Precisa de mais motivação? Conheça a história da Audi

29/01/2021 às 11:14 Coaching

Precisa de mais motivação? Conheça a história da Audi

Alguns símbolos são realmente marcantes na mente de milhares de pessoas. Seja por uma estratégia eficiente ou um produto de qualidade, o fato é que determinadas empresas são reconhecidas por suas logomarcas.

Por exemplo, quando você se depara com um automóvel que traz na grade dianteira quatro argolas prateadas sobrepostas, a marca Audi vem logo na sua mente, certo?

Por isso, vamos te contar a história dessa renomada montadora alemã, cujos carros são sinônimo de design, luxo, alto desempenho e conforto a bordo. Descubra como e porque os automóveis da Audi satisfazem até os clientes mais exigentes do mundo.

Ficou curioso (a) para saber mais? Continue a leitura!

Audi: mais de um século de sucesso e tradição

A história da montadora Audi começa em 1909 em um país que é referência em carros Premium de altíssimo luxo: a Alemanha. O renomado engenheiro Augusto Horch, que era apaixonado por carros velozes, resolveu empreender e inaugurou uma das montadoras de automóveis de maior sucesso em todo o mundo. Desde cedo, ele já sabia como ser um empreendedor

Inicialmente, a produção dos primeiros modelos da marca foi bem modesta, pois Horch priorizava a qualidade e a robustez mecânica, que é uma das principais características dos veículos da Audi até hoje.

Por causa disso, as vendas foram um sucesso nos anos seguintes. Horch ainda empregava tecnologia de ponta em seus carros, que os tornavam ainda mais cobiçados pelo seleto público.

Nos anos 1920, a Audi fabricou o seu primeiro carro de passeio que vinha com a direção do lado esquerdo, uma novidade na Alemanha. A inovação trouxe, de brinde, muito mais eficiência e segurança no trânsito, principalmente durante as ultrapassagens.

Na década de 1930, mais uma inovação da marca, que lança o Audi Front, que foi o primeiro carro europeu que vinha com motor seis cilindros e tração dianteira.

Crescimento e consolidação da Audi no mercado

Nos anos seguintes, a Audi se consolidava ainda mais no mercado automobilístico com seus icônicos e potentes carros de corrida, que ganhavam com facilidade a maioria das competições. Entre 1939 e 1945, a produção dos carros da Audi foi interrompida devido a Segunda Guerra Mundial, onde todos os esforços foram direcionados para a produção de veículos militares e armamento pesado.

Os anos 1950 foram marcados pela retomada das atividades da Audi, mesmo em um ritmo lento, devido a grande recessão econômica na Alemanha.

Foi um período extremamente complicado para a empresa, que quase decretou falência, senão fosse a intervenção da gigante Volkswagen, que comprou 50% das ações da Audi, em 1965. Depois disso, os negócios para essa prestigiada marca foram prosperando.

No restante da década foram lançados cinco modelos diferentes no mercado, que acabaram fazendo um grande sucesso, por serem considerados seguros e confiáveis.

Nos anos 1970, a já consolidada Audi começa a exportar seus carros para o exigente mercado norte-americano, com o objetivo de expandir seus negócios ainda mais pelo mundo. E essa estratégia acabou dando certo e novas fábricas foram inauguradas em outros países.

Mais lançamentos inovadores da Audi

Em 1980, a novidade que merece destaque foi o lançamento do tecnológico Audi Quattro, que se tornou o grande vencedor de vários ralis em todo o mundo.

Em 1985, a marca alemã inaugura o seu centro de controle de qualidade, já que essa característica era imprescindível em seus veículos. Ainda no final dessa década, a Audi lançou mais três modelos que fizeram bastante sucesso. Ter inteligência financeira é fundamental. 

Os anos 1990 foram marcados pela chegada da Audi em outros países, incluindo o Brasil (1993). Como os negócios para a marca estavam indo a todo vapor, a montadora lançou mais 10 novos modelos para atender até os clientes mais exigentes.

Carros esportivos, compactos, sedãs, cupês, SUVs, peruas e hatchback passaram a fazer parte do portfólio da Audi. As vendas aumentaram exponencialmente em todo o mundo.

Devido ao enorme sucesso que os carros da Audi estavam fazendo em todo o mundo, principalmente os mais potentes, nada melhor do que inovar ainda mais, certo? Por isso, na primeira metade dos anos 2000, a montadora alemã lançou mais dois modelos esportivos, que agradaram bastante os motoristas que curtiam pisar fundo no acelerador. Além disso, a Audi lançou o seu primeiro modelo off-road, que era recheado de modernos recursos.

A Audi se tornou imbatível no mercado

Entre os anos de 2006 e 2010, a Audi inovou ainda mais no mercado automobilístico, pois a concorrência era desenfreada. Por isso, oito diferentes modelos de automóveis foram lançados durante esse período.

Cada vez mais seguros, modernos, superpotentes, confortáveis, luxuosos e com uma altíssima confiabilidade, além de um lindo design, os veículos da Audi se tornaram sonho de consumo para milhares de pessoas.

Quando se pensava em carros velozes, a Audi era a primeira marca que vinha a mente. E até hoje essa tradição se mantém, indiscutivelmente. Nos anos 2010, a Audi voltou a sua atenção para outros modelos e lançou um utilitário esportivo compacto (2012) e um sedã (2013), que também agradaram bastante. As versões Q3 e A3 são um sucesso de vendas até hoje.

O fato é que a Audi, com suas inovações constantes e o emprego de tecnologia de última geração, acabou fazendo seus carros se tornarem extremamente cobiçados entre os clientes, especialmente os de alto poder aquisitivo.

A presença em mais de 100 países, 11 fábricas pelo mundo e cerca de 76 mil colaboradores, podem provar o enorme prestígio e confiança dessa marca secular, não é?

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK