O que é inteligência relacional?

02/10/2019 às 08:12 Dicas

O que é inteligência relacional?

Usamos a inteligência racional para desenvolver talentos, mas, no ambiente corporativo, ela não é suficiente para potencializar o desenvolvimento profissional.

Por isso, fizemos este artigo sobre inteligência relacional, para te mostrar como ela pode ser eficaz no aprimoramento de habilidades.

No dia a dia de trabalho, temos de lidar com interações nem sempre saudáveis.

Estamos cercados de pessoas que não conhecemos bem, isso indica a necessidade de aprender a lidar com as próprias emoções e entender as ações dos outros para construir relacionamentos sadios.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

O que é inteligência relacional?

A inteligência relacional é a capacidade de lidar com as nossas ações, emoções e comportamentos.

Através dela, conseguimos reconhecer os nossos sentimentos e assim lidamos melhor com nossas qualidades e limitações. Este é um grande facilitador para melhorar e aprimorar habilidades.

Um relacionamento saudável entre duas pessoas ou um grupo, acontece quando todos se respeitam e se conhecem.

Um bom relacionamento entre colaboradores e gestores tende a promover benefícios para um negócio. Desenvolver a capacidade de falar e ouvir com atenção são essenciais na vida pessoal e profissional.

E é isso que, no processo de coaching, o coach visa desenvolver no coachee. A inteligência relacional é desenvolvida com o tempo.

A prática de respeitar a todos e tentar entender o ponto de vista do outro são a base para adquirir esta habilidade. É preciso entender que você deve se importar com a qualidade das relações humanas.

Benefícios da inteligência relacional no meio corporativo

O processo de desenvolvimento da inteligência relacional traz muitos benefícios para gestores e colaboradores de empresas.

Estabelecer relacionamentos saudáveis e empáticos com os demais colegas de trabalho é essencial para o alcance de resultados.

Veja abaixo quais são os principais benefícios da inteligência relacional nas empresas:

Inteligência Emocional

Este é um benefício trazido pela inteligência relacional. O desenvolvimento da inteligência emocional é fundamental, esta habilidade é uma das soft skills mais cobradas pelas empresas atualmente.

Basicamente, a inteligência emocional consiste em lidar melhor com as nossas próprias emoções.

Isso é importantíssimo para gestores, que precisam ter autocontrole para não serem influenciados por motivações pessoais no trabalho.

Isso também ajuda bastante no crescimento de colaboradores. Através da inteligência emocional, as pessoas tendem a se respeitar mais e a desenvolver a empatia, outro fator importante para as boas relações no ambiente de trabalho.

Conheça o nosso curso de coach, uma formação completa para você se tornar Coach!

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Construção de relacionamentos saudáveis

Não importa a quantidade de relacionamentos, e sim a qualidade. Dentro de uma empresa, lidamos com pessoas com as quais não tivemos nenhum contato anterior e não convivemos durante todo o dia, apenas em uma faixa dele.

Por isso, a inteligência relacional é importante para criar relacionamentos de qualidade.

Os gestores podem construir relacionamentos profundos com os colaboradores, isso ajuda a entender melhor como ele pode ajudar cada um a desenvolver suas habilidades em prol da empresa.

Autoconhecimento

Esse é o benefício mais importante! Para desenvolver a inteligência relacional, a pessoa precisa conhecer a si mesmo.

O autoconhecimento é importantíssimo para ajudar pessoas a entenderem melhor seus sentimentos, emoções e comportamentos.

Esse é o ponto de partida para adquirir a inteligência relacional.

Apenas quando descobrimos as nossas próprias habilidades e talentos e os pontos que precisamos melhorar conseguimos nos desenvolver para obter melhores resultados profissionais.

Gestão de crises internas

Com o desenvolvimento da inteligência relacional, o gestor passa a ter maiores condições de administrar o ambiente interno.

Não são poucas as vezes que crises internas são geradas, independente do motivo.

A gestão de crises é uma das tarefas árduas que um gestor deve enfrentar dentro de uma empresa.

E através do desenvolvimento dessa habilidade, ele consegue abrandar o conflito, levando os envolvidos a exporem seus pontos de vista. Fazendo essa mediação, é possível chegar a um denominador comum entre as partes.

Comunicação eficaz

Outro benefício essencial para o ambiente corporativo é a melhoria da comunicação.

Muitos gestores e colaboradores possuem dificuldades na comunicação, eles não conseguem se expressar com eficiência.

O desenvolvimento da inteligência relacional faz com que eles desenvolvam a prática de falar e ouvir atentamente.

Isso ajuda a melhorar a comunicação, as equipes passam a se entender melhor e os ruídos de comunicação vão acabando com o tempo.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Como o Coaching pode ajudar a desenvolver a inteligência relacional?

O Coaching é uma das mais eficazes metodologias de desenvolvimento humano. O foco desse processo é ajudar indivíduos a identificarem e desenvolverem habilidades fundamentais para que alcancem seus objetivos.

Os gestores e colaboradores que fazem uma Formação de Coaching aprendem na teoria e na prática a usar técnicas e ferramentas que possibilitam o desenvolvimento da inteligência relacional.

Isso permite que eles potencializem o seu desempenho e, consequentemente, os resultados da empresa.

O IBND possui uma Formação de Coaching focada tanto na teoria quanto na prática, tudo para deixar qualquer pessoa preparada para aplicar todas as técnicas e ferramentas em prol de seus objetivos, não perca tempo e saiba mais sobre a nossa formação.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

  • DESCONTO DE ATÉ 60%
  • ATÉ 60%
Todos os Direitos Reservados ®