3 razões para desenvolver a inteligência financeira

04/04/2020 às 11:21 Coaching

3 razões para desenvolver a inteligência financeira

Já ouviu falar em inteligência financeira? Se ainda não sabe o que é, chegou a hora de saber! Essa é uma habilidade essencial para equilibrar suas contas e facilitar o alcance de seus objetivos. Neste artigo, vamos listar as principais razões para que você desenvolva a inteligência financeira.

Um dos principais motivos de ansiedade e estresse é o endividamento. Com a crise econômica que assolou o Brasil nos últimos anos, muitas pessoas perderam seus trabalhos e isso fez com que o nível de endividamento crescesse no país.

E por que pessoa se endividam e não conseguem manter as contas em dia? Será que é apenas a escassez de trabalho? Eu digo que não, vai bem além disso! É culpa da falta de planejamento. Você sabe, por exemplo, a importância de uma reserva de emergência? Deveria saber.

Para lhe ajudar, vamos explicar o que é a inteligência financeira e listar as principais razões para desenvolver essa habilidade. Pelo bem da sua vida financeira, leia esse artigo até o fim!

O que é inteligência financeira?

Ao contrário do que muitos pensam, a inteligência financeira não é simplesmente guardar dinheiro e não gastar tudo o que ganha, essa habilidade tem objetivos bem mais profundos do que isso. A inteligência financeira causa uma mudança positivo de hábitos que podem salvar as suas finanças.

A inteligência financeira é uma habilidade que busca ensinar as pessoas a usarem sua renda com sabedoria, equilibrando gastos e ganhos, juntar dinheiro para a realização de sonhos, fazer uma reserva de emergência, tudo através do uso da razão.

O primeiro ponto da inteligência financeira é causar o equilíbrio das finanças. A partir daí, a pessoa desenvolve outros fatores importantes desta habilidade como o planejamento a longo prazo.

Da mesma forma, a inteligência financeira não funciona apenas com planilhas e números, ela também passar por uma mudança de hábitos financeiros. O desenvolvimento dessa habilidade é essencial para administrar rendas e gastos, evitando compras por impulso, parcelamentos e obtenção de empréstimos, etc.

Você pode precisar da ajuda de um Coaching Financeiro ou você pode se tornar um Coach em nosso Curso de Coach.  

Quais são as principais razões para desenvolver a inteligência financeira?

Existem vários motivos para desenvolver a inteligência financeira, abaixo citaremos os três principais. Como mostramos acima, a inteligência financeira é uma habilidade capaz de se desenvolvida por qualquer um e que tem o poder de salvar suas finanças.

Confira as três principais razões para desenvolver a inteligência financeira:

Equilíbrio das contas

Um dos principais motivos e resultados imediatos da inteligência financeira é promover o equilíbrio das contas de uma pessoa. A maioria dos brasileiros possui uma grande dificuldade em equilibrar gastos e custos.

Fazer um planejamento financeiro é essencial para conseguir ajustar as contas, projetar sonhos futuros e chegar ao fim do mês sem dívidas. Essa é a melhor maneira de saber o que será preciso fazer para equilibrar suas contas.

Através da análise de renda e custos variáveis e fixos, você consegue ter uma ideia do quanto pode sobrar e onde é possível economizar. Assim, você ter claro em suas mãos, quais são os gastos que devem ser cortados, e se você precisa buscar novas fontes de renda para realizar seus próximos objetivos.

Com a inteligência financeira, mesmo que as contas se encontrem em desequilíbrio, é possível projetar o pagamento de dívidas, a obtenção de novas formas de renda, tudo para que as finanças entrem no eixo em um curto prazo.

Planejamento de longo prazo

Pensar no futuro é muito importante! Precisamos parar de pensar no hoje e se preocupar com o amanhã, afinal ele pode e deve existir. A expectativa de vida está aumentando em todo o mundo, a tendência é que vivamos por mais tempo, isso mostra como planejar a longo prazo é importante.

A inteligência financeira é essencial para planejar o futuro. Assim, você pode começar a fazer um planejamento de suas contas no longo prazo, estipulando valores para investimentos em projetos e anseios futuros.

Assim, é possível planejar a realização de sonhos futuros e para conseguir fazer uma reserva de emergência e juntar dinheiro para fazer a sua própria aposentadoria, sem precisar do governo.

Fazer o seu dinheiro trabalhar para você

Uma das principais vantagens da inteligência financeira é nos possibilitar desenvolver a capacidade de investimentos. Nem todos temos este perfil, mas é possível se tornar um bom investidor através dessa habilidade.

A melhor maneira de aumentar usa renda e planejar o seu futuro sem trabalhar para isso é fazer bons investimentos. Com a inteligência financeira, qualquer um pode começar a investir uma parte de seus ganhos mensais e conseguir ir multiplicando o seu dinheiro pouco a pouco.

Investimentos podem ser essenciais no longo prazo, principalmente para quem pensa em fazer reserva de emergência e aposentadoria privada. Até mesmo nos sonhos de curto prazo, investir o dinheiro pode ser uma maneira de realizar os objetivos com mais rapidez e eficiência.

Através da inteligência financeira, a pessoa começa a estudar sobre o mercado financeiro e assim consegue descobrir os melhores investimentos de baixo risco para começar a investir e fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK