O que é e como desenvolver a autorresponsabilidade?

01/04/2020 às 06:55 Coaching

O que é e como desenvolver a autorresponsabilidade?

Já ouviu fazer em autorresponsabilidade? Essa habilidade tem a capacidade de ampliar a nossa visão sobre a nossa própria vida, nos levando a questionar todas as coisas boas e ruins que acontecem conosco diariamente.

Esse conceito visa mostrar que todas as situações negativas e positivas na nossa vida são consequências dos nossos próprios atos e escolhas. Em nossa sociedade, muitas pessoas transferem a responsabilidade por suas falhas de uma única maneira: colocando a culpa nos outros.

A autorresponsabilidade enfatiza que precisamos aceitar que somos nós mesmos, a principal solução e o principal problema de nossas vidas. A nossa evolução depende do que fazemos, e se por um lado isso pode assustar, por outro lado pode motivar, já que dependemos única e exclusivamente de nós mesmos para alcançar o que desejamos.

O que é autorresponsabilidade?

Tudo o que fizemos reflete em resultados positivos e negativos em nossas vidas. Esta é a base da autorresponsabilidade. Essa habilidade nos traz a capacidade de compreensão sobre tudo o que acontece em nossa vida, mostrando que tudo é consequência dos nossos atos.

Assim, nós temos que estar conscientes desta máxima. Todos os acontecimentos negativos e positivos são resultados do que nós mesmos fizemos. Dessa forma, culpar outras pessoas ou uma situação específica não é uma opção, devemos assumir nossos acertos e nossos erros.

Qual é a importância da autorresponsabilidade?

As pessoas que conseguem seguir em frente e aprender com seus erros são as que mais alcançam seus objetivos. Já as pessoas que vivem colocando a culpa nos outros estão sempre fracassando em seus projetos e limitados a uma percepção mesquinha das situações.

Por isso, a autorresponsabilidade é tão importante. O simples fato de você assumir seus erros é a maneira para não errar novamente. Essa habilidade tende a nos fazer mais fortes e preparados para a vida, e nos ajuda a desenvolver uma percepção mais ampla e tentar novamente.

Ao contrário do que muitos pensam, os erros e as adversidades não devem ser motivos para desistência, mas impulsionadores de nossas conquistas. As pessoas que alcançam o sucesso têm como característica, aprender com seus erros, tentar de novo, serem persistentes e focadas até conquistarem seus objetivos.

A autorresponsabilidade é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Tendo a capacidade de lidar bem com os seus erros é possível reformular o seu Mindset, buscar por novas soluções e agregar mais conhecimento para a evolução pessoal e profissional.

Você aprender a desenvolver a autorresponsabilidade em nosso Curso de PNL.

Como desenvolver e aplicar a autorresponsabilidade no dia a dia?

Nós transferimos a culpa para outros, muitas vezes inconscientemente, porque é mais fácil. Culpar o outro nos custa pouco tempo e não nos faz pensar. A autorresponsabilidade já age no caminho inverso: nos estimular a pensar.

Reflita sobre suas próprias ações

A autorresponsabilidade tem como grande aliado o autoconhecimento. Para que uma pessoa possa assumir os seus erros e enxergar novas soluções, será preciso que conheça o seu jeito de ser e pense bastante sobre suas ações e escolhas.

O principal básico para desenvolver esta habilidade é o pensar. Não há como agir de forma diferente ou identificar ações que nos prejudicam, se não pararmos por alguns minutos e revisitarmos as nossas ações passadas.

Imergir em nossos pensamentos nos dá traz uma percepção mais ampla da realidade. E assim podemos discutir soluções para alcançar o que queremos. Isso parte tanto de uma mudança interior, tanto de uma mudança de hábitos.

Por isso, em qualquer situação do dia a dia, sejam elas tendo atraídos resultados positivos ou negativos, busque refletir sobre as ações que levaram isto a acontecer. Independente da situação sempre é possível buscar a origem do problema, e ela sempre está em nossos próprios atos.

Mude seus hábitos

Depois de uma reflexão profunda sobre as suas ações, você já deve conseguido descobrir quais são os pensamentos e ações que tem um peso negativo em sua vida. Agora é hora de começar um trabalho concreto em busca da autorresponsabildiade.

Ciente que você é o único responsável pelo que acontece em sua vida, busque implementar novos hábitos na sua rotina. Um novo jeito de pensar, uma forma diferente de se relacionar ou lidar com o seu trabalho. Tudo isso é essencial para uma mudança de mindset e a construção de um caminho para a conquista de objetivos.

Foco na mudança

A capacidade de se responsabilizar pelos seus próprios atos, requer coragem e foco. Isso mesmo! Como vimos acima, pessoas costumam transferir a culpa porque é muito mais fácil.

Parar e refletir sobre os próprios erros é mais difícil, logo se você não tiver foco para fazer isto sempre que acontece algo em sua vida, você não desenvolveu a autorresponsabilidade. É preciso de tempo e persistência para que isso se torne rotina e você estar sempre avaliando e repensando suas ações e suas escolhas.

PNL e a autorresponsabilidade

O PNL é uma metodologia de desenvolvimento humano focada na obtenção de resultados. E dentre as habilidades que podem ser desenvolvidas durante o processo está a autorresponsabilidade.

Dentro do processo, desenvolver essa capacidade pode ser primordial para realizar uma mudança de hábitos e repensar escolhas para alcançar melhores resultados.

Gostou? Vamos desenvolver a autorresponsabilidade em nosso Curso de PNL?

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK