a sua rotina, pode deixar as coisas bem mais difíceis, principalmente na vida profissional. 

Seja capaz de decidir

A capacidade de tomar decisões, com o máximo de assertividade, também pode te ajudar a alcançar a maturidade profissional. O motivo é simples: quando temos segurança na tomada de decisões importantes em nossa profissão, é um forte indicativo de que estamos conscientes das nossas ações, bem como das suas consequências. 

Por isso, se você já é capaz de tomar decisões assertivas no trabalho e costuma acertar em cheio na maioria das vezes, pode estar bem perto de alcançar a maturidade profissional. Uma sábia capacidade de decisão é fundamental em nossa vida. 

Tenha capacidade e disposição para o trabalho

Uma coisa é fato: se você não tem capacidade para exercer com maestria a profissão que escolheu e não tem disposição para trabalhar duro, pode estar longe de alcançar a maturidade profissional. Capacidade e disposição para trabalhar são características imprescindíveis para alcançá-la. 

E uma depende exclusivamente da outra. Ou seja, de nada adianta saber executar bem todas as tarefas pertinentes à sua profissão se você não tem a mínima disposição para colocar o que sabe em prática. Vale salientar que o contrário também pode acontecer. 

Alcançar a maturidade profissional pode até não ser fácil, mas quando se consegue, pode trazer uma prazerosa sensação de realização. Pode apostar! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK