Inclusão social: conheça a sua importância

25/05/2021 às 19:37 Dicas PNL

Inclusão social: conheça a sua importância

Atualmente, muito se discute sobre a implantação de medidas de inclusão social em todo o Brasil. Afinal de contas, são milhares de pessoas que vivem à margem da nossa sociedade completamente excluídas e ignoradas. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar o que é e a importância da inclusão social para todos nós, que vivemos em sociedade. Que tal preparar aquela xícara de café e apreciar mais uma leitura do nosso blog? 

O que é inclusão social?

Podemos dizer que é um conjunto de ações que são elaboradas e direcionadas para todas as pessoas consideradas excluídas da nossa sociedade. Deficiência física ou mental, raça, orientação sexual, condições financeiras, gênero, dentre outros, são fatores que levam determinado indivíduo ser excluído do convívio social.

Por isso, o principal objetivo da inclusão social é permitir que todos os cidadãos, independentemente da sua situação de vida no momento, tenham acesso a serviços como saúde, educação, lazer, cultura, emprego, moradia, entre outros. Pode até não ser fácil, mas se cada pessoa fizer a sua parte com muita resiliência e ajudar de alguma forma, os projetos de inclusão social poderão ganhar mais visibilidade.

Qual a importância da inclusão social?  

Conheça as vantagens da inclusão social para a nossa sociedade e tire suas próprias conclusões a respeito desse importante tema:

Incentivo ao abandono de comportamentos discriminatórios

Uma política massiva voltada para projetos de inclusão social pode ser extremamente benéfica, no que diz respeito à discriminação. Quanto mais pessoas forem beneficiadas com ações de inclusão social, menos discriminação existirá na sociedade. Ou seja, comportamentos discriminatórios e excludentes existem por causa das pessoas que precisam ser incluídas na sociedade

A inclusão social atua na contramão do preconceito e da discriminação, que precisam acabar em nossa sociedade. Por isso, a inclusão social pode ser uma excelente alternativa para instigar o abandono de comportamentos preconceituosos em relação ao outro ser humano, independentemente dos motivos apresentados. 

Mais dignidade para as pessoas excluídas

Imagine uma pessoa morando precariamente na rua, sem acesso ao serviço de saúde, alimentação básica, emprego, moradia, lazer e educação. Parece impossível imaginar a nossa vida sem isso, certo? Mas se esse indivíduo se beneficiar com algum projeto de inclusão social, certamente terá muito mais dignidade para viver e deixar de ser um excluído. 

A inclusão social resgata a dignidade das pessoas e as concede uma condição de vida mais humana e, sobretudo, justa. Pode até parecer um sonho distante, já que são milhares de pessoas excluídas da nossa sociedade, mas a dignidade é um direito de todo e qualquer cidadão, por isso, a inclusão social precisa ser cada vez maior. 

Combate a segregação social

A segregação social, que está cada vez mais em evidência em nossa sociedade, é a separação geográfica de um determinado grupo de pessoas por causa de alguns fatores como cor de pele, religião, poder aquisitivo, nível de escolaridade, nacionalidade ou qualquer outra variável que sirva como forma de discriminação. Por isso, projetos de inclusão social precisam sair logo do papel. 

Quando a inclusão social está presente, ela pode evitar que esse tipo de separação aconteça na sociedade. Afinal de contas, todos nós somos seres humanos e esse tipo de comportamento discriminatório não deveria existir, em nenhuma hipótese. Mas infelizmente, aquele gigantesco abismo que separa os ricos dos pobres, parece estar cada vez maior. 

Viabiliza a democratização de bens e serviços

Vivemos em um país democrático, certo? Pelo menos na teoria. Na prática não é bem assim. Como as pessoas dizem por aí: “Muitos com pouco e poucos com muito”. Por isso, a inclusão social se faz necessária para viabilizar a democratização de bens e serviços como lazer, saúde, educação, moradia, oportunidade de emprego, entre vários outros. O bom senso de quem pode ajudar é sempre bem-vindo.

Em uma sociedade democrática todas as pessoas têm direitos iguais. Mas não é o que acontece. Por isso, os projetos de inclusão social são a única esperança para milhares de pessoas que anseiam por algo que é direito delas, pois viabilizam esse acesso e permitem que os excluídos da sociedade possam viver com toda a dignidade que merecem e precisam.

Por uma sociedade mais igualitária

Outra benesse da inclusão social, é que ela permite que possamos viver em uma sociedade bem mais igualitária. Imagine se todas as pessoas tivessem condições financeiras semelhantes, uma moradia digna, acesso a serviços de saúde, educação, lazer, cultura, emprego, dentre outros. Seguramente, o mundo não teria tantos problemas sociais como vemos hoje. 

E essa sociedade mais igualitária e justa, só poderá se tornar uma realidade se a inclusão social estiver cada vez mais disseminada. Todas as pessoas têm necessidades e direitos, independente das suas condições financeiras, escolhas, orientação sexual, cor de pele ou nível educacional. Por isso, a inclusão social não deve ser negligenciada, pois ela é a única esperança para milhões de cidadãos. 

Agora que você conheceu a importância da inclusão social, que tal começar a fazer a sua parte e contribuir para que cada vez menos pessoas possam deixar de ser excluídas e comecem a ter uma vida mais digna?  Pode acreditar, isso é possível! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK