Você sabe o que é fascinação hipnótica?

13/07/2022 às 17:56 Hipnose

Você sabe o que é fascinação hipnótica?

A fascinação hipnótica é quase tão antiga quanto a história da nossa humanidade. 

O contato visual mexe com várias áreas cerebrais em um sistema que integra cognição, emoção e ação, e envolve estímulos que despertam atenção, concentração, memória, etc. 

Além disso, consciente ou inconscientemente, os olhos nos olhos ajudam a interpretar emoções do outro que estão ligados a noções primitivas, como de sobrevivência (ao reconhecer uma face violenta) até reprodução (ao identificar há abertura para uma relação sexual).

Mas o que tudo isso tem a ver com a Hipnose? Tem tudo a ver, afinal, o olhar é um instrumento poderoso capaz de aprofundar um indivíduo em transe profundo. 

Mas vamos devagar! Continue acompanhando esse conteúdo do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento para entender o assunto por completo. 

O poder do olhar através da história

Tente se lembrar de histórias ou crenças que utilizam os olhos como instrumento de poder. Consegue pensar em algum exemplo? 

Talvez um dos mais antigos exemplos esteja contido no mito da Medusa, um monstro da mitologia grega que era capaz de petrificar as pessoas, transformando-as em pedras, apenas com o seu olhar penetrante. 

Outro bom exemplo, é o famoso olho grego, também chamado de olho turco ou nazar. Um poderoso amuleto conhecido mundialmente e usado misticamente para afastar inveja, dissipar energias negativas e proteger contra mau-olhado.

Na era contemporânea, o poder dos olhos é usado de forma mais subliminar, por exemplo, em filmes de romance, onde os protagonistas se apaixonam após uma simples troca de olhares que os conecta e faz com que o resto do mundo desapareça por alguns instantes.

Mas o que é a fascinação hipnótica, afinal?

A técnica de fascinação hipnótica está intimamente ligada ao poder dos olhos e do olhar. Desenvolvendo essa técnica, o hipnoterapeuta consegue levar seu cliente a um profundo estado de transe de forma bastante eficiente e ágil. 

Fascinar tem a conotação de produzir um efeito de “encantamento”, nesse caso, através do olhar. Assim, um profissional de hipnose que treina seu olhar para aumentar a eficácia da sua comunicação consegue colher resultados mais do que satisfatórios em seus atendimentos. 

Graças ao estado profundo que você pode criar com os olhos, é possível estabelecer regressões no seu cliente, ajudando-o a se libertar de dores, tensões, e até mesmo curar profundamente problemas inconscientes.

Um estudo recente chama atenção!

Um estudo recente realizado pelo pesquisador Giovanni B. Caputo, da Universidade de Urbino, Itália, comprovou que olhar tem o poder de induzir a estados alterados de consciência. 

O pesquisador reuniu 50 voluntários para realizar a sua experiência. No início, formou 15 pares. Os membros de cada par se sentavam frente a frente e tinham que olhar nos olhos do seu par durante 10 minutos.

Os participantes do outro grupo ficaram em um cômodo ao lado e realizaram o mesmo exercício, mas não tinham que olhar para o outro, e sim para si mesmos diante de um espelho. No final, ambos os grupos responderam a um questionário que havia sido preparado para a pesquisa.

Segundo as respostas, 90% dos que participaram do experimento tiveram experiências de alucinação, em ambos os grupos, além de também apontarem que experimentaram a sensação de estar “fora” da realidade. Com base nisso, os pesquisadores concluíram que o olhar induz a estados alterados de consciência.

Ainda que os estudos sobre fascinação hipnótica sejam recentes, seu uso no cotidiano da hipnoterapia têm trazido bons resultados aos que se valem dessa técnica. 

Quer conhecer e aprender a usar outras poderosas ferramentas da hipnose? Conheça a Formação em Hipnose do IBND e se inscreva hoje mesmo para a próxima turma de formação.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK