O que é know why?

15/07/2021 às 22:00 Hipnose

O que é know why?

Diante de tanta competitividade no mercado, as empresas precisam se valer das mais variadas estratégias para se destacarem e se tornarem a preferência para o seu público-alvo. Diante desse cenário, surge um conceito que pouca gente conhece: o Know why. Elaboramos esse post que vai te mostrar do que se trata e a sua importância para os empreendedores que desejam prosperar. Que tal aprender um pouco mais aqui em nosso blog? Continue a leitura! 

O que é Know why?

A maioria das pessoas já deve ter ouvido falar em know how. Mas o conceito de Know why (saber porquê), apesar de não ser tão difundido, também é extremamente importante. Trata-se de entender os principais motivos que levaram uma organização ou até mesmo um profissional a ter uma determinada atitude perante uma situação. Uma metodologia bastante usada para isso é o curso de coaching, já que tem foco em nossa mente, o que permite um entendimento mais efetivo. 

Na verdade, podemos dizer que Know why é o simples fato de entender todas as intenções que estão nos bastidores de tudo aquilo que está sendo realizado. É uma maneira assertiva de absorver tudo o que existe de mais benéfico e aperfeiçoar o seu know how. Em um mundo cada vez mais competitivo, o destaque profissional se faz necessário. 

A importância do Know why

O universo do empreendedorismo tem seus desafios. Muitas vezes, as crises forçam os negócios a estabelecerem mudanças e adaptações para continuarem mantendo a competitividade. O problema é que muitos gestores, seja por medo ou insegurança, preferem deixar a crise passar para começarem a agir. Não que a prudência esteja errado, mas permanecer na zona de conforto em cenários desfavoráveis pode tornar um negócio menos competitivo. 

A grande questão é que pode-se aprender muito em momentos delicados, como uma crise econômica, por exemplo. E a principal importância do Know why está exatamente nessa questão. Saber identificar os principais motivos que algumas mudanças foram estabelecidas é fundamental para deixar o medo de mudar no passado, que algumas empresas ainda têm. 

Soluções inovadoras a vista 

Como mencionamos anteriormente, o Know why, que é considerado uma busca incessante por respostas, bem como o devido entendimento de cada uma delas, permite ao empreendedor ser bem mais eficiente no dia a dia. Entender o que está por trás de cada processo também possibilita o desenvolvimento de soluções inovadoras. E isso é um dos segredos para se manter a competitividade em alta. A PNL é uma técnica que pode auxiliar o empreendedor a compreender o conceito de know why, para que ele mantenha a eficiência em alta. 

É exatamente nesse ponto chave é que o conceitos de know how (saber como fazer) e Know why ( saber por que fazer) se encaixam perfeitamente. Quando o empreendedor sabe fazer e conhece os motivos pelos quais está fazendo, é possível traçar estratégias eficientes que vão se adequar em diferentes situações. A hipnose, por exemplo, pode auxiliar o empresário a desenvolver soluções inovadoras para a sua empresa, já que ela atua diretamente na mente humana e pode deixar todo o processo mais simples. 

Teoria e prática: dupla inseparável

Se a sua empresa está mantendo 100% o foco no Know how, ela pode ter dificuldades de encontrar o ponto de equilíbrio entre a teoria e a prática. Quando o empreendedor direciona o seu foco para entender o porquê das coisas (know why), ele pode deixar o seu negócio mais competitivo. Lembre-se: fazer apenas por fazer não deixará a sua empresa como a primeira opção para os consumidores. 

Mas a partir do instante em que você desenvolve um produto baseado no entendimento dos porquês, as respostas ficam mais lógicas e, sobretudo, evidentes. Até a análise da concorrência pode ficar mais fácil, já que, quando se identifica os motivos pelos quais o concorrente tomou determinada atitude que deu certo, o segredo do sucesso pode ficar mais claro. Entender o porquê da ação auxilia na identificação de possíveis caminhos que podem ser seguidos. 

A qualidade também está ligada ao know why

Não pode-se negar que a qualidade de um produto ou serviço está diretamente ligada ao know how (habilidades). Mas para aperfeiçoar o que você sabe fazer é preciso entender aquilo que se faz, certo? Ou seja, saber por que se está fazendo algo (know why) que se faz bem, é essencial para manter a qualidade sempre em constante crescimento, além de estimular o  seu mindset.

Muitos empreendedores ainda não se atentaram sobre a questão de entender os motivos pelos quais se faz algo, o que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização. Por isso, o know why é importante para o gestor analisar e entender o posicionamento da empresa perante o seu público-alvo. Muitas vezes, pode-se identificar a necessidade de tomar uma nova direção, para a boa gestão do negócio. 

Questionamentos devem ser constantes

Se você é dono de uma empresa e sabe da importância do know why, é preciso que questionamentos constantes sejam feitos. Saber entender o porquê que as coisas acontecem no mercado. Por isso, pergunte-se: o meu negócio está competitivo?; O que é preciso melhorar ainda mais?; O que precisa ser feito para que seja trilhado um novo caminho? 

Quando existem perguntas constantes, as chances de entender o cenário atual se tornam gigantescas. Quando sabemos onde estamos “pisando”, a implementação de possíveis mudanças fica muito mais simples e fácil. As mudanças muitas vezes são necessárias e jamais devem ser ignoradas, por isso, o know why é algo primordial para que tudo aconteça da melhor forma possível. 

Viu como o know why é um conceito que deve ser implementado em todo negócio que deseja crescer e se consolidar no mercado? Agora é com você! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK