O que é a crise existencial?

29/03/2022 às 20:37 Dicas PNL Hipnose

O que é a crise existencial?

Crise existencial quase todo mundo já teve ou terá em algum momento da vida adulta.

Caracterizada por conflitos internos carregados de dúvidas, melancolia e solidão, as crises existenciais podem causar sensações como perda do sentido, e o constante questionamento sobre a própria existência.

Mas afinal, o que nos faz passar por uma crise existencial? Que tipo de acontecimentos são capazes de desencadear esse sentimento e todos os conflitos internos que vivenciamos, e que podem desencadear crises de ansiedade?

Não é fácil responder a tais perguntas. 

No entanto, os motivos causadores deste processo tem como características um trauma psicológico, que pode se derivar de um fim de relacionamento, a perda de um ente querido e a inesperada demissão de um emprego, por exemplo.

Vamos tratar mais sobre este tema cada vez mais em pauta em nossa sociedade contemporânea? Acompanhe!

Entenda o que é a crise existencial

Um artigo publicado em 2016 pelo International Journal of Psychology define a crise existencial como um conjunto de sentimentos de medo, ansiedade e culpa, que pode ser diferenciada de outras crises mentais por incluir conflitos internos e ter o quadro de ansiedade impactado pela responsabilidade, propósito, autonomia e compromisso. 

 

Esse constante questionamento sobre a própria existência pode trazer uma enorme angústia ao indivíduo que, consequentemente, pode dar lugar a ansiedade e atrapalhar até mesmo o convívio social.

Quais são os sintomas da crise existencial?

Os principais sintomas da crise existencial podem incluir:

  • Estafa mental;

  • Pessimismo;

  • Ansiedade;

  • Insônia;

  • Isolamento social;

  • Insatisfação de forma generalizada;

  • Alterações no apetite;

  • Ausência de objetivos e incertezas sobre o futuro;

  • Dúvidas e questionamentos sobre a própria personalidade.

O que desencadeia uma crise existencial?

Nomear as causas que originam a crise existencial é complicado, uma vez que irão depender do contexto em que cada sujeito está inserido. 

Mas, de maneira geral, os grandes causadores da crise existencial são os desafios e as tensões alimentadas de forma intensa, seja por trauma ou qualquer outro evento que carregue um significado profundo para o sujeito.

Além disso, algumas outras causas podem ser:

  • A culpa por algo;

  • O luto por um ente querido, além de causar profundo sofrimento, pode provocar reflexões sobre a vida dos que ainda vivem;

  • O sentimento de insatisfação social na carreira, por exemplo, pode causar a crise existencial, pois o sujeito não se reconhece no trabalho e, assim, não consegue se satisfazer;

  • A insatisfação pessoal;

  • A repressão de emoções.

Como superar a crise existencial?

A crise existencial, apesar de ser um processo natural pelos qual muitos de nós passaremos, pode ser prejudicial para algumas pessoas que tenham dificuldade de lidar com os sentimentos que essa fase desperta e com as questões que a envolvem. 

Diante desta dificuldade, pode ser necessário buscar alternativas de apoio psicológico seja através da terapia, psicologia ou mesmo por vias alternativas e eficientes como a Hipnose.

Mas, além da ajuda profissional, é necessário que o indivíduo assuma a responsabilidade pela própria vida e empregue esforços para superar esta fase. Neste contexto, é importante entender as razões de todos os sentimentos conflitantes despertados na crise. 

Somente a partir deste ponto, se dá o primeiro passo rumo à solução de boa parte dos questionamentos e do reencontro com o equilíbrio emocional que se perdeu em algum ponto da história.

Conheça a hipnose clínica existencial 

A Hipnoterapia existencial é uma abordagem que pretende colocar a pessoa frente a frente com o sentido da sua vida e com o sentido daquilo que ela se queixa, com o propósito de ajudá-la no autoconhecimento e no autocontrole.

A função desta terapia é revelar onde se acentua o conflito e a origem do sofrimento, colocando a pessoa diante da sua liberdade e da sua responsabilidade em conservar, reelaborar e lidar com o seu destino.

Quer mergulhar no incrível universo da hipnose? Conheça a formação em hipnose do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND), um curso para profissionais da saúde e  para aqueles que desejam entender a mente humana de uma forma profunda.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK