O que é auto dúvida e como superá-la?

21/06/2021 às 19:06 Hipnose

O que é auto dúvida e como superá-la?

Se em algum momento da sua vida você já duvidou que seria capaz de realizar uma tarefa no trabalho ou na escola, por exemplo, quando o professor solicitou um exercício, você já passou pelo processo que conhecemos como auto dúvida. 

A auto dúvida é algo que todos nós, invariavelmente, iremos experimentar e vivenciar no nosso dia a dia. Todavia, quando esta falta de confiança em si mesmo torna-se constante e começa a impactar diversos âmbitos da sua vida impedindo você de viver ao máximo cada oportunidade, ela se torna um problema!

A dúvida sobre si mesmo tem o maléfico poder de destruir a sua autoconfiança, afligi-lo e impedir que você cumpra metas e, consequentemente, chegue aos seus objetivos. Seja uma promoção no trabalho, seja na luta para passar num concurso público ou em situações mais “simples”, como emagrecer ou criar novos hábitos como a leitura. 

Quer viver situações desafiadoras da sua vida sem que a auto dúvida te impeça de prosseguir? Neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos te apresentar três segredos para superá-la. Continue sua leitura!

Três segredos para superar a auto dúvida

  1. Não tenha medo de cometer erros

Em 99,9% dos casos, a auto dúvida surge fundamentada pelo medo de errar - pelo receio de cometer ou fazer coisas erradas. 

E, para superar este medo, é preciso mudar o padrão de pensamentos. Nós seres humanos não somos perfeitos e cometer um erro não é algo fora do comum e totalmente absurdo e imperdoável. 

Portanto, não permita que o medo de errar o ponha para baixo, te aprisione e te induza a inércia. O simples fato de errar não significa, de modo algum, que você fracassou.Continue tentando, afinal, você nunca irá crescer a menos que você arrisque!

  1. Não permita que os sentimentos tomem as rédeas da sua vida

Nós seres humanos nascemos com a incrível capacidade de tomar as nossas decisões sem qualquer influência do ambiente exterior. Porém, vez ou outra, a auto dúvida nos obriga a fazer coisas sob pressão externa.

E para superar este grande vilão das nossas vontades, é preciso que você reconheça que a dúvida é apenas um sentimento. Só quem tem o poder de impedir que você viva a vida ao máximo é você mesmo. 

Sabemos que os sentimentos podem ser fortes e nem sempre é fácil nadar contra a correnteza. Por isso, é importante que você trabalhe a sua inteligência emocional para se comportar de forma contrária aos sentimentos aflorados pela auto dúvida. Tome as rédeas das suas emoções!

  1. Pratique a positividade

Superar a auto dúvida é uma questão de acabar com o hábito dos pensamentos negativos. Em qualquer situação que vivenciamos podemos extrair lições positivas e negativas. Então, por que, ao invés de focar no que foi ruim, você não procura focar numa abordagem positiva primeiro?

Experimente olhar o lado positivo de tudo pelo que você já passou. O copo está meio cheio ou meio vazio? Meio cheio!  Pense nesta metáfora como uma forma de enxergar a vida de forma mais positiva!

A superação da auto dúvida começa consigo mesmo. Somente você deve acreditar que pode e conseguirá alcançar os seus objetivos apesar do que as outras pessoas possam dizer ou do que os sentimentos digam.

De que forma a auto dúvida floresce em nós?

Durante toda a sua infância, o Tiago (nosso protagonista fictício) ouviu dos seus pais, amigos da escola, familiares e conhecidos que era gordinho e que seria assim para o resto de sua vida. 

Nossa criança aceitou isso como uma verdade e durante toda a sua jornada de vida carregou consigo o sentimento de que seria incapaz de emagrecer. O que lhe trouxe problemas de autoestima e transtornos alimentares. 

Tiago já começou inúmeras dietas e já entrou em  muitas academias. Mas desistiu logo nas primeiras semanas pois sentia que nunca seria capaz de emagrecer, mesmo percebendo os resultados positivos da sua reeducação alimentar e prática de atividades físicas. 

Perceba como a auto dúvida e o trauma de infância impediu que o nosso personagem fosse de fato o protagonista da sua vida!

Assim, independente de qual seja o evento que gerou a sua auto dúvida e atitude negativa em relação a si mesmo, busque sempre se lembrar que o poder de mudar está consigo. Se você deseja ser capaz de cumprir com os seus sonhos, então tome a decisão de começar a acreditar em si mesmo!

A hipnose e a PNL podem te ajudar neste processo!

Além das três dicas dadas acima, duas ferramentas podem te dar aquele “empurrãozinho amigo” para que você deixe a auto dúvida para trás e viva sua vida com mais motivação e coragem.

Muitas pessoas que buscam por sessões de hipnose, o fazem com o objetivo de se tornarem mais corajosos e preparados para lidar com situações desafiadoras. Neste contexto, pode ser importante buscar eventos que causaram traumas através de um processo de regressão para ressignificá-los. 

Quer se aproveitar dos benefícios da hipnose para o seu desenvolvimento? Como profissional da saúde, você busca uma ferramenta que promova resultados mais eficientes com seus clientes? Conheça o curso de hipnose clínica e regressiva com PNL do IBND. O ponto de partida para dar fim à auto dúvida!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK